Whatsapp icon Whatsapp

Bioma

Os biomas são unidades espaciais que possuem semelhanças de aspectos físicos, com destaque para a vegetação. Essas formações são fundamentais para o equilíbrio ambiental.
Vista aérea da Amazônia, um bioma brasileiro.
A Amazônia é um dos principais biomas brasileiros.

Biomas são unidades espaciais que possuem aspectos físicos em comum. Essas unidades compartilham variáveis como clima e vegetação. Eles são importantes, pois possuem um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico global. A origem do conceito de bioma é um exemplo da interação entre a ciência biológica e a ciência geográfica.

Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savana, Campos e Desertos. No Brasil, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os grandes biomas são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os biomas vêm sofrendo uma série de impactos ambientais em razão da ação antrópica.

Leia também: Clima — o que é, quais são os tipos, fatores e elementos climáticos

Resumo sobre biomas

  • O conceito de bioma está ligado à delimitação de uma área espacial que possui aspectos geográficos e biológicos em comum.

  • São variáveis de classificação de um bioma: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia, solo, fauna e flora.

  • Os grandes biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savana, Campos e Desertos.

  • Os grandes biomas do Brasil são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

  • A importância biológica e geográfica dos biomas está intimamente ligada ao equilíbrio ambiental global.

  • Os biomas mundiais têm enfrentado diversos problemas de ordem ambiental devido às ações humanas.

O que é bioma?

O bioma é um recorte do espaço geográfico que possui características físicas em comum, logo, possui certa homogeneidade em termos de clima, vegetação, relevo, hidrografia, geologia e solo. Portanto, representa uma unidade espacial específica que apresenta similaridades em termos paisagísticos e biológicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu o conceito de bioma?

O conceito de bioma é bastante representativo da interface entre a Geografia e a Biologia. A origem do termo está intimamente ligada aos aspectos biológicos do meio, conforme destacou os estudos do botânico Frederic Edward Clements (1874-1945), que enfatizou no conceito de bioma especialmente variáveis relacionadas à fauna e à flora. Ainda, outros estudiosos da área da Botânica, como Arthur George Tansley (1871-1955), ampliaram o conceito de bioma, novamente com destaque para questões ligadas às ciências biológicas, introduzindo, por exemplo, o termo ecossistema.

No caso da ciência geográfica, o conceito de bioma foi empregado após a sua ampliação em termos físicos do espaço, como classificações que envolvem aspectos similares entre clima, relevo, vegetação, hidrografia e solo. Um exemplo da sua aplicação é o conceito de domínio morfoclimático, como o empreendido por Aziz Nacib Ab'Saber (1924-2012), que destacou as variáveis naturais por meio de um recorte geográfico do espaço. Há uma grande proximidade entre as conceituações de bioma e de domínio morfoclimático, sendo este último mais utilizado na ciência geográfica.

Vitórias-régias em um rio, no Pantanal, exemplo de bioma brasileiro.
O Pantanal é um exemplo de unidade geográfica e biológica que forma um bioma.

Destaca-se que o conceito de bioma sofreu diversas alterações ao longo da história científica e que recebeu influências de diferentes campos de estudo. Esse conceito, até a atualidade, não é unânime, e possui variações, especialmente conforme a sua aplicação, como nas áreas da ciência biológica e da ciência geográfica. Mesmo assim, trata-se de um conceito bastante importante, especialmente pelo seu condicionante espacial e pela sua aplicação em diversos estudos científicos, como os realizados na área do meio ambiente.

Veja também: Quais são os tipos de florestas existentes?

Classificação dos biomas

A classificação de um bioma dá-se especialmente pela combinação de diferentes variáveis de ordem física presentes em um recorte espacial específico. Portanto, essa classificação envolve predominantemente os aspectos biológicos e geográficos da paisagem, como: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia e solo.

Além dessas variáveis, é considerada também a presença de espécies de fauna e flora para a classificação de um bioma. Por fim, destaca-se que um bioma é formado por um recorte espacial que possui certa homogeneidade, sendo assim, é necessário que esse espaço tenha aspectos em comum em termos biológicos e geográficos.

Biomas do mundo

A grande diversidade de aspectos biológicos e geográficos no espaço mundial, fruto de diferentes condicionantes como clima, relevo e vegetação, resulta em uma grande variedade de formações de biomas. A lista abaixo apresenta os grandes biomas mundiais e suas principais características:

  • Tundra: está localizada na porção setentrional do globo, no extremo norte dos continentes América, Europa e Ásia. Esse bioma possui temperaturas baixas ao longo de todo o ano, com forte recorrência de neve. A vegetação da Tundra é composta por pequenas gramíneas, musgos e líquens. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

Montanhas, vegetação alaranjada e um rio em paisagem da Tundra, um tipo de bioma.
A Tundra é um vasto bioma em área territorial que ocupa o extremo norte do planeta.
  • Taiga: ocupa uma região intermediária e especialmente nos países do norte global, em continentes como América, Europa e Ásia. Esse bioma possui um clima frio, com registro de baixas temperaturas no inverno. A vegetação da Taiga é formada por vastas florestas de grande porte, com ampla homogeneidade vegetal e baixa diversidade de espécies. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

  • Floresta Temperada: está geograficamente presente em regiões de clima temperado, no norte do planeta, em continentes como América, Europa e Ásia. O clima desse bioma é tipicamente temperado, com ocorrência de quatro estações do ano bem definidas. A vegetação da Floresta Temperada perde as folhas nas estações mais frias do ano.

  • Floresta Tropical: ocorre na faixa central da superfície terrestre, em zonas de latitude mais baixa. Esse bioma é registrado nos continentes América, África, Ásia e Oceania. A Floresta Tropical possui um clima quente e úmido, com recorrência de precipitações. A sua vegetação é muito frondosa e biodiversa.

  • Savana: está presente nas proximidades da faixa tropical do globo, em regiões dos continentes América, África, Ásia e Oceania. O clima desse bioma é tipicamente tropical, com a presença de duas estações bem definidas. A vegetação da Savana é espaçada e caracterizada pela presença de arbustos e gramíneas. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

Ipê-amarelo no Cerrado, exemplo de bioma brasileiro.
O Cerrado é um bioma brasileiro classificado como um tipo de Savana. [1]
  • Campos: são presentes em regiões distintas do globo, em continentes como América, Europa e Ásia. Esse bioma é típico de regiões com clima mais ameno, como o subtropical. Sua principal característica é a formação de vastos campos de vegetação rasteira, como as gramíneas.

  • Desertos: são formações presentes em várias regiões do mundo, em continentes como América, Europa, África, Ásia e Oceania. Esse bioma ocorre em climas que registram baixa umidade do ar. A vegetação dos Desertos é formada por poucas espécies vegetais, com forte ocorrência de arbustos. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

Videoaula sobre biomas do mundo

Quais são os biomas brasileiros?

Conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis biomas. São eles:

  • Amazônia: está localizado na porção norte do Brasil. Ele possui um clima tipicamente equatorial, com elevadas temperaturas e registro de chuvas ao longo de todo o ano. A vegetação da Amazônia é caracterizada pela grande biodiversidade de espécies e pela vasta presença de árvores de grande porte. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

  • Cerrado: ocorre na porção central do Brasil. Ele tem um clima tipicamente tropical, com a presença de duas estações bem definidas: uma mais seca e outra mais úmida. O Cerrado possui uma grande diversidade de espécies de fauna que habitam um território composto por árvores espaçadas e muitas gramíneas. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

  • Caatinga: ocorre especialmente na porção nordeste do Brasil. Esse bioma está associado ao clima semiárido. Ele é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pela baixa ocorrência de chuvas. A vegetação de Caatinga é composta por árvores e gramíneas de caules grossos e troncos tortuosos, bastante resistentes à seca. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

Cactos e rochas típicas da vegetação da Caatinga, tipo de bioma brasileiro.
A Caatinga é considerada um bioma tipicamente brasileiro.
  • Mata Atlântica: é registrado ao longo da faixa litorânea do Brasil. Esse bioma ocorre em uma zona de clima tropical, com forte influência da umidade e da altitude. A ocorrência de chuvas é comum na maior parte do ano. A Mata Atlântica possui uma vegetação frondosa e bastante biodiversa. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

  • Pantanal: ocupa uma pequena zona geográfica no sudoeste do território do Brasil. Ele é caracterizado pela dualidade climática do clima tropical, com registro de fortes chuvas nas estações mais úmidas do ano. O Pantanal possui uma vegetação influenciada pelo regime de cheias local e uma vasta biodiversidade de espécies de animais. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

  • Pampa: está situado no extremo sul do Brasil. Esse bioma é caracterizado pela ocorrência do clima subtropical, que possui temperaturas mais amenas ao longo do ano. A vegetação do Pampa é formada por vastos campos, compostos especialmente por gramíneas e demais formas de vegetação rasteira. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.

Qual a importância dos biomas?

A importância biológica e geográfica dos biomas está intimamente ligada ao equilíbrio ambiental global e à manutenção de espécies em nível mundial. Os biomas são importantes, pois representam um recorte espacial que possui ampla diversidade de espécies animais e vegetais. Ademais, eles também influenciam na composição de diferentes aspectos físicos do planeta, como a formação do clima e a ocorrência de chuvas.

Essas unidades espaciais são um grande repositório das diferentes formas de biodiversidade presentes no planeta, logo, necessitam de medidas efetivas em termos de preservação ambiental.

Saiba mais: Desequilíbrio ambiental — alterações que provocam efeitos negativos no ecossistema

Preservação dos biomas

A preservação dos biomas é fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental e do cenário ecológico do planeta. Eles atuam na preservação das características dos aspectos físicos mundiais, como o clima e a vegetação. No entanto, os biomas têm enfrentado diversos problemas de ordem ambiental, especialmente em razão do desenvolvimento das atividades produtivas humanas.

Nesse contexto, destaca-se a emergência da adoção de medidas efetivas que promovam a preservação dos biomas. Desse modo, são necessárias ações que minimizem os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas e, ainda, projetos para promover o equilíbrio ambiental local por meio de atos como o reflorestamento, a despoluição e o repovoamento dos biomas.

Ademais, são alternativas importantes para a preservação dos biomas:

  • a criação de parques e demais unidades de preservação permanente;

  • a promoção de formas de uso e ocupação do solo de modo sustentável;

  • o fomento das atividades econômicas por meio do manejo adequado dos recursos naturais;

  • o aumento da fiscalização ambiental contra ações danosas ao meio ambiente, entre outras.

Créditos da imagem

[1] Angela_Macario/ Shutterstock

Fontes

COSTA, A. G. Galeria: conheça os seis biomas brasileiros e saiba em que região se apresentam. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/biomas-brasileiros/.

EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Nossos Biomas. Tv Brasil. Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/nossosbiomas.

GOVERNO DO BRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20formado%20por,de%20vegeta%C3%A7%C3%A3o%20e%20de%20fauna.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Biomas Brasileiros. IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html.

MATOS, B. C.; MACHADO, V. M.; MACIEL, C. E.. Biomas mundiais: construindo um modelo didático de baixo custo. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3535.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Biodiversidade
Biodiversidade, O que é Biodiversidade, Como desenvolve a Biodiversidade, Qual a importância da Biodiversidade, As riquezas da Biodiversidade, Os problemas que atingem a Biodiversidade.
Biomas brasileiros
Clique aqui, saiba quais são os biomas brasileiros, conheça suas principais características e entenda a importância dessas unidades geográficas para o Brasil.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
Caatinga
Um bioma brasileiro castigado pelo regime climático.
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais perpassam sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Desertos
Saiba quais são as principais características naturais dos desertos. Veja quais são os maiores desertos do mundo. Entenda o processo de formação de um deserto.
Desmatamento no Brasil
Clique aqui e saiba quais são as principais causas e consequências do desmatamento no Brasil. Conheça alguns dados relacionados a isso.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Clique aqui e saiba quais são os domínios morfoclimáticos do Brasil. Conheça suas principais características.
Florestas
Clique aqui e descubra como as florestas são formadas. Veja quais são os tipos mais comuns. Saiba quais são as florestas brasileiras e mundiais.
Massas de Ar no Brasil
Conheça as massas de ar que atuam no Brasil e descubra como elas determinam as características do verão e do inverno no país!
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
Mata dos cocais
Mata dos cocais, O que é mata dos cocais, Onde desenvolve a mata dos cocais, A importância social da mata dos cocais, Os principais tipos de vegetais da mata dos cocais.
Pantanal
Clique e veja as características da região do Pantanal, como seu clima, relevo, vegetação e hidrografia. Confira também os impactos ambientais na região pantaneira.
Rios Voadores
Descubra o que são os rios voadores e qual a sua importância para o clima no Brasil!
Taiga
Veja os principais aspectos físicos da taiga. Entenda mais sobre a vegetação característica desse bioma e o seu emprego em diversas atividades industriais.
Tundra
Conheça as características geográficas da tundra, bioma marcado pelas baixíssimas temperaturas. Entenda a diferença entre a tundra ártica e a alpina.
video icon
"A importância da revisão textual" escrito sobre fundo azul e roxo com uma lupa sobre um texto
Português
A importância da revisão textual
Muita gente acha que a revisão textual é algo que só alguém da área de Letras pode fazer, mas isso é um baita engano! Todo mundo que escreve tem condição de revisar. É o que vamos discutir nesta aula.