Mundo Bipolar

Após a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945, os países envolvidos, principalmente os europeus (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Áustria, etc.) sofreram pesadas baixas nos setores econômico, populacional, de infraestrutura, entre outros. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), apesar dos prejuízos gerados pela participação ativa na Guerra, conseguiu sair vitoriosa do conflito e manteve uma estabilidade financeira, fato que as outras nações do continente não conseguiram.


Os Estados Unidos da América (EUA), que já vinham apresentando crescimento econômico acelerado desde a segunda metade do século XIX, conseguiram manter sua estabilidade econômica após a participação na Segunda Guerra Mundial e aproveitaram da debilidade das outras nações para expandirem suas zonas de influência.

Portanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), apenas Estados Unidos e União Soviética se encontravam em boas condições econômicas, militares e tecnológicas. Esse fato fez com que essas duas nações ficassem conhecidas como superpotências, sobretudo em razão do desenvolvimento de tecnologia para a fabricação de armas nucleares.

Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes: Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista. Com isso, EUA e URSS passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo, portanto, uma ordem geopolítica mundial bipolar.

A União Soviética liderava o bloco socialista, exercendo grande influência nos países do Leste Europeu, em algumas nações da Ásia e da África, além de Cuba, na América Central. Já os Estados Unidos destinaram créditos para a reestruturação de países envolvidos na Segunda Guerra Mundial (Itália, França, Reino Unido, etc.), além de exercerem grande influência no continente americano, na África, na Ásia e Oceania.

Esse jogo geopolítico para demonstrar a supremacia entre as superpotências de ideologia política diferente interferiu na política de vários países, entre os acontecimentos desencadeados durante esse processo estão:

- Divisão da Alemanha em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista);
- Financiamento de conflitos armados entre diferentes grupos étnicos na África;
- Guerra do Vietnã;
- Guerra da Coreia – Coreia do Sul (capitalista), Coreia do Norte (comunista);
- Financiamento por parte dos Estados Unidos para o golpe militar no Chile;
- Financiamento estadunidense para a ditadura militar no Brasil;

A ordem bipolar se manteve durante mais de quatro décadas, no entanto, a União Soviética começou a enfrentar uma grave crise econômica durante a década de 1980. Esse processo foi desencadeado pela própria política adotada pelo país, em que ocorreu uma estagnação do setor industrial, além da queda de produtividade de bens de consumo e os altos investimentos em armamentos.

O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União Soviética, que culminou na sua fragmentação em 1991. Com isso, houve a unificação da Alemanha, a independência dos países que integravam a URSS e, consequentemente, o fim da ordem geopolítica mundial bipolar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

A influência geopolítica exercida pelos Estados Unidos e a União Soviética
A influência geopolítica exercida pelos Estados Unidos e a União Soviética
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Trabalhos Informais
Clique e veja o que é o trabalho informal, os tipos de trabalho desenvolvidos em uma sociedade e também as vantagens e desvantagens para um trabalhador autônomo.
Avenida Paulista em 1920, São Paulo.
Transformação no espaço geográfico
O que é e como se dá a transformação no espaço geográfico.
Terceira Revolução Industrial é marcada pelo emprego de alta tecnologia nas indústrias.
Terceira Revolução Industrial
Aprenda mais sobre a Terceira Revolução Industrial. Descubra quando começou, quais foram os principais avanços desse período e o que é a Quarta Revolução.
Canal de Suez.
Canal de Suez
Canal de travessia marítima que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária
A agropecuária e os problemas ambientais
Os impactos ambientais causados por essa atividade.
Regionalização Norte-Sul
Conheça as características da regionalização norte-sul que divide o mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
A Globalização e o resultado de desenvolvimento e subdesenvolvimento
Globalização, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Veja mais sobre globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento.
O terremotos não conseguiram destruir as construçoes Incas
Os Terremotos e os Incas
Os Terremotos e os Incas, Os terremotos na cordilheira, Os constantes terremotos nas cidades Incas, Os Incas e as construções com técnicas avançadas, As causas dos terremotos na cordilheira dos Andes.
A sociedade atual encontra-se em um estágio altamente consumista
O Capitalismo e a Sociedade de Consumo
Entenda o que é a sociedade de consumo, como ela se estrutura e as principais críticas direcionadas a esse modelo de desenvolvimento.
O mundo passa por uma constante mutação nas fronteiras
Transformações Recentes no Cenário
Transformações Recentes no Cenário, O que significa as Transformações Recentes no Cenário, Como ocorre as Transformações Recentes no Cenário, A geopolítica e as Transformações Recentes no Cenário.
Imagem de um atentado atribuído ao grupo ETA.
Focos de conflitos no mundo
Confira aqui quais são os principais focos de conflitos no mundo.
O capitalismo financeiro estende-se, atualmente, por todo o mundo
Capitalismo financeiro
As principais características e transformações provocadas pela difusão do Capitalismo Financeiro, a terceira fase do sistema capitalista.