Whatsapp icon Whatsapp

Capitalismo financeiro

O capitalismo financeiro representa a fase do sistema capitalista marcada pela especulação monetária e pelo maior peso do setor bancário na economia.
O capitalismo financeiro estende-se, atualmente, por todo o mundo
O capitalismo financeiro estende-se, atualmente, por todo o mundo

O sistema capitalista, desde o seu surgimento, ao final do século XIV e início do século XV, passou por diferentes eventos que foram responsáveis por alterar a sua dinâmica e suas principais características. Inicialmente, ele constituiu-se em sua fase comercial, isto é, em que as trocas envolvendo mercadorias (sobretudo especiarias) estavam no centro do andamento da economia. Posteriormente, com o avanço da industrialização, essa centralidade passou a ser exercida pelas empresas e suas fábricas.

Posteriormente, no entanto, ao final do século XIX e início do século XX, o capitalismo conheceu uma nova era, sobretudo pela divisão das empresas em ações e pela união entre o capital industrial e o capital bancário. Nascia, então, o capitalismo financeiro, o momento em que a economia passou a estar centrada no mercado de ações e no sistema especulativo de créditos, juros, valorizações, entre outros elementos.

O grande símbolo, por assim dizer, do sistema capitalista a partir de sua constituição financeira é a bolsa de valores, pois é nela que os principais capitais, bem como as ações e títulos, são negociados. É possível conceber, então, que ela funciona como um grande “coração” do capitalismo a partir de então, pois passou a concentrar em torno de si todos os principais investimentos no mercado.

Além disso, o peso dos bancos na economia tornou-se ainda mais elevado. Isso porque é a partir deles que as atividades produtivas, na cidade ou no campo, passaram a ser financiadas. Os bancos também atuam diretamente no desenvolvimento econômico, negociando empréstismos, faturando por meio de juros e transformando ações e dívidas em “ativos”, que são comercializados como se fossem mercadorias.

O desenvolvimento das empresas, que passaram a ser administradas por inúmeros acionistas, ocorreu de forma acentuada, sobretudo aquelas inicialmente oriundas de países desenvolvidos. Elas adquiriram a capacidade de investir em outras empresas (inclusive as concorrentes), comprando as suas ações e, assim, controlando o mercado. Em virtude dessa dinâmica, em que poucas marcas dominam a rede comercial, muitos teóricos passaram a chamar o capitalismo financeiro de capitalismo monopolista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, com o desenvolvimento das técnicas e os investimentos em comunicação e transporte, essas grandes corporações começaram a instalar-se em outros territórios, ganhando dimensões internacionais: são as chamadas empresas transnacionais, também conhecidas como multinacionais ou empresas globais.

O crescimento das grandes corporações avançou principalmente em direção aos países periféricos e emergentes, incluindo o Brasil, que conheceram, assim, o seu processo de industrialização. Note que em países subdesenvolvidos, a industrialização, portanto, ocorreu pela intervenção estrangeira sobrepondo-se ao desenvolvimento local. Essas empresas buscavam um maior acesso a matérias-primas, o emprego de mão de obra a custos muito inferiores e a expansão de seus mercados consumidores.

Houve, então, uma transformação nas características da Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Os países subdesenvolvidos, que apenas exportavam matérias-primas, passaram a produzir também produtos industrializados. As grandes empresas conseguiram produzir, então, a custos mais baixos, principalmente em razão dos incentivos fiscais cedidos pelos governos locais, que demandam a presença dessas indústrias para a geração de empregos.

Com os avanços e transformações produzidos pela Terceira Revolução Industrial, o capitalismo financeiro estendeu-se por todo o mundo, fato que foi intensificado pela queda do Muro de Berlim e o consequente fim da Guerra Fria. Atualmente, com a colaboração do chamado Capitalismo Informacional, termo criado pelo sociólogo espanhol Manuell Castells, o sistema financeiro global estende-se pelo planeta com a integração de todas as bolsas de valores e com o dólar como a principal moeda internacional de trocas comerciais.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

O capitalismo informacional estrutura-se na relação entre tecnologia, capital e conhecimento
Capitalismo Informacional
Entenda o que é o capitalismo informacional, seus principais aspectos e efeitos sobre a sociedade e seu espaço geográfico.
A crise financeira de 2008 alastrou-se para todo o mundo
Crise financeira do capitalismo
Confira uma síntese explicativa da crise financeira de 2008 e entenda como ocorreu uma das mais graves convulsões do capitalismo mundial.
As multinacionais expandiram-se por todo o mundo
Expansão das multinacionais
Confira o conceito de empresas multinacionais e os processos relacionados com a expensão dessas grandes companhias pelo mundo.
Fatos Importantes para a Educação Ambiental
Eventos que contribuíram para o fortalecimento da Educação Ambiental
Os conglomerados internacionais encontram-se cada vez mais presentes no mercado globalizado
Formação dos conglomerados internacionais
Saiba o que são os conglomerados internacionais e descubra como se formaram as maiores empresas da economia mundial.
A influência geopolítica exercida pelos Estados Unidos e a União Soviética
Mundo Bipolar
A atuação de duas superpotências na política mundial.
Karl Ritter, um dos Geógrafos da Escola Geográfica Alemã ou Escola Determinista.
O que é Geografia
Clique aqui e conheça o conceito e a finalidade da geografia!
Noruega: país que detém o maior IDH do planeta
Países com IDH elevadíssimo
As nações que apresentam os melhores indicadores socioeconômicos do planeta.
China: país mais populoso do mundo
Países mais habitados do mundo
As nações que possuem as maiores concentrações populacionais do planeta.
O mundo passa por uma constante mutação nas fronteiras
Transformações Recentes no Cenário
Transformações Recentes no Cenário, O que significa as Transformações Recentes no Cenário, Como ocorre as Transformações Recentes no Cenário, A geopolítica e as Transformações Recentes no Cenário.
video icon
Biologia
Mamíferos
Os mamíferos têm seu lugar de destaque entre os vertebrados principalmente pelos humanos estarem inseridos nessa classe. Eles derivam de uma linhagem que se dividiu dando origem também aos répteis e aves atuais, o que explica as semelhanças entre esses grupos. Os mamíferos sempre são caracterizados pela presença de glândulas mamárias e pelos, mas existem várias outras características importantes no grupo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.