Whatsapp icon Whatsapp

Narcotráfico

Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.
Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.
A prática da violência no mundo contemporâneo surge a partir de vários contextos. Em todo o globo existem diversas áreas de conflitos decorrentes de problemas políticos, religiosos e econômicos, que em geral abalam a estrutura político-administrativa do lugar.
Alguns focos de tensões são provocados pelo narcotráfico que é uma atividade criminosa, e se fundamenta no tráfico de drogas. Algumas estimativas revelam que o comércio mundial de drogas gera um volume aproximado de 300 bilhões de dólares ao ano, superando o PIB (Produto Interno Bruto) de vários países.

O tráfico de drogas não gera só lucro, a conseqüência de seu funcionamento abala todos os mecanismos inerentes à norma e à segurança. Isso ocorre porque o crime organizado estimula a corrupção nos órgãos públicos para garantir os interesses do tráfico.

O tráfico de drogas apresenta a configuração de uma empresa multinacional, pois cria alternativas para diminuir os custos da produção, inova os meios para dinamizar a distribuição e alcançar novos mercados. Na Colômbia a produção de cocaína representa 4% do PIB, esse é o maior produtor mundial de cocaína.

O tráfico não tem apenas capital, também possui exércitos particulares com armamento extremamente modernos. Quando o governo não está corrompido, ele tenta coibir a atividade, então sofre ameaças e atentados, o que faz surgir uma “espécie” de poder paralelo.

Com o declínio dos cartéis colombianos houve uma descentralização do poder, e esse passou a ser controlado pelas máfias Italiana, Japonesa e Russa. A máfia Russa tem atuado em toda a Europa com o tráfico de drogas e armas.

Em suma, essa atitude tem alterado e direcionado os rumos de vários países, além de suas decisões internas, esse não é um problema restrito a alguns países se tornou uma questão mundial.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Logotipo do Banco Mundial (World Bank)
Banco Mundial (World Bank)
Banco Mundial (World Bank), O que é o Banco Mundial (World Bank), Quando foi criado o Banco Mundial (World Bank), Quais são as finalidades do Banco Mundial (World Bank), Quem são os principais acionistas do Banco Mundial (World Bank).
Produtos que não são indispensáveis as pessoas.
Consumo
Consumo, O que é o Consumo, Como se desenvolve o Consumo, As diferenças de Consumo no mundo, Os tipos de Consumo, Consumo e as desigualdades sociais, O Consumo e as propagandas, Consumo desnecessário e as propagandas.
Muro de Berlim
Clique e acesse para conhecer a história do Muro de Berlim. Entenda o contexto da Alemanha, por que o muro foi construído e por que caiu.
Vista do Muro do México entre San Diego e a cidade de Tijuana
Muro do México
Entenda o que é o Muro do México e as razões que motivaram os Estados Unidos a erguerem essa barreira.
Os “laranjas” são pessoas que ocultam o patrimônio de sonegadores ou servem para lavagem de dinheiro proveniente do crime organizado.
O que são laranjas e como eles atuam em práticas ilícitas?
Clique neste link para entender o significado do termo laranja, tão utilizado nos noticiários sobre política.
Mapa da África Subsaariana
África Subsaariana
Conheça mais sobre a África Subsaariana, uma das regiões mais pobres do mundo.
video icon
Filosofia
Albert Camus
Albert Camus, um filósofo ainda pouco reconhecido dentro da história da filosofia contemporânea, mas detentor de uma tremenda importância: Camus modificou as estruturas das releituras marxistas do século XX e elevou o que se entendia por existencialismo, criando a filosofia do absurdo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.