Whatsapp icon Whatsapp

Violência

A violência, seja física ou psicológica, provoca diversos danos para as pessoas. A vulnerabilidade e a desigualdade social são fatores importantes no contexto da violência.
Homem com punho cerrado, em alusão à prática de violência.
Há diversas formas de violência que são praticadas contra os indivíduos.

A violência é uma forma de ação contra o indivíduo que provoca graves danos de diversas naturezas. Há tipos de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Esses tipos de violência ocorrem nos mais diferentes públicos, como, por exemplo, a violência contra a mulher.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. As nações com elevado número de homicídios estão concentradas da América Latina. O investimento na educação e na cultura são primordiais para combater a violência.

Leia também: Feminicídio — o homicídio de uma mulher decorrente de violência doméstica ou discriminação de gênero

Resumo sobre violência

  • A violência é comumente dividida em diferentes tipos, sendo os principais a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

  • A violência contra a mulher é uma forma de violação, seja do ponto de vista físico ou psicológico, que se refere especificamente ao público feminino.

  • A violência no Brasil envolve principalmente questões sociais em razão do fato de que o país é um dos mais desiguais de todo o mundo.

  • As regiões mais violentas do Brasil estão localizadas em zonas menos desenvolvidas, como as porções Nordeste e Norte.

  • Os países da América Latina, a exemplo do Brasil, possuem elevados indicadores de violência, como os de homicídios.

  • O investimento em saúde, educação, emprego e renda são cruciais para a diminuição dos indicadores de violência.

Tipos de violência

A violência é um tipo de ação, seja no campo físico ou psicológico, que gera um dano negativo para um indivíduo. Há diversos apontamentos na legislação brasileira que definem o conceito de violência, assim como as punições assinaladas para cada tipo de violência apresentado. O ato violento é dividido em diversos tipos, sendo os principais:

  • Violência física: envolve especialmente uma agressão física, ou seja, um ato contra a integridade física de uma pessoa.

  • Violência psicológica: está baseada em atos psicológicos que causam danos pontuais ou recorrentes para um indivíduo na esfera mental.

  • Violência sexual: constitui uma forma de abuso que está relacionada às questões que envolvem atos sexuais diversos.

  • Violência patrimonial: ocorre por meio do suprimento ilegal de um bem do patrimônio de um indivíduo.

  • Violência moral: é um conjunto de atos que envolvem difamar ou injuriar a honra e a conduta de um indivíduo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Violência no Brasil

O Brasil é frequentemente apontado, em diversos estudos sociológicos e criminalísticos, como um dos países mais violentos do mundo. O registro de diversos crimes no país, com destaque para o índice de homicídios, é considerado bastante elevado para os padrões internacionais.

As motivações da violência no Brasil envolvem principalmente questões sociais, visto que o país é um dos mais desiguais de todo o mundo e registra elevadas taxas de pobreza. Ademais, a inação do Estado em campos importantes como saúde e educação favorece a ação de grupos violentos, como, por exemplo, o crime organizado.

Há diversos indicadores que apontam as taxas de violência no Brasil, sendo um dos mais utilizados o produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os dados do último relatório produzido por essa instituição, para o período entre 2019 e 2021, aponta que há uma concentração da violência no país em cidades mais pobres e em zonas de fronteira, com destaque para municípios localizados no Norte e no Nordeste brasileiro.

Segundo esse relatório, no período entre 2019 e 2021, as cidades mais violentas do Brasil foram:

CIDADE

ESTADO

REGIÃO

São João do Jaguaribe

Ceará

Nordeste

Jacareacanga

Pará

Norte

Aurelino Leal

Bahia

Nordeste

Santa Luzia D’Oeste

Rondônia

Norte

São Felipe D’Oeste

Rondônia

Norte

Floresta do Araguaia

Pará

Norte

Umarizal

Rio Grande do Norte

Nordeste

Guaiúba

Ceará

Nordeste

Jussari

Bahia

Nordeste

Aripuanã

Mato Grosso

Centro-Oeste

Fonte: FBSP (2021).

Violência contra a mulher

A violência contra a mulher é uma forma de violação, seja do ponto de vista físico ou psicológico, que se refere especificamente ao público feminino. As mulheres são vítimas de diferentes formas de violência de gênero, como agressões, abusos e homicídios, inclusive com números bastante elevados no contexto brasileiro.

Mulher sendo agredida fisicamente por um homem, em um caso de violência contra a mulher.
A violência contra a mulher é uma das formais mais comuns de violência.

A violência contra a mulher, no Brasil, é combatida especialmente por meio da chamada Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), criada no ano de 2006, que vem apresentando resultados bastante válidos em termos de punições. Essa legislação é uma política importante, assim como projetos sociais, campanhas educativas, geração de emprego, entre outras medidas que podem contribuir para diminuir os índices de violência contra a mulher no país.

Leia também: Desigualdade de gênero — a desigualdade de poder entre homens e mulheres

Lista dos países mais violentos do mundo

Há diversas classificações que apontam quais são os países mais violentos, tradicionalmente utilizando indicadores como a taxa de homicídios ou até mesmo a ocorrência de conflitos bélicos. Porém, a diversidade de indicadores e a desatualização dos dados, assim como problemas internos, dificultam a medição de violência em todos os países do mundo.

Uma leitura qualitativa dos dados de violência mundial permite afirmar que a América Latina é a porção planetária que reúne os países mais violentos. Ademais, nações do Oriente Médio, Norte da África e África Subsaariana também são recorrentes em listagens que medem a violência no globo. No geral, essas regiões apresentam elevadas taxas de pobreza e grandes índices de desigualdade social. Ademais, é verificada nessas localidades a forte presença de grupos terroristas e do crime organizado.

Uma das últimas classificações de violência emitidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que os países mais violentos do mundo, considerando o número de homicídios, são:

Por sua vez, o Brasil aparece como uma das 25 nações mais violentas do mundo, com uma média próxima de 31 homicídios para 100 mil habitantes.

  • Videoaula sobre os países mais violentos do mundo

Algumas medidas possíveis para prevenir a violência

A violência possui um forte viés social, estando normalmente atrelada a contextos específicos, como a elevada desigualdade e vulnerabilidade. Assim, algumas ações são necessárias para atenuar os indicadores de violência pelo mundo. São medidas plausíveis para prevenir as diversas formas de violência:

  • investir em saúde, educação e geração de emprego e renda;

  • criar políticas públicas de ressocialização de condenados;

  • expandir ações que visam a igualdade de gênero e de raça;

  • diminuir a desigualdade social presente entre a população;

  • fomentar o acesso a fontes de formação cultural e esportiva;

  • aumentar o investimento em segurança pública e integrada.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Desigualdade Social
Desigualdade social: o que é, como mede, dados
Desigualdade de gênero
Conheça um pouco mais sobre a desigualdade de gênero e suas consequências. Saiba qual é a posição do Brasil no ranking global.
Feminicídio
Clique aqui para entender o que é feminicídio, a lei que trata sobre isso e em que casos ela pode ser aplicada.
Pobreza no Brasil
Clique aqui, saiba quais são as principais causas e consequências da pobreza no Brasil e compreenda a caracterização dos índices de pobreza no país.
Violência contra a mulher
Clique aqui para saber mais sobre a violência contra a mulher, quais as causas e consequências desse tipo de violência, e o que podemos fazer para encerrar esse mal.
Violência no Brasil
Conheça quais são as causas da violência no Brasil e quais consequências ela gera para a nossa sociedade. Saiba quais são os dados relativos a esse tema.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.