Whatsapp icon Whatsapp

Cocaína

Cocaína
Cocaína
A cocaína é uma das drogas ilegais mais consumidas, fortes e perigosas do mundo. Extraída das folhas da coca (Erythroxylon coca), a cocaína é um alcalóide tropano e seu nome completo é 3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo (3,2,1) octano-4-carboxilico ácido metil éster.

Essa droga é sintética (produzida em laboratório) e também é considerada psicotrópica, já que atua no sistema nervoso central do indivíduo, responsável pelo comando dos pensamentos e ações das pessoas.

Descoberta na América do Sul há mais de 1200 anos, a cocaína era usada por muitos índios nativos para ajudar a suportar a fome, a sede e o cansaço. O cientista italiano Angelo Mariani levou a cocaína para a Europa e desenvolveu um vinho baseado na planta, esse foi apreciado até mesmo pelo Papa Leão XIII.

O uso da cocaína provoca uma passageira euforia, excitação, sensação de onipotência, falta de apetite, insônia e um ilusório aumento de energia. Esses sintomas de euforia quando passam, geram uma enorme depressão ao usuário, resultando em uma busca maior por outras e maiores quantidades da droga.

Altas doses de cocaína podem resultar em convulsões, taquicardia, depressão do centro neural respiratório e depressão vasomotora. A overdose geralmente provoca arritmias cardíacas, convulsões epilépticas generalizadas e depressão respiratória com asfixia, levando o indivíduo a morte em menos de 3 horas.

Embora seja proibida em todo o mundo, a cocaína é a droga que mais gera dinheiro. Só nos EUA foram vendidos 35 milhões de dólares do produto em 2003.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Alguns produtos que contém substâncias inalantes.
Solventes ou inalantes
Substâncias que causam dependência com muita facilidade.
O uso de drogas é responsável pela morte de várias pessoas todos os anos.
26 de junho - Dia Internacional de Combate às Drogas
Aprenda mais sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas, aqui. Neste texto abordaremos também um pouco a respeito da problemática do uso de drogas.
O uso crônico da cola de sapateiro desencadeia em graves sequelas.
Cola de sapateiro
Droga muito difundida entre crianças e adolescentes de rua.
Usuário de Heroína
Heroína
Heroína, a heronína, o princípio ativo da heronína, conseqüências da heroína e malefícios do uso da heroína, efeitos e histórico da heroína (surgimento da droga).
O LSD é uma droga sintética que não pode ser comercializada em território nacional.
LSD
Você já ouviu falar a respeito do LSD? Clique aqui e conheça mais sobre essa droga sintética, responsável por provocar alucinações.
A maconha é a droga ilícita mais utilizada em nosso país.
Maconha
Que tal conhecer mais sobre a maconha? Essa planta polêmica pode trazer danos quando usada como droga de abuso, porém apresenta algumas substâncias importantes.
As substâncias do “Boa noite, Cinderela” provocam muita sonolência.
Substâncias químicas do “Boa noite, Cinderela”
Acesse este link e conheça as substâncias que podem ser usadas no golpe “Boa noite, Cinderela”. Substâncias como alcaloides, que têm ação depressora no sistema nervoso central, quando misturadas em bebidas alcoólicas, formam uma droga usada, geralmente, para dopar pessoas e, assim, realizar assaltos ou crimes sexuais.
video icon
Biologia
Fotossíntese: fase escura
Um dos processos mais importantes para os organismos autótrofos é a fotossíntese, um processo de biossíntese, ou seja, produção de substâncias orgânicas utilizando substâncias inorgânicas. Esse processo é dividido em fase clara e escura ou mais chamadas de etapa fotoquímica e química. Nesta aula, vamos acompanhar a etapa química ou fase escura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.