Whatsapp icon Whatsapp

Banco Mundial

O Banco Mundial é uma organização financeira internacional que oferece empréstimos para auxiliar o crescimento econômico especialmente de nações em desenvolvimento.
Bandeira do Banco Mundial
O Banco Mundial é uma das principais instituições financeiras mundiais. [1]

O Banco Mundial é uma organização internacional que atua no oferecimento de empréstimos especialmente para nações em desenvolvimento. O principal objetivo do Banco Mundial é contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos seus países-membros. Essa organização possui 189 membros e está sediada nos Estados Unidos.

A criação do Banco Mundial, assim como do Fundo Monetário Internacional (FMI), está diretamente associada ao processo de reconstrução econômica e estrutural estabelecido no mundo após a Segunda Grande Guerra. O Banco Mundial é formado por cinco grandes órgãos que atuam para o alcance dos seus objetos econômicos. Ele funciona por meio de parcelas de participação de capital entre os países-membros.

Leia também: Otan — a aliança militar formada por 30 nações que busca garantir a segurança de seus países-membros

Resumo sobre o Banco Mundial

  • O Banco Mundial é uma instituição financeira mundial que atua na oferta de empréstimos em condições vantajosas especialmente para nações em desenvolvimento.

  • O principal objetivo da Banco Mundial é contribuir com projetos e estruturas que promovam o desenvolvimento econômico e mundial dos países.

  • A criação do Banco Mundial ocorreu em um contexto histórico de grande dificuldade econômica em razão do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

  • O Banco Mundial possui 189 países-membros que participam de forma societária nas decisões realizadas pela organização.

  • A estruturação do Banco Mundial se dá por meio da oferta de projetos e programas de desenvolvimento por cinco grandes órgãos.

  • O funcionamento do Banco Mundial ocorre conforme a contribuição de cada nação para o seu financiamento.

  • O Banco Mundial atua especificamente no desenvolvimento de projetos de interesse econômico e social, em setores como saúde, educação e alimentação.

Videoaula sobre o Banco Mundial

O que é Banco Mundial?

O Banco Mundial é uma instituição financeira, sediada na cidade de Washington (Estados Unidos), que realizada diversos aportes transacionais, com destaque para empréstimos em dinheiro, principalmente para países em desenvolvimento. Essa organização tem um papel fundamental no financiamento de políticas públicas e obras de infraestrutura em diversos países, que recorrem aos empréstimos financeiros oferecidos pela instituição em condições vantajosas quando comparadas ao setor privado. O Banco Mundial também é conhecido pelo nome de Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Banco Mundial

O contexto histórico da criação do Banco Mundial está atrelado ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a qual resultou em grande destruição das infraestruturas dos países desenvolvidos, com destaque para países da Europa e o Japão. Nesse sentido, foram criados nos Estados Unidos, em 1944, por meio de um desdobramento da Conferência de Bretton Woods, as seguintes organizações financeiras mundiais: o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Primeiramente, o Banco Mundo concentrou seus esforços na reconstrução dos países duramente atingidos pela Segunda Guerra, notadamente nações desenvolvidas e industrializadas, que receberam investimentos vultuosos dessa instituição. Posteriormente, o Banco Mundial direcionou seus empréstimos para os países em desenvolvimento, principalmente nações da África, Ásia e América Latina, com destaque para projetos de desenvolvimento econômico, social e estrutural.

Sede do Banco Mundial em Washington
A sede do Banco Mundial está localizada na cidade de Washington (Estados Unidos). [2]

Quais são os objetivos do Banco Mundial?

O principal objetivo do Banco Mundial é contribuir com o desenvolvimento econômico e social das nações do globo. Para tal, essa instituição fornece empréstimos financeiros para a implementação de políticas públicas e realização de projetos estruturais que auxiliem na promoção do desenvolvimento dos países.

Portanto, o Banco Mundial tem como objetivos específicos a adoção de medidas que promovam uma mudança na estrutura econômica dos seus países-membros, por meio do investimento advindo de empréstimos para aplicação em diferentes setores. Desse modo, são áreas de destaque na atuação do Banco Mundial os ramos de saúde, educação, transporte, energia, além de setores econômicos específicos, como a agropecuária.

Atualmente, o Banco Mundial também aliou aos seus objetivos as demandas ambientais globais, contribuindo para o financiamento de projetos em áreas de interesse ambiental e economia verde, como fontes renováveis de energia e políticas de reciclagem de lixo.

Leia também: OCDE — outra organização que se volta ao desenvolvimento econômico de seus países-membros

A real função do Banco Mundial

A real função do Banco Mundial é a oferta de empréstimos, muitas vezes em condições mais favoráveis quando comparadas com outras instituições financeiras, principalmente para países em desenvolvimento. Portanto, essa instituição atua de maneira decisiva em nível mundial no financiamento de obras e projetos que versem pelo desenvolvimento econômico e social dos países do globo.

Porém, o Banco Mundial é alvo de críticas por diversas organizações políticas e civis, em razão da concentração de poder dessa instituição. Nesse sentido, destaca-se sua estrutura centralizada, assim como o protagonismo de países desenvolvidos, com destaque para os Estados Unidos, que está no seu controle.

Quais são os países-membros do Banco Mundial?

O Banco Mundial conta com um total de 189 países-membros que usufruem de suas políticas econômicas. Os países-membros do Banco Mundial, conforme sua distribuição continental, são:

  • Países da África

África do Sul

Egito

Mali

Serra Leoa

Angola

Eritreia

Marrocos

Seicheles

Argélia

Etiópia

Maurício

Tunísia

Benin

Gabão

Mauritânia

Somália

Botsuana

Gâmbia

Moçambique

Suazilândia

Burkina Fasso

Gana

Namíbia

Sudão

Burundi

Guiné

Níger

Sudão do Sul

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Nigéria

Uganda

Camarões

Guiné-Equatorial

Quênia

Tanzânia

Chade

Lesoto

República Centro-Africana

Togo

Comores

Libéria

República Democrática do Congo

Zâmbia

Congo

Líbia

Ruanda

Zimbábue

Costa do Marfim

Madagáscar

São Tomé e Príncipe

 

Djibuti

Malauí

Senegal

 

  • Países da América

Antígua e Barbuda

Colômbia

Haiti

Santa Lúcia

Argentina

Costa Rica

Honduras

São Cristóvão e Névis

Bahamas

Dominica

Jamaica

São Vicente e Granadinas

Barbados

El Salvador

México

Suriname

Belize

Equador

Nicarágua

Trinidad e Tobago

Bolívia

Estados Unidos

Panamá

Uruguai

Brasil

Granada

Paraguai

Venezuela

Canadá

Guatemala

Peru

 

Chile

Guiana

República Dominicana

 

  • Países da Ásia

Afeganistão

Coreia do Sul

Kuwait

Síria

Arábia Saudita

Emirados Árabes Unidos

Laos

Sri Lanka

Bangladesh

Filipinas

Líbano

Tadjiquistão

Barein

Iêmen

Malásia

Tailândia

Brunei

Índia

Maldivas

Timor-Leste

Butão

Indonésia

Myanmar

Turquia

Camboja

Irã

Mongólia

Turcomenistão

Catar

Iraque

Nepal

Uzbequistão

Cazaquistão

Israel

Omã

Vietnã

China

Japão

Paquistão

 

Cingapura

Jordânia

Quirguistão

 

  • Países da Europa

Albânia

Eslováquia

Letônia

República Tcheca

Alemanha

Eslovênia

Lituânia

Romênia

Armênia

Espanha

Luxemburgo

Rússia

Áustria

Estônia

Macedônia

San Marino

Azerbaijão

Finlândia

Malta

Sérvia

Belarus

França

Moldávia

Suécia

Bélgica

Geórgia

Montenegro

Suíça

Bósnia-Herzegóvina

Grécia

Noruega

Ucrânia

Bulgária

Hungria

Países Baixos

 

Chipre

Irlanda

Polônia

 

Croácia

Islândia

Portugal

 

Dinamarca

Itália

Reino Unido

 

  • Países da Oceania

Austrália

Kiribati

Palau

Tuvalu

Fiji

Micronésia

Papua-Nova Guiné

Vanuatu

Ilhas Marshall

Nauru

Samoa

 

Ilhas Salomão

Nova Zelândia

Tonga

 

Como é a estrutura do Banco Mundial?

O Banco Mundial está sediado nos Estados Unidos e possui 189 países-membros. A estruturação do referido banco é formada pela participação dos seus membros, tanto por meio do financiamento da instituição quanto pela utilização dos recursos oferecidos por ela, com destaque para os empréstimos financeiros.

A estrutura do Banco Mundial conta com cinco grandes organizações que atuam em áreas específicas, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e social global. São elas:

  • Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird);

  • Associação Internacional de Desenvolvimento (AID);

  • Corporação Financeira Internacional (CFI);

  • Organismo Multilateral de Garantia de Investimentos (Miga);

  • Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (Ciadi).

Placa de entrada da Corporação Financeira Internacional, um dos órgãos que compõem o Banco Mundial.
A Corporação Financeira Internacional é um dos órgãos que compõem o Banco Mundial. [3]

Funcionamento do Banco Mundial

O Banco Mundial funciona por meio de um modelo de sociedade de capital que envolve os diversos países-membros da instituição. Essa organização financeira atua na elaboração de estudos, relatórios e consultorias, em diferentes áreas, com um enfoque no desenvolvimento econômico e social das nações.

A participação de cada membro do Banco Mundial se dá mediante o nível de contribuição financeira do país. Sendo assim, aqueles países que mais contribuem com o financiamento do Banco Mundial têm maior poder de decisão dentro da instituição. Nesse contexto, os Estados Unidos são o principal país acionista do banco, influenciando de forma decisiva em seu funcionamento.

Leia também: Principais organizações internacionais da atualidade

Diferenças entre o Banco Mundial e o FMI

O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) foram criados em um mesmo contexto histórico-econômico, marcado pelos prejuízos humanos, financeiros e estruturais oriundos da Segunda Guerra Mundial. Logo, são instituições que possuem objetivos muito próximos, notadamente a preocupação com a reconstrução e o desenvolvimento econômicos de países e instituições.

Porém, no caso do Banco Mundial há uma concentração de esforços no desenvolvimento econômico e social propriamente dito dos países-membros, por meio do oferecimento de empréstimos para a concretização de políticas públicas e projetos estruturais que vislumbrem questões sensíveis como saúde, educação, alimentação, energia, entre outras.

Já o Fundo Monetário Internacional (FMI), cuja premissa desde a sua fundação é auxiliar no desenvolvimento do sistema monetário internacional, está voltado para ações mais específicas, notadamente o resgate financeiro de países e instituições que passam por graves adversidades monetárias, como crises políticas, financeiras e cambiais.

Créditos da imagem

[1] rafapress / Shutterstock

[2] christianthiel.net / Shutterstock

[3] Kristi Blokhin / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Aspectos naturais da América Central
Aspectos naturais da América Central, Aspectos do clima da América Central, Aspectos da vegetação da América Central, Aspectos do relevo da América Central.
Blocos econômicos
Entenda o que é um bloco econômico e conheça os principais blocos econômicos do mundo. Veja também as vantagens e desvantagens de participar desses agrupamentos.
Fundo Monetário Internacional (FMI)
Entenda quais são as funções e os objetivos do FMI. Veja a listagem dos seus países-membros e leia sobre a divisão estrutural dessa instituição.
G 20 – Grupo Financeiro
O grupo formado para discutir aspectos financeiros globais.
Neoliberalismo
Clique aqui para entender o que é neoliberalismo, como surgiu, quais são as suas aplicações e quais as críticas possíveis sobre essa doutrina econômica.
OCDE
Conheça a OCDE, saiba quais são seus principais objetivos, quem são seus países-membros e como a organização foi formada. Saiba qual é a relação com o Brasil.
ONU (Organização das Nações Unidas)
Clique aqui e entenda o que é a ONU (Organização das Nações Unidas). Conheça sua função e seus principais objetivos.
Organismos internacionais
Conheça os principais organismos internacionais da atualidade, bem como suas respectivas funções e características.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
Saiba quais são os objetivos e a lista de países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Entenda a história desse organismo político-militar.
Organizações internacionais
Saiba o que são as organizações internacionais e veja as principais organizações do mundo. Confira também a participação do Brasil nessas instituições.
África Subsaariana
Conheça mais sobre a África Subsaariana, uma das regiões mais pobres do mundo.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.