O Fogo no Cerrado

As queimadas para a prática da atividade agropecuária ocorrem com frequência no Cerrado, esse é um ato que gera poucos custos para o preparo inicial do solo. Outra forma de queimadas nesse bioma são os tocos de cigarros jogados na mata: temperaturas elevadas, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar contribuem para o surgimento do fogo.

No entanto, o fogo no Cerrado pode ter início por fatores naturais, isso ocorre através de descargas elétricas, combustão espontânea, atrito entre rochas e até atrito do pelo de alguns animais com a mata seca.

Esse fogo originado por fatores naturais é responsável pela distinção vegetal do Cerrado. Segundo pesquisas, o aspecto retorcido de suas árvores e arbustos são consequência da ocorrência do fogo, fazendo com que suas gemas de rebrota ocorram lateralmente. As cascas espessas dos troncos funcionam como um mecanismo de defesa das árvores às queimadas.

O fogo contribui para a germinação de sementes, pois algumas necessitam de um choque térmico para que seja efetuada a quebra de sua dormência vegetativa, principalmente as que são impermeáveis. A rápida elevação da temperatura causa fissuras na semente, favorecendo a penetração de água e iniciando o processo de germinação.

O Cerrado apresenta um rápido poder de recuperação, em curto período rebrota após o fogo e atrai diversos animais herbívoros em busca de forragem nova. Algumas espécies como os Anus, Carcarás e Seriemas, seguem as queimadas, e se alimentam de insetos e répteis atingidos pelo fogo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Queimada no cerrado

Porém, as queimadas provocadas pelo homem apresentam consequências drásticas para o bioma, isso porque ocorrem em grandes proporções, intensidade e em qualquer época do ano. Acarretam perda na biodiversidade, prejudicando a fauna e a flora do Cerrado.

Atualmente, a maioria das queimadas ocorre através de ações do homem. A intensa ocupação e o desenvolvimento da atividade agropecuária no bioma modificaram sua paisagem, causando perdas inestimáveis na biodiversidade do Cerrado.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
O Brasil apresenta uma ampla diversidade climática
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Jazida de carvão.
Carvão mineral no Brasil
A produção dessa matéria-prima em solo brasileiro.
Pré-sal
Você sabe o que é o pré-sal? Clique aqui e saiba como ocorre a exploração do petróleo nessa camada!
Litoral brasileiro
Zonas litorâneas do Brasil
A divisão e caracterização do litoral brasileiro.
A ação do fogo no Cerrado é um dos principais problemas para a sua conservação ¹
Degradação do Cerrado
Entenda como ocorre o processo de degradação do Cerrado, as raízes desse problema e os seus efeitos no espaço brasileiro.
Bacia do Rio Araguaia no ambiente do bioma Cerrado *
O Cerrado e a água no Brasil
Você sabia que o Cerrado abastece 8 das 12 grandes bacias hidrográficas brasileiras? Confira importantes informações sobre o Cerrado e a água no Brasil!
Fitogeografia do Brasil
Conheça aqui mais sobre a diversidade da fitogeografia do Brasil, que estuda a relação entre clima, relevo e vegetação da região.
O maior rio do mundo está no Brasil, o Amazonas.
Hidrografia do Brasil
Hidrografia do Brasil, quais são as principais hidrografias do Brasil, Bacia Amazônia, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina, quais são as influências das bacias hidrográficas.
Área do Brasil
Brasil, o quinto maior país do planeta em extensão territorial.
Vegetação caducifólia da Caatinga, que perde as suas folhas no período da seca
Principais biomas brasileiros
Clique e conheça as características dos principais biomas brasileiros.
Céu nublado na cidade de Angra dos Reis (RJ). Efeito da ação da massa Tropical Atlântica
Massas de Ar no Brasil
Conheça as massas de ar que atuam no Brasil e descubra como elas determinam as características do verão e do inverno no país!