Os Cânions

Cânions são extensos paredões que foram formados através de processos erosivos no decorrer de milhões de anos, são esculpidos principalmente pela ação dos ventos e das águas.

Existem vários cânions no mundo, mas sem dúvida o mais imponente é o Grand Canyon, situado no estado americano do Arizona, ele possui incríveis medidas: 29 quilômetros de largura, um desfiladeiro com 446 quilômetros de extensão, em alguns pontos existem penhascos que atingem 1,6 mil metros de profundidade.

O Cânion de forma geral tem sua origem a partir do constante fluxo de águas de córregos, rios e riachos, como as águas correm interruptamente em determinados lugares a formação geológica é sedimentar, e o solo é facilmente desfeito, e então é levado pelas águas, produzindo dessa forma imensas “fendas” ou erosões.

A ocorrência desse evento é em áreas de características particulares, no caso, em locais de clima árido, que praticamente não sofre a influência de chuvas, uma vez que nesse tipo de clima as chuvas são restritas, ou seja, com pouca incidência, com isso a formação dos Cânions é realizada pelos rios de maneira vertical.

Para definição de qual é o maior cânion do mundo basta realizar medições como largura, extensão e profundidade. Embora o mais conhecido seja o Grand Canyon, não significa que seja o maior, pois em tamanho é menor que outros. Essa afirmação foi comprovada em expedições recentes ocorridas no centro do continente asiático, nas proximidades da Cordilheira do Himalaia, foi encontrado o cânion de maior extensão e profundidade do mundo.

O maior cânion foi descoberto em 1993, pelo explorador Richard Fisher, depois de cerca de dez anos de estudos ficou constatado a sua localização no Vale do Rio Brahmaputra no Tibete e China, e recebeu o nome de Yarlung Tsangpo.

Grand Canyon nos EUA-Arizona
Grand Canyon nos EUA-Arizona
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
A classificação das rochas permite-nos conhecer melhor suas propriedades
Tipos de Rochas
Conheça os três principais tipos de rochas, suas características e os respectivos processos de formação.
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Galáxia anã.
As galáxias
Abrigo de inúmeros objetos astronômicos.
A litosfera representa a camada mais externa do Planeta Terra
Litosfera
Conheça um pouco das características da litosfera e a importância da compreensão de sua dinâmica para as atividades humanas.
A fumaça pairando sobre as cidades é uma consequência da inversão térmica
Inversão Térmica
O funcionamento da inversão térmica e o seu agravamento em função da poluição no espaço das cidades.
É injetado álcool puro na veia dos micos para que fiquem quietos.
Tráfico de animais
Tráfico de animais, o que é tráfico de animais, a captura dos animais silvestres, como os animais são transportados, o tráfico de animais no Brasil, perigos da criação de animais silvestres.
América Central
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
Esboço do processo que desenvolve o ciclo da água.
O ciclo da água
O ciclo da água, O que é o ciclo da água, estados físicos da água, etapas do ciclo da água, ciclo da água e evaporação, ciclo da água e a evapotranspiração, ciclo da água e atmosfera, ciclo da água e o lençol freático.
Os crátons podem se estender por grandes áreas geologicamente estáveis
Crátons
Compreenda a definição, as características e as especificações dos Crátons, uma importante estrutura geológica da Terra.
Água: abundante no planeta, escassa para o homem
A distribuição da água no mundo
A distribuição da água no mundo em termos quantitativos e geográficos.