Whatsapp icon Whatsapp

População absoluta e população relativa

População absoluta e população relativa são conceitos demográficos distintos e que se complementam na análise populacional.
A população relativa também é conhecida como densidade demográfica ou densidade populacional. Refere-se à

A população relativa também é conhecida como densidade demográfica ou densidade populacional. Refere-se à

População absoluta

População absoluta é o total de habitantes de um determinado lugar. Esse número é obtido por meio de levantamentos gerais da população e pela contagem de todos os habitantes de uma cidade, país ou região.

No Brasil, a contagem da população absoluta fica a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza a cada dez anos o Censo Demográfico e, anualmente, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que fornece ano a ano a estimativa da população absoluta na atualidade.

Os países com maior população absoluta são, respectivamente: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.

População relativa

Também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída. Com essa informação, é possível conhecer e analisar a distribuição da população em uma determinada cidade, país ou região, identificando áreas mais e menos povoadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Encontrar a população relativa ou densidade demográfica de um dado território é simples. Veja o esquema a seguir:

POPULAÇÃO RELATIVA = POPULAÇÃO ABSOLUTA ÷ ÁREA (km²)

Exemplo: Brasil População absoluta em 2016*: 206.081.432 habitantes Área: 8.515.767,049 km2

População relativa = 206.081.432 habitantes ÷ 8.515.767,049 km2

População relativa = 24,20 hab/km2 (habitantes por quilômetro quadrado)

Diferença entre populoso e povoado

Um país pode ser muito povoado e não ser necessariamente populoso. Essa confusão comum, quando nos referimos às questões da população, pode ser facilmente resolvida:

  • Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.

  • Povoado (população relativa): refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada. É calculada por meio da divisão da população absoluta pela área ocupada.

Em síntese, o termo populoso relaciona-se com a população absoluta, isto é, o número total de habitantes. O termo povoado considera como as pessoas distribuem-se no território.

*Estimativa IBGE

Publicado por Equipe Mundo Educação
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
China: o país mais populoso
China: o país mais populoso do mundo, O que faz a China: o país mais populoso do mundo, Quais os fatores da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos negativos da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos positivos.
Densidade demográfica do Brasil
Confira o atual valor da densidade demográfica do Brasil e as variações desse dado nas diferentes partes do território nacional.
População da Índia
A população da Índia: dados demográficos, características gerais, grupos étnicos e condições econômicas.
População mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!