Whatsapp icon Whatsapp

Densidade demográfica do Brasil

O estudo da densidade demográfica do Brasil permite-nos observar a má distribuição da população pelo território.
A população brasileira apresenta baixas densidades demográficas e está mal distribuída pelo território
A população brasileira apresenta baixas densidades demográficas e está mal distribuída pelo território

A densidade demográfica é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado. No Brasil, o estudo da densidade demográfica, em termos gerais e também regionais, permite-nos facilmente observar a má distribuição da população pelo território nacional.

De acordo com a estimativa oficial do IBGE realizada para a população Brasileira no ano de 2014, o número de habitantes do país é de 202.768.562. Ao mesmo tempo, a área territorial oficial do país é de 8.515.767,049 km². Dessa forma, ao calcularmos a densidade demográfica do Brasil, temos que:

D = H / T (densidade demográfica é igual ao número de habitantes pela área territorial)

D = 202.768.562 hab. / 8.515.767,049 km²

D = 23,81095687954627

D ~ 23,8 hab/km²

Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.

No entanto, se considerarmos os valores demográficos regionais, essa relação altera-se significativamente, pois, como já afirmamos, a população do país encontra-se má distribuída, havendo regiões com uma elevadíssima concentração de pessoas e outras com verdadeiros “vazios demográficos”. A cidade de São Paulo, por exemplo, apresenta mais de 7.300 hab/km², ao passo em que várias cidades na região Norte apresentam índices menores do que 10 hab/km².

Em virtude da história econômica do Brasil, as maiores taxas de densidade demográfica do Brasil encontram-se na região Sudeste, seguida pelo Sul e pelo Nordeste. Confira os dados regionais*:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1º Sudeste = 67.77 hab/km²

2º Sul = 38.38 hab/km²

3º Nordeste = 27.33 hab/km²

4º Centro-Oeste = 5,86 hab/km²

5º Norte = 2,66 hab/km²

Se considerarmos a divisão dos estados brasileiros, a liderança fica a cargo do Distrito Federal – 444,7 hab/km² – tanto por causa da capital Brasília quanto pelas grandes aglomerações urbanas que se formaram após a rápida urbanização de seu entorno. Em seguida, temos o Rio de Janeiro (365,2 hab/km²), São Paulo (166,2 hab/km²), Alagoas (112,3 hab/km²) e Sergipe (94,3 hab/km²).

Portanto, considerando a análise dos dados, é possível também observar que, espacialmente, o Brasil possui uma concentração populacional em toda a faixa litorânea do território nacional. Isso, de certa forma, é um reflexo do povoamento histórico do país e demonstra que as políticas de “marcha para o oeste” adotadas no século XX ainda foram insuficientes para promover uma total interiorização da população e dos investimentos no espaço geográfico do Brasil.

A população brasileira encontra-se, em maior parte, nas áreas litorâneas do território
A população brasileira encontra-se, em maior parte, nas áreas litorâneas do território

* Os dados regionais foram obtidos com base no Censo Demográfico de 2010, quando a densidade demográfica nacional ainda era de 22,4 hab/km².

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Compreender os conceitos demográficos é fundamental para entender as dinâmicas populacionais
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Brasil, um país populoso.
Crescimento da população brasileira
Crescimento da população brasileira, As causas do Crescimento da população brasileira, O primeiro censo realizado no Brasil, As evoluções da população brasileira, O declínio do crescimento da população brasileira, As causas do declínio do crescimento da população brasileira.
A pirâmide etária da população brasileira
Distribuiçao da População Brasileira
Distribuição da População Brasileira, O que é a Distribuição da População Brasileira, Como ocorre a Distribuição da População Brasileira, As disparidades na Distribuição da População Brasileira.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, o  Brasil apresenta 190.755.799 habitantes.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
<p>A popula&ccedil;&atilde;o relativa tamb&eacute;m &eacute; conhecida como densidade demogr&aacute;fica ou densidade populacional. Refere-se &agrave;
População absoluta e população relativa
Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa, conceitos demográficos que se complementam.
Brasil, o quinto país mais populoso do mundo
População brasileira
As características da quinta maior população do planeta.
video icon
Filosofia
Denis Diderot
Denis Diderot foi um dos principais pensadores do iluminismo francês. Junto a D’Alembert, ele organizou a grande Enciclopédia, e foi um ávido defensor do conhecimento e da liberdade.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!