Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. População Mundial

População Mundial

A população mundial encontra-se em maior parte concentrada na Ásia. A China, por exemplo, possui mais habitantes que todo o continente americano.

A população mundial já ultrapassou o patamar dos sete bilhões de pessoas e continua a aumentar. No entanto, a distribuição, as características, as práticas culturais, a diversidade étnica e muitos outros fatores são bastante variados ao longo das diferentes áreas do planeta. Ao todo são milhares de idiomas, etnias, tradições, culturas, religiões e outros, o que denota a diversidade marcante das sociedades de todo o globo terrestre.

Em termos de distribuição, a população mundial encontra-se em maior parte concentrada no continente asiático, onde estão alguns dos países mais populosos do planeta, como a China e a Índia. Esses dois países, juntos, somam um total superior a dois bilhões e meio de pessoas. Assim, se somarmos com os demais países desse continente, temos um total de 4,4 bilhões de pessoas em 2014, segundo dados do Banco Mundial.

Já na Europa, por exemplo, a população não chega sequer a um quarto desse total, alcançando os 742,5 milhões de habitantes. Nesse continente, além de haver uma população menos numerosa, há também um crescimento demográfico muito baixo, o que vem disseminando preocupações a respeito do envelhecimento populacional, principalmente em países como Alemanha, França e outros. Esses países, inclusive, estão promovendo medidas de incentivo aos casais para que eles possam ter mais filhos.

A África, por sua vez, apresenta uma perspectiva inversa. Com 1,1 bilhões de pessoas, esse é o continente que mais aumenta a sua população em termos proporcionais, com verdadeiras explosões demográficas em países como a Nigéria e a África do Sul. Esse crescimento é resultado das relativas melhorias de sua população e de boa parte dela ainda ser predominantemente rural (onde as taxas de natalidade costumam ser maiores), além da relativa melhoria de suas taxas de mortalidade, que permitem que a população continue crescendo.

A Oceania, por ser o menor entre os continentes, apresenta também a menor das populações, com apenas 37 milhões de pessoas, um número menor, por exemplo, do que o da população brasileira e de muitos outros países. Na Austrália, principal país desse continente, cerca de 80% da população encontra-se distribuída nas áreas litorâneas, haja vista que o interior do país apresenta muitas áreas desertas, totalmente inóspitas.

O continente americano, por sua vez, possui uma população de pouco menos de um bilhão de habitantes. Os Estados Unidos abrigam 316 milhões desse total e o Brasil abriga um pouco mais de 200 milhões. Os dois juntos, portanto, somam mais da metade de toda a população das Américas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, os países mais populosos do mundo são, segundo dados do Banco Mundial:

1) China: 1 369 811 000

2) Índia: 1 267 402 000

3) Estados Unidos: 319 020 000

4) Indonésia: 252 812 000

5) Brasil: 202 034 000

6) Paquistão: 185 133 000

7) Nigéria: 178 517 000

8) Bangladesh: 158 513 000

9) Rússia: 141 049 000

10) Japão: 126 125 000

O quadro desses países, no entanto, deverá se alterar ao longo das próximas décadas, pois alguns deles apresentam taxas de crescimento mais acentuadas do que outros. A Rússia e o Japão, por exemplo, vêm apresentando decréscimo no número de seus habitantes. Assim, a tendência é que o Paquistão e a Nigéria ultrapassem o Brasil, que deverá ficar em sétimo. Já a Índia deverá liderar o ranking mundial em breve, pois suas taxas de crescimento são bem superiores às taxas dos chineses, que vêm adotando rígidos controles de natalidade.

A China é a maior população do mundo, mas deve perder esse posto em breve *
A China é a maior população do mundo, mas deve perder esse posto em breve *

A população mundial vem se urbanizando cada vez mais. Segundo a Organização das Nações Unidas, em 2010, pela primeira vez na história da humanidade, havia mais pessoas vivendo nas cidades do que no meio rural, fato que deve intensificar-se ainda mais, principalmente em razão da intensiva urbanização dos países emergentes e subdesenvolvidos. O Brasil, por exemplo, já possui quase 90% de seus habitantes residindo em áreas urbanas, acompanhando, portanto, uma tendência internacional.

Espera-se, assim, que a população do mundo inteiro continue aumentando, porém em um ritmo menor do que o anterior, com uma contínua desaceleração. Alguns demógrafos chegam a afirmar que, em 2050, a população mundial parará de crescer, atingindo os nove bilhões de pessoas, o que, no entanto, não é um consenso, pois há quem afirme que, em 2100, chegaremos a 12 bilhões de habitantes. De todo modo, a necessidade principal é a de melhorar as condições de vida e o desenvolvimento humano em todo o globo terrestre.

__________________________

* Créditos da imagem: testing / Shutterstock

A população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes
A população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Nova York uma das cidades mundiais
Cidades Mundiais
Cidades Mundiais, O que são Cidades Mundiais, Onde estão localizadas as Cidades Mundiais, Quais as características das Cidades Mundiais, Quais as funções das Cidades Mundiais.
Um dos símbolos da burocracia
A Burocracia no Stalinismo
A Burocracia no Stalinismo, O que é a Burocracia no Stalinismo, Como se desenvolve a Burocracia no Stalinismo, Quais os fatores da Burocracia no Stalinismo, Onde ocorre a Burocracia no Stalinismo, Qual é a finalidade da Burocracia no Stalinismo.
Manifestação contra o Apartheid
Apartheid
Apartheid, O que é Apartheid, Como se desenvolveu o Apartheid, Como ocorreu o Apartheid, Quem promoveu o Apartheid, Em que país africano ocorreu o Apartheid, As leis do Apartheid, Quando teve início o Apartheid.
Muro de Berlim
Clique e acesse para conhecer a história do Muro de Berlim. Entenda o contexto da Alemanha, por que o muro foi construído e por que caiu.
Há países em todos os continentes que falam português.
Países que falam português
Descubra quais são os países que falam português e quais outras regiões parte da população também adota o idioma. Veja em quais continentes esses países encontram-se.
O interior do planeta Terra reserva muitos enigmas.
O interior da Terra
Conhecer o que existe no interior da Terra é um questionamento antigo, confira!
Funcionamento de uma usina hidrelétrica.
A importância dos rios para a geração de energia
As características da energia oriunda da força das águas.
Atualmente é cada vez mais comum o ingresso da mulher no mercado de trabalho, inclusive em áreas consideradas estritamente masculinas
População feminina no Brasil
Clique e saiba mais sobre a situação da população feminina no Brasil!
<p>A população relativa também é conhecida como densidade demográfica ou densidade populacional. Refere-se à
População absoluta e população relativa
Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa, conceitos demográficos que se complementam.
Povo é um grupo que possui vínculo jurídico-político com o Estado, podendo ser nato ou naturalizado*
Diferença entre povo e nação
Clique aqui e entenda a diferença entre povo e nação, dois conceitos distintos e complementares para entender a população de um país.
A maneira que desenvolve o processo do efeito estufa
Planeta Estufa
Planeta Estufa, O que é Planeta Estufa, Como se desenvolve o Planeta Estufa, Quais tipos de gases compõe o Planeta Estufa, Qual é a importância do efeitos estufa, Como surgiu o efeito estufa.
George C. Marshall, foi secretário dos EUA e foi o idealizador do Plano Marshall
Plano Marshall
O Plano Marshall, O que foi o Plano Marshall, Quem foi favorecido pelo Plano Marshall, O Plano Marshall e a Guerra fria, Quando ocorreu o Plano Marshall, Qual o valor do empréstimo do Plano Marshall, O Plano Marshall e o leste Europeu.
Paris é a cidade mais populosa da Europa.
Distribuição da população Européia
Distribuição da população Européia, O número de habitantes da Europa, A densidade demográfica da Europa, As cidades mais povoadas da Europa, Os países mais populosos da Europa, Estrutura etária da população da Europa.
A população mundial paga mais caro pelos alimentos.
Escassez mundial de alimentos
Escassez mundial de alimentos, Quais são as causas da Escassez mundial de alimentos, Século XXI e a Escassez mundial de alimentos, A alta do petróleo e a Escassez mundial de alimentos, Os biocombustíveis e a Escassez mundial de alimentos.
Onde vamos parar com tanto lixo?
O que fazer com tanto lixo?
O que fazer com tanto lixo, O que é lixo, O lixo aumenta cada vez mais, As principais propostas para solucionar os problemas relacionados ao lixo, O tempo gasto para decompor o lixo.
O relevo é o objeto de estudo da geomorfologia.
A geomorfologia
A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.
Há milhões de desempregados no Brasil e no mundo.
Como sobreviver no mercado de trabalho
A difícil tarefa de manter um emprego em um mercado cada vez mais competitivo.
Moscou, a cidade mais populosa da Europa, com cerca de 12 milhões de habitantes.
Aspectos da população da Europa
Informações gerais sobre o povo do velho continente.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, o  Brasil apresenta 190.755.799 habitantes.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas
A reunião internacional que visa minimizar o aquecimento global.
Tirolesa é uma das aventuras do ecoturismo
Ecoturismo
A valorização do meio ambiente através de uma vertente do turismo.
Aborígenes, população nativa da Austrália
População da Oceania
Com aproximadamente 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes.
Exemplo de Pirâmide Etária ¹
Pirâmide Etária
Descubra o que é uma pirâmide etária e qual a sua importância e os seus tipos.