Whatsapp icon Whatsapp

População Mundial

A população mundial atual é composta por 7,7 bilhões de pessoas e continua crescendo anualmente, porém a um ritmo lento, se comparado a períodos anteriores. A sua distribuição sobre a superfície terrestre não é feita de forma homogênea. O continente asiático é o mais populoso, com destaque para China e Índia, que, sozinhos, reúnem pouco mais de um terço da população mundial.

A população brasileira é a segunda maior do continente americano e, seguindo a tendência global, tem experimentado a desaceleração no seu crescimento.

Leia também: Qual a diferença entre povo e nação?

Crescimento da população mundial

O crescimento populacional ou crescimento demográfico mundial é calculado a partir do saldo entre o total de pessoas nascidas vivas e o total de mortes em um determinado período de tempo (dentro de um ano, por exemplo).

A população mundial no ano de 2020 era de 7.794.799.000 de pessoas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A marca dos 7 bilhões foi atingida no dia 31 de outubro de 2011, data determinada pelo Fundo de População das Nações Unidas.

Apesar de o número absoluto estar crescendo, a taxa em que esse crescimento se dá vem diminuindo com o passar dos anos. Isso significa que houve diminuição na velocidade com que a população mundial está crescendo.

O período pós-Segunda Guerra Mundial marcou um salto no crescimento da população mundial, principalmente a partir da década de 1950. A década de 1960 representou uma verdadeira explosão demográfica e foi a primeira vez em que a taxa de crescimento populacional atingiu e ultrapassou a marca de 2% anuais. Na época, a população mundial era de 3 bilhões de pessoas.

Desde o final dos anos 1960, a taxa de crescimento entrou em declínio, movimento que se acentuou a partir de 1990. Atualmente, a taxa de crescimento da população mundial é de 1,1% (ONU, 2020). A projeção da ONU é que o mundo atinja o valor de 8,5 bilhões de habitantes em 2030 e 9,7 bilhões em 2050.

A população mundial atual é de 7,8 milhões de habitantes e segue um ritmo lento de crescimento.
A população mundial atual é de 7,8 milhões de habitantes e segue um ritmo lento de crescimento.

Ressalta-se, entretanto, que o crescimento não acontece de forma homogênea em todos os lugares. As maiores taxas de crescimento se encontram nos países da Ásia e da África. Em um cenário oposto, países da Europa apresentam a tendência de redução populacional para as próximas décadas.

Diversos são os fatores que podem levar ao crescimento da população, como melhorias no sistema de saúde que aumentam a expectativa de vida ao nascer, aumento da fertilidade, redução da mortalidade infantil, urbanização e desenvolvimento econômico — estes ligados aos salários e acesso a melhores condições de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Distribuição da população mundial

A população mundial não se encontra igualmente distribuída na superfície terrestre. As causas atreladas a esse fator podem ser naturais, como a geomorfologia, o clima, a cobertura vegetal e aspectos correlacionados que podem dificultar ou mesmo impedir a vida em determinadas porções do território. O desenvolvimento econômico e industrial, bem como fatores de ordem social e histórica também influem na concentração populacional em um lugar em detrimento de outros.

A Ásia concentra 59,5% de toda a população mundial. Nesse continente, apenas China e Índia, ambos com mais de 1,3 bilhão de habitantes cada, concentram 36,1% do total de pessoas no planeta.

Na sequência está o continente África, cujos 54 países reúnem uma população de 1.340.598.000 habitantes, 17,1% do total mundial. O país mais populoso da África é a Nigéria, com 206,14 milhões de habitantes.

O continente americano reúne 13,1% da população mundial, com 1.022.832.000 de habitantes. Os países mais populosos são os Estados Unidos, com 331 milhões de habitantes, e o Brasil, com 212.559.000.

O quarto continente em população é a Europa, que possuía 747.636.000 habitantes em 2020, 9,5% da população mundial. Com parte do seu território no continente, a Rússia detém a maior população, com 145.934.000 habitantes.

A Oceania é o continente com menor concentração populacional do planeta, com 42.678.000 de habitantes. O país mais populoso é a Austrália, onde vivem 25,5 milhões de pessoas.

Lista dos países mais populosos do mundo

País

População

China

1.439.324.000

Índia

1.380.004.000

Estados Unidos

331.003.000

Indonésia

273.524.000

Paquistão

220.892.000

Brasil

212.559.000

Nigéria

206.140.000

Bangladesh

164.689.000

Rússia

145.934.000

México

128.933.000

Fonte: Organização das Nações Unidas (ONU), 2020.

Diferença entre países populosos x países povoados

O termo populoso faz referência à população absoluta, isto é, diz respeito à quantidade total de pessoas que habita uma determinada localidade. Povoado, por sua vez, é um termo que se refere à população relativa, isto é, à distribuição da população sobre a área do país ou qualquer outro território selecionado.

Um país populoso é aquele que possui uma grande população absoluta. Já um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica. Nem todos os países que são populosos serão considerados povoados e vice-versa.

A China é um exemplo de país populoso e povoado. Sua população é de 1,397 bilhão de pessoas, e a sua densidade demográfica é de 153,3 hab/km². O Brasil pode ser citado como país populoso que não é povoado, tendo em vista que a sua densidade demográfica é de 25,4 hab/km². Um dos países menos povoados do mundo é a Mongólia, com 2,1 hab/km².

Leia também: O que é população absoluta e população relativa?

População brasileira

O Brasil é o 6º maior país em população do mundo, sendo o segundo mais populoso do continente americano, com 212.559.000 habitantes. As estatísticas mais recentes da ONU indicam uma taxa de crescimento populacional de 0,8% em 2020, valor relativamente menor do que o registrado em 2010, por exemplo, que era de 1%, o que demonstra a desaceleração no crescimento da população brasileira.

O país se encontra na terceira fase de sua transição demográfica, com taxas de mortalidade relativamente estáveis (em um movimento leve de ascensão) e queda na natalidade e na fertilidade, determinando, assim, crescimento populacional lento.

Em nível regional, o Sudeste concentra a maior parcela da população brasileira, com 42% do total, levando em consideração os dados do IBGE. O Centro-Oeste é a região menos populosa do Brasil, com apenas 7,7% da população total.

A população brasileira segue em crescimento, porém a taxas cada vez mais baixas.
A população brasileira segue em crescimento, porém a taxas cada vez mais baixas.

População chinesa

A China é o país mais populoso do mundo, abrigando atualmente 1.439.324.000 de habitantes. A maior parte da população do país se encontra na faixa leste do território, e isso se deve a razões como um oeste montanhoso e de clima mais seco. Fatores históricos e relacionados ao modelo de desenvolvimento econômico também influenciaram a concentração populacional na porção leste. Xangai é a cidade mais populosa do país, com 27.058.480 de habitantes. A capital, Pequim, possui pouco mais de 20 milhões de habitantes.

O país passou por um rápido e intenso crescimento populacional a partir da década de 1950, quando possuía cerca de meio bilhão de habitantes. No ano de 1978, quando sua abertura econômica teve início, a população chinesa já somava 962.590.000 pessoas. A marca de um bilhão de habitantes foi atingida em 1980.

Nos anos 1970, uma política de controle de natalidade foi instituída na tentativa de frear o crescimento populacional. Oito anos mais tarde, foi criada a Política do Filho Único, revogada no ano de 2015. Atualmente, a China vive as etapas finais de sua transição demográfica e tem enfrentado um novo cenário, que é o de envelhecimento populacional.

A China passou por um rápido processo de crescimento populacional, atrelado à industrialização e à urbanização.
A China passou por um rápido processo de crescimento populacional, atrelado à industrialização e à urbanização.

Veja também: Quais são os tipos de crescimento populacional?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UFRGS 2018) O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015) afirma que a população mundial deverá chegar aos 9,7 bilhões em 2050.

Fonte: ONU projeta que população mundial chegue aos 8,5 bilhões em 2030. Disponível em: Acesso em: 30 ago. 2017.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o crescimento da população mundial.

( ) As altas taxas de fertilidade e o aumento da esperança de vida ao nascer influenciam no crescimento da população mundial projetado.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado ao aumento do controle de natalidade.

( ) O crescimento da população mundial projetado está ligado ao índice de crescimento natural, o qual relaciona apenas taxa de mortalidade e migrações.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado somente ao aumento das migrações.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) F – V – V – V.

B) F – V – V – F.

C) V – V – F – F.

D) V – F – F – F.

E) V – F – F – V.

Resolução

Alternativa D. O primeiro item é o único com assertiva verdadeira, elencando os fatores corretos que podem gerar crescimento da população mundial.

Questão 2 – (UEA 2019) O Brasil é considerado um país _______ (com grande população absoluta), porém fracamente _________ (baixa densidade demográfica), com 22,4 hab/km² (censo 2010), abaixo da média mundial e estimada em aproximadamente 40,26 hab/km².

(Marcos A. Moraes e Paulo Sérgio S. Franco. Geografia humana, 2011. Adaptado)

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.

A) populoso – povoado.

B) explorado – ocupado.

C) povoado – populoso.

D) continental – ocupado.

E) dinâmico – explorado.

Resolução

Alternativa A. O Brasil é um país populoso e fracamente povoado.

Créditos das imagens

[1] Joa Souza / Shutterstock

[2] Eastimages / Shutterstock

Publicado por Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Um dos símbolos da burocracia
A Burocracia no Stalinismo
A Burocracia no Stalinismo, O que é a Burocracia no Stalinismo, Como se desenvolve a Burocracia no Stalinismo, Quais os fatores da Burocracia no Stalinismo, Onde ocorre a Burocracia no Stalinismo, Qual é a finalidade da Burocracia no Stalinismo.
O relevo é o objeto de estudo da geomorfologia.
A geomorfologia
A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.
Funcionamento de uma usina hidrelétrica.
A importância dos rios para a geração de energia
As características da energia oriunda da força das águas.
Manifestação contra o Apartheid
Apartheid
Apartheid, O que é Apartheid, Como se desenvolveu o Apartheid, Como ocorreu o Apartheid, Quem promoveu o Apartheid, Em que país africano ocorreu o Apartheid, As leis do Apartheid, Quando teve início o Apartheid.
Moscou, a cidade mais populosa da Europa, com cerca de 12 milhões de habitantes.
Aspectos da população da Europa
Informações gerais sobre o povo do velho continente.
Nova York uma das cidades mundiais
Cidades Mundiais
Cidades Mundiais, O que são Cidades Mundiais, Onde estão localizadas as Cidades Mundiais, Quais as características das Cidades Mundiais, Quais as funções das Cidades Mundiais.
Há milhões de desempregados no Brasil e no mundo.
Como sobreviver no mercado de trabalho
A difícil tarefa de manter um emprego em um mercado cada vez mais competitivo.
Compreender os conceitos demográficos é fundamental para entender as dinâmicas populacionais
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas
A reunião internacional que visa minimizar o aquecimento global.
Quando a densidade demográfica de uma região é considerada alta, dizemos que esse local é densamente povoado *
Densidade demográfica
Você sabe o que é densidade demográfica? Saiba mais sobre esse conceito demográfico importante para estudos que envolvem a população.
Povo é um grupo que possui vínculo jurídico-político com o Estado, podendo ser nato ou naturalizado*
Diferença entre povo e nação
Clique aqui e entenda a diferença entre povo e nação, dois conceitos distintos e complementares para entender a população de um país.
Paris é a cidade mais populosa da Europa.
Distribuição da população Européia
Distribuição da população Européia, O número de habitantes da Europa, A densidade demográfica da Europa, As cidades mais povoadas da Europa, Os países mais populosos da Europa, Estrutura etária da população da Europa.
Tirolesa é uma das aventuras do ecoturismo
Ecoturismo
A valorização do meio ambiente através de uma vertente do turismo.
O perfil etário dos países europeus indica um envelhecimento da população
Envelhecimento demográfico da Europa
Entenda o que é e quais sãos as causas do processo de envelhecimento demográfico da Europa, um desafio populacional e também econômico.
A população mundial paga mais caro pelos alimentos.
Escassez mundial de alimentos
Escassez mundial de alimentos, Quais são as causas da Escassez mundial de alimentos, Século XXI e a Escassez mundial de alimentos, A alta do petróleo e a Escassez mundial de alimentos, Os biocombustíveis e a Escassez mundial de alimentos.
Muro de Berlim
Clique e acesse para conhecer a história do Muro de Berlim. Entenda o contexto da Alemanha, por que o muro foi construído e por que caiu.
O interior do planeta Terra reserva muitos enigmas.
O interior da Terra
Conhecer o que existe no interior da Terra é um questionamento antigo, confira!
Onde vamos parar com tanto lixo?
O que fazer com tanto lixo?
O que fazer com tanto lixo, O que é lixo, O lixo aumenta cada vez mais, As principais propostas para solucionar os problemas relacionados ao lixo, O tempo gasto para decompor o lixo.
Há países em todos os continentes que falam português.
Países que falam português
Descubra quais são os países que falam português e quais outras regiões parte da população também adota o idioma. Veja em quais continentes esses países encontram-se.
Exemplo de Pirâmide Etária ¹
Pirâmide Etária
Descubra o que é uma pirâmide etária e qual a sua importância e os seus tipos.
A maneira que desenvolve o processo do efeito estufa
Planeta Estufa
Planeta Estufa, O que é Planeta Estufa, Como se desenvolve o Planeta Estufa, Quais tipos de gases compõe o Planeta Estufa, Qual é a importância do efeitos estufa, Como surgiu o efeito estufa.
George Marshall, idealizador do plano de recuperação europeia pós-guerra. [1]
Plano Marshall
Acesse o site e conheça mais sobre o Plano Marshall. Veja como esse plano colaborou para a reconstrução europeia e evitou o avanço da União Soviética no continente.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, o  Brasil apresenta 190.755.799 habitantes.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
<p>A popula&ccedil;&atilde;o relativa tamb&eacute;m &eacute; conhecida como densidade demogr&aacute;fica ou densidade populacional. Refere-se &agrave;
População absoluta e população relativa
Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa, conceitos demográficos que se complementam.
Aborígenes, população nativa da Austrália
População da Oceania
Com aproximadamente 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes.
Atualmente é cada vez mais comum o ingresso da mulher no mercado de trabalho, inclusive em áreas consideradas estritamente masculinas
População feminina no Brasil
Clique e saiba mais sobre a situação da população feminina no Brasil!
O crescimento das populações é motivo para o surgimento de diferentes teorias demográficas
Teorias Demográficas
Conheça as principais teorias demográficas com as suas premissas, bem como as suas críticas e contestações.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
As variações demográficas passaram a ser mais bem compreendidas com a teoria da transição demográfica
Transição Demográfica
Entenda o que é, como funciona e quais são as características e estágios da transição demográfica.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.