Whatsapp icon Whatsapp

Censo demográfico

Censo demográfico é uma pesquisa que busca realizar a contagem da população absoluta de um país. No Brasil, é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Grande quantidade de pessoas reunidas no formato do Brasil, representando a contagem de pessoas feita pelo censo demográfico.
A contagem da população de um país é um dos objetivos do censo demográfico.

O censo demográfico é uma pesquisa que realiza o perfil da população de um país ou de um território. Seu principal objetivo é levantar as características populacionais, econômicas e sociais de uma população. Ele ocorre por meio da aplicação de questionários de levantamento de dados e é importante para a construção de políticas públicas em diferentes áreas da sociedade. No Brasil o censo demográfico é realizado, historicamente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 10 em 10 anos. O censo de 2022 foi o último levantamento populacional realizado no Brasil.

Leia também: Demografia — a ciência que estuda as dinâmicas da população

Resumo sobre o censo demográfico

  • É uma pesquisa de levantamento de dados quantitativos e qualitativos de uma população.

  • Seu principal objetivo é traçar o perfil de uma população por meio da aplicação de questionários.

  • A escolha das perguntas dos questionários é fundamental para avaliar determinadas características de uma população em um censo.

  • Com base no censo, é possível traçar objetivos e metas na esfera estatal e implementar políticas públicas diversas.

  • No Brasil, o censo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão vinculado ao governo federal.

  • Sua realização aqui é bastante antiga, tem cerca de 150 anos, ocorrendo comumente em um período cíclico de 10 anos.

  • Os dados do censo demográfico de 2022 apontam que o Brasil possui um total de 203.062.512 habitantes.

O que é censo demográfico?

O censo demográfico é um modelo de pesquisa quali-quantitativo e censitário da população de determinado país ou território. Essa pesquisa busca, por meio da aplicação de um questionário de levantamento de dados, traçar o perfil de um grupo populacional. No Brasil, o censo demográfico é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Celular com logo do IBGE em frente a um computador aberto no site do IBGE, representando os dados do censo demográfico.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável pelo censo demográfico no Brasil. [1]

Objetivos do censo demográfico

O principal objetivo de um censo demográfico é traçar o perfil de uma população. Portanto, são levantados dados que contemplam questões como idade, sexo, naturalidade, entre outros, necessários especialmente para estudos populacionais, econômicos e sociais. Esses dados são fundamentais para a concretização de outras pesquisas, como nas áreas de saúde e educação.

Por sua vez, o censo possibilita ainda uma avaliação completa do cenário populacional local, logo, é bastante utilizado para a construção de programas e projetos específicos para uma população. Assim, o censo demográfico contribui para a construção de políticas públicas em diversas áreas da sociedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o censo demográfico ocorre?

O censo demográfico ocorre por meio da aplicação de questionários sobre as condições de vida de uma população. Esses questionários, que envolvem perguntas sobre dados populacionais, econômicos e sociais, são aplicados por entrevistadores.

Normalmente, são aplicados tipos diferentes de questionários, um básico e um amplo, que buscam avaliar de forma mais específica determinados grupos populacionais. A escolha das perguntas dos questionários é fundamental para avaliar determinadas características de uma população. O recorte temporal de um censo é cíclico e remete à necessidade de avaliar as mudanças demográficas de uma população de tempos em tempos.

Por que o censo demográfico é importante?

O censo demográfico é importante porque avalia o perfil demográfico e socioeconômico de uma população. Assim, ele permite medir parâmetros populacionais de um país e também avaliar as condições de vida de um grupo populacional. Por meio do censo, é possível traçar objetivos e metas na esfera estatal e, ainda, implementar políticas públicas diversas.

Recenseador do IBGE, órgão que realiza o censo demográfico no Brasil, trabalhando no censo demográfico 2022.
Os dados coletados pelo censo demográfico são importantes para auxiliar no desenho de políticas públicas. [2]

Por quem o censo demográfico é realizado?

Um censo demográfico é realizado por órgãos públicos ou empresas privadas especializados no levantamento de dados populacionais. Sua realização é de suma importância, especialmente para os agentes públicos, que traçam políticas estatais diversas.

No Brasil, o censo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão vinculado ao governo federal. A história do censo demográfico no território brasileiro é bastante antiga, com cerca de 150 anos, e os órgãos estatais sempre foram pioneiros na realização desse tipo de pesquisa. O censo demográfico realizado no Brasil é considerado um dos mais modernos e avançados da América.

Veja também: Explosão demográfica — o crescimento elevado da população de determinada localidade ou do mundo

Censo demográfico no Brasil

O censo demográfico realizado no Brasil procura traçar um perfil da população do país por meio de levantamento de dados sobre os habitantes e os domicílios do país. No Brasil o censo demográfico é realizado, historicamente, pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) de 10 em 10 anos.

São avaliadas, por meio do censo, questões como saúde, educação, emprego e renda. Esse levantamento permite traçar dados quantitativos sobre a população brasileira, como idade e sexo, e também variáveis qualitativas, como as condições de moradia no país, além de variáveis relacionadas à geração de emprego e renda das pessoas.

A realização de censos demográficos no Brasil é bastante antiga, tem cerca de 150 anos, sendo comumente feita em um período cíclico de 10 anos. Atualmente, a pesquisa do censo demográfico no território brasileiro foi bastante informatizada e resulta em uma vasta quantidade de dados que são trabalhados por especialistas diversos. Esses dados são usados em diferentes políticas públicas pelos agentes estatais do país.

Importante: No Brasil, a participação do cidadão no censo é um dever cívico, conforme previsto pela lei nº 5.534/1968, que, inclusive, prevê multas para os brasileiros que se recusam a responder a referida pesquisa.

Censo demográfico 2022

O censo demográfico brasileiro de 2022, originalmente previsto para o ano de 2020, foi atrasado especialmente devido à pandemia de covid-19, que impossibilitou a coleta individual e presencial dos dados populacionais.

Por sua vez, a inação do governo federal, especialmente pela falta de organização e previsão correta de verba para a referida pesquisa, atrasou ainda mais a sua aplicação, mais precisamente, para o ano de 2022. Por sua vez, a referida pesquisa não foi finalizada em 2022, mas sim somente em 2023. Os dados oficiais do censo demográfico de 2022 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) em 28 de junho de 2023.

O então chamado censo demográfico de 2022 ficou marcado por diversas polêmicas, com destaque para a falta de organização e investimento da esfera federal brasileira na realização da pesquisa, o que prejudicou diretamente a qualidade dos dados levantados.

Os dados oficiais do censo demográfico de 2022 apontam que o Brasil possui uma total de 203.062.512 de habitantes. A região Sudeste, o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo são, respectivamente, a região, a unidade federativa e o município com maior população absoluta do Brasil. Os pontos abaixo apresentam alguns dados importantes oriundos do censo demográfico brasileiro de 2022 divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE):

  • A distribuição da população brasileira por região:

REGIÃO

POPULAÇÃO

Sudeste

84.847.187 habitantes

Nordeste

54.644.582 habitantes

Sul

29.933.315 habitantes

Norte

17.349.619 habitantes

Centro-Oeste

16.287.809 habitantes

  • Os estados mais populosos do Brasil:

ESTADO

REGIÃO

POPULAÇÃO

São Paulo

Sudeste

44.420.459 habitantes

Minas Gerais

Sudeste

20.538.718 habitantes

Rio de Janeiro

Sudeste

16.054.524 habitantes

Bahia

Nordeste

14.136.417 habitantes

Paraná

Sul

11.443.208 habitantes

  • Os municípios mais populosos do Brasil:

MUNICÍPIO

ESTADO

POPULAÇÃO

São Paulo

São Paulo

11.451.245 habitantes

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

6.211.423 habitantes

Brasília

Distrito Federal

2.817.068 habitantes

Fortaleza

Ceará

2.428.678 habitantes

Salvador

Bahia

2.418.005 habitantes

Créditos de imagem

[1] T. Schneider / Shutterstock

[2] rafapress / Shutterstock

Fontes

 BOLZANI, I.; MARTINS, R.; MURARO, C. Censo 2022: Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que estimativa do IBGE. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/06/28/censo-2022-brasil-tem-203-milhoes-de-habitantes-47-milhoes-a-menos-que-estimativa-do-ibge.ghtml.

BRASIL, C. I. População do Brasil passa de 203 milhões, mostra Censo 2022. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-06/populacao-do-brasil-passa-de-203-milhoes-mostra-censo-2022#:~:text=Com%2084%2C8%20milh%C3%B5es%20de,02%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20do%20pa%C3%ADs.>.

INSTITUTO NACIONAL DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2022. IBGE. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/.

PIRES, N. O que é e como é realizado o Censo Demográfico?. Politize!. Disponível em: https://www.politize.com.br/censo-demografico/. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Diferença entre populoso e povoado
Saiba qual é a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda melhor a dinâmica das populações. Descubra também quais são os países mais populosos e os países mais povoados do mundo. Saiba ainda se o Brasil é populoso ou povoado. Leia o texto a seguir e entenda mais sobre esse assunto.
Teorias demográficas
Acesse e saiba mais sobre as teorias demográficas. Veja o que defende cada uma delas e quais suas principais propostas. Entenda também o objetivo dessas teorias.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.