Whatsapp icon Whatsapp

Qual é a diferença entre cidade e município?

A diferença entre cidade e município está na orientação de seus conceitos: um está relacionado com a ocupação humana no espaço, e o outro, com a delimitação político-territorial.
Uma cidade está inserida no território de um município
Uma cidade está inserida no território de um município

É muito comum observarmos e lermos por aí a utilização dos termos cidade e município como expressões equivalentes. No entanto, trata-se de expressões distintas que abrangem diferentes significados para as apropriações humanas sobre o espaço geográfico.

Diferença entre cidade e município

A diferença entre cidade e município encontra-se, basicamente, no fato de um ser um conceito referente à ocupação humana e o outro estar associado à delimitação territorial por meio de divisas.

O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.

A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.

Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem cidades que ocupam praticamente toda a área municipal. Há também outras cidades que unem fisicamente a sua área urbana com a de outro município vizinho, formando um espaço contínuo, o que é chamado de conurbação. Por outro lado, há aqueles municípios que são quase totalmente formados por áreas rurais, tendo cidades muito pequenas comparadas ao seu território.

A maior cidade do Brasil é São Paulo. Sua área urbana está conurbada com várias cidades pertencentes a outros municípios, a exemplo de Guarulhos e outros, formando uma região metropolitana composta por dezenas de milhões de pessoas.

Já o maior município do Brasil é Altamira, localizada no Pará, com quase 160 mil quilômetros quadrados de extensão. Essa área é maior do que 11 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, sendo maior também do que vários países, como Portugal, Grécia, Cuba, Áustria e outros.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Exemplo de práticas agrárias no meio rural
Diferença entre rural e agrário
Aprenda a diferenciar o espaço rural e agrário conhecendo as suas principais características!
Cidade de São Paulo (SP), um dos principais centros urbanos brasileiros
Espaço urbano brasileiro
Conheça as principais características do espaço urbano brasileiro, marcado pela desigualdade em termos populacionais, econômicos e estruturais.
Belo Horizonte forma a terceira maior região metropolitana do Brasil
Regiões Metropolitanas
Veja o conceito, os aspectos gerais e os principais exemplos de regiões metropolitanas do Brasil.
Santos, uma cidade portuária.
Tipos de cidades
Tipos de cidades, Quais são os principais Tipos de cidades, As características dos variados Tipos de cidades, Como podem ser classificados os Tipos de cidades.
video icon
Matemática
Como resolver questões de triângulo equilátero no Enem?
Nesta videoaula veremos uma breve revisão sobre triângulo equilátero no Enem, focando nas relações entre área, altura, apótema e raio.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.