Qual é a diferença entre cidade e município?
É muito comum observarmos e lermos por aí a utilização dos termos cidade e município como expressões equivalentes. No entanto, trata-se de expressões distintas que abrangem diferentes significados para as apropriações humanas sobre o espaço geográfico.
Diferença entre cidade e município
A diferença entre cidade e município encontra-se, basicamente, no fato de um ser um conceito referente à ocupação humana e o outro estar associado à delimitação territorial por meio de divisas.
O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.
A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.
Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.
Existem cidades que ocupam praticamente toda a área municipal. Há também outras cidades que unem fisicamente a sua área urbana com a de outro município vizinho, formando um espaço contínuo, o que é chamado de conurbação. Por outro lado, há aqueles municípios que são quase totalmente formados por áreas rurais, tendo cidades muito pequenas comparadas ao seu território.
A maior cidade do Brasil é São Paulo. Sua área urbana está conurbada com várias cidades pertencentes a outros municípios, a exemplo de Guarulhos e outros, formando uma região metropolitana composta por dezenas de milhões de pessoas.
Já o maior município do Brasil é Altamira, localizada no Pará, com quase 160 mil quilômetros quadrados de extensão. Essa área é maior do que 11 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, sendo maior também do que vários países, como Portugal, Grécia, Cuba, Áustria e outros.