Whatsapp icon Whatsapp

Qual é o tamanho do universo conhecido?

O universo conhecido possui dimensões que o intelecto humano não é capaz de absorver.
O universo parece ser tão grande quanto os mistérios que o guardam
O universo parece ser tão grande quanto os mistérios que o guardam

O universo é o que há de mais fascinante para o homem. Sempre que observamos o céu noturno, costumamos nos indagar sobre os segredos que ele nos esconde, o quão grandioso ele é e quais seriam as surpresas que ele poderia nos revelar.

Mas, atualmente, com tantos equipamentos tecnológicos e depois de tantos avanços realizados pela astronomia, qual será o tamanho do universo conhecido pelo homem?

Falamos de universo conhecido porque o universo em si é praticamente imensurável, uma vez que ele está em constante expansão. De acordo com a sua idade avaliada, que é de 13,5 bilhões de anos, há também estimativas sobre o seu tamanho atual, que é de 156 bilhões de anos-luz.

É preciso ressaltar que a velocidade de expansão do universo é muito superior à velocidade da luz. Dessa forma, só seria possível para o ser humano observar a área onde a luz tivesse chegado. Sendo assim, os astrônomos estão sempre observando a emergência de novas imagens do universo que vão sendo reveladas conforme a luz emitida por esses eventos chega até nós.

Dessa forma, atualmente, segundo observam os astrônomos, a área do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km. Portanto, trata-se de algo que está muito além da nossa capacidade de imaginação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É interessante perceber, também, que tudo o que observamos no universo distante refere-se a algo que aconteceu há muito tempo. Por exemplo: a Galáxia de Andrômeda, a mais próxima da Via Láctea, está a dois milhões de anos-luz de nós. Isso significa que, ao observá-la, não estamos vendo como ela é hoje, e sim como ela era há 2 milhões de anos, apesar de as estimativas afirmarem que ela ainda está do mesmo jeito.

Os objetos mais distantes já observados pelo homem são os quasares, um dos mais fascinantes elementos do universo. Isso porque alguns deles estão a cerca de 13 bilhões de anos-luz de nós, isto é, quase a idade do universo. Isso significa que eles são os corpos celestes mais antigos já observados pelo homem e que podem conter informações sobre a origem do Big Bang.

Ao que parece, quanto mais o homem conhece o universo, mais mistérios parecem surgir, evidenciando o fato de que a sua complexidade também parece estar em constante expansão.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Estruturas Geológicas
Conheça as estruturas geológicas da Terra, classificação que nos permite compreender melhor a formação do relevo terrestre.
Falhamentos e dobramentos
Movimentos geológicos que interferem na formação do relevo.
Formas litorâneas de relevo
Veja quais são as principais formas litorâneas de relevo, como enseadas, baías e outras.
Pseudovulcões
Pseudovulcões, O que são Pseudovulcões, O que são gêiseres, Como ocorre o fenômeno chamado de gêiser, Qual a diferença entre um Pseudovulcão e um vulcão convencional.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais
Quando realizamos uma divisão em partes inversamente proporcionais estamos dividindo um número de maneira proporcional ao inverso de outros números dados. Nessa aula veremos como repartir em partes inversamente proporcionais utilizando a definição e posteriormente um macete.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?