Serra Pelada

O Brasil, desde o período colonial, se destaca pela fartura de minerais em seu subsolo. O país ficou marcado pela grande quantidade de ouro encontrado durante os séculos XVII e XVIII. Após esse período, acreditava-se que o recurso aurífero brasileiro não seria mais encontrado em grandes proporções. Porém, em 1980 surgiu uma nova corrida em busca do ouro em Serra Pelada.

Serra Pelada, atual município de Curionópolis, é uma região localizada no Estado do Pará. Na década de 1980, essa área foi invadida por milhares de garimpeiros motivados pelo sonho de enriquecer rapidamente através do ouro.


Serra Pelada

O major do Exército, Sebastião Curió, era o responsável pela organização no garimpo, evitando, na medida do possível, confusões e atritos entre os trabalhadores. Uma das medidas estabelecidas foi a proibição de bebidas alcoólicas no local.

Rapidamente a área se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo. Aproximadamente 25 mil homens trabalhavam dia e noite e chegavam a tirar uma tonelada de ouro por mês. Conforme dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), somente no ano de 1983 foram extraídas cerca de 14 toneladas de ouro na área de Serra Pelada.
Esse fato fez com que muitos pensassem que as jazidas de ouro seriam capazes de enriquecer os garimpeiros. Porém, esse fato não se concretizou, e o que é pior, muitos morreram durante o trabalho.

As condições de trabalho eram precárias, calor intenso, utilização de escadas danificadas, barrancos altamente perigosos, poeira de monóxido de ferro no ar - que era inalada pelos trabalhadores; barracos improvisados, sem estrutura adequada para moradia. Mas apesar de todos esses aspectos negativos, os garimpeiros trabalhavam na esperança de “bamburrar” - expressão relacionada ao fato de enriquecer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Condições de trabalho em Serra Pelada

A produção aurífera em Serra Pelada decresceu e, em 1992, houve interrupção das atividades de extração de ouro na região. A grande cratera aberta para a retirada do ouro transformou-se num enorme lago. A Companhia Vale do Rio Doce recebeu uma indenização de 59 milhões do Governo Federal, pois tinha direitos sobre as jazidas de ouro, que foram invadidas pelos milhares de garimpeiros.

Em 2002, o Congresso Nacional aprovou um decreto que permitiu aos garimpeiros a execução de suas atividades em uma área próxima à Serra Pelada. Em poucos meses, aproximadamente 10.000 garimpeiros foram atraídos para essa região. Vários problemas ocorrem nessa nova área. A disputa de interesses políticos, líderes sindicais, mineradoras e antigos garimpeiros geram vários conflitos. Alguns com final trágico, como o assassinato de Antônio Lemos, que era o presidente do Sindicato dos Garimpeiros da região.

O ouro encontrado em Serra Pelada não gerou riqueza para a maioria dos garimpeiros, pelo contrário, apenas trabalho em péssimas condições e desilusão com a possibilidade de sair da miséria.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A meta ambiental é uma política de melhoria das condições naturais do país
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
Instalações da indústria de alumínio (Albrás), localizada na cidade paraense de Barcarena.
Atividade industrial na região Norte
A configuração de um setor indispensável no desenvolvimento de uma região.
Mapa de localização do Sertão nordestino
Sertão
Conheça a sub-região do Sertão nordestino, suas características principais e descubra os mitos e as verdades sobre a questão da seca.
Projeção de como ficará a Usina de Belo Monte, quando concluída
Usina de Belo Monte
Entenda as características e as polêmicas na construção da Usina de Belo Monte.
O aumento do preço das passagens foi o estopim para a revolta da população no Brasil ¹
A qualidade do transporte público no Brasil e os protestos
Compreenda os problemas do transporte público no Brasil que vêm gerando uma série de protestos no país.
A mineração pode gerar diversos impactos ambientais
Impactos ambientais da Mineração
Conheça os principais impactos ambientais da mineração, uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade.
A pirâmide etária da população brasileira
Distribuiçao da População Brasileira
Distribuição da População Brasileira, O que é a Distribuição da População Brasileira, Como ocorre a Distribuição da População Brasileira, As disparidades na Distribuição da População Brasileira.
Agropecuária e Recursos Naturais no Brasil
Agropecuária e Recursos Naturais no Brasil, A produção Agropecuária e a apropriação dos recursos naturais, Agropecuária e o processo de degradação ambiental, Recursos Naturais no Brasil é extremamente rico para o desenvolvimento de produção agropecuária.
Engenhos de açúcar primeira etapa da  indústria no país.
A industrialização brasileira
Saiba como se desenvolveu a industrialização brasileira ao longo dos séculos.
Grande parte da floresta desmatada é usada pela atividade agropecuária na região Norte.
Atividade agropecuária na região Norte
As características gerais da nova fronteira agrícola do país.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, o  Brasil apresenta 190.755.799 habitantes.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.