Whatsapp icon Whatsapp

Serra Pelada

Serra Pelada, localizada no estado do Pará, ficou conhecida como uma das maiores áreas de garimpo a céu aberto do mundo, pela exploração do ouro no final do século XX.
Placa de Serra Pelada no Pará.
A região de Serra Pelada foi uma das maiores áreas de mineração do Brasil.

Serra Pelada é uma região do estado do Pará, Norte do Brasil, marcada pela intensa exploração de ouro em meados do final do século XX. Essa região, em razão das suas vastas reservas minerais, atraiu milhares de trabalhadores em busca de melhores condições de vida. No entanto, o isolamento geográfico, a ausência de infraestrutura e as condições de trabalho resultaram em diversos problemas de ordem social e ambiental. A região de Serra Pelada ficou marcada por casos de violência, corrupção e danos ambientais. Atualmente, a área da reserva mineral está submersa em um grande lago artificial. A exploração de Serra Pelada mudou profundamente a estrutura econômica e a paisagem natural local.

 Leia também: Consequências do acidente na barragem de mineração em Mariana (MG)

Resumo sobre Serra Pelada

  • A região de Serra Pelada, localizada no estado do Pará (Brasil), foi uma das principais áreas de mineração do território brasileiro.

  • O início da exploração mineral da região ocorreu em meados da segunda metade do século XX, quando pequenas reservas de ouro foram descobertas.

  • A exploração de Serra Pelada era bastante rudimentar, por meio de garimpeiros autônomos, que não dispunham de vínculo empregatício e equipamentos de proteção.

  • A maior parte dos trabalhadores de Serra Pelada era formada por imigrantes de estados da região Norte e Nordeste do Brasil em busca de melhores condições de vida.

  • A acelerada exploração de ouro, em conjunto com a ausência de planejamento, culminou em diferentes problemas econômicos e ambientais na região.

  • A história de Serra Pelada, em razão do seu apelo econômico e social, foi contada por algumas produções audiovisuais, como filmes e documentários.

Onde fica localizada a Serra Pelada?

A região de Serra Pelada está localizada no estado do Pará, situado na região Norte do Brasil. Essa área compreende parte da Serra dos Carajás, uma das principais reservas minerais do território brasileiro. Atualmente, os limites de Serra Pelada fazem parte do município de Curionópolis, na região do sudeste paraense.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do garimpo em Serra Pelada

O início da exploração de ouro em Serra Pelada ocorreu em meados da segunda metade do século XX, quando pequenas reservas minerais foram descobertas na região, especialmente ao longo de curtos cursos de água. A partir de então, a área despertou interesse em torno da exploração de ouro, reunindo milhares de pessoas em busca da extração do referido metal precioso.

Nesse contexto, tanto a exploração local de Serra Pelada quanto a construção de povoados ao redor da área cresceram de forma exponencial. A região logo se tornou conhecida como uma das maiores áreas de garimpo a céu aberto do mundo; já as jazidas minerais locais foram amplamente exploradas, especialmente por garimpeiros autônomos.

Veja também: Extrativismo — exploração de bens de origem vegetal, animal ou mineral

Como funcionava o garimpo na Serra Pelada

A exploração garimpeira na região de Serra Pelada era considerada, de forma geral, como bastante rudimentar, destacando-se o uso de mão de obra manual para a abertura das cavas de mineração. O isolamento geográfico da região e a utilização de mão de obra autônoma resultaram em uma exploração mineral bastante arcaica e dificultosa. No mesmo contexto, foram construídos povoados com uma restrita infraestrutura de comércios e serviços para atender o grande volume de garimpeiros que chegavam à região semanalmente.

A partir do avanço das cavas de mineração da região e, ainda, do número de trabalhadores ligados à atividade garimpeira no local, houve uma intervenção do governo federal, no sentido de estabelecer maior controle sobre a exploração de ouro no local. Desse modo, foram estruturadas áreas de garimpagem e, ainda, escalas e hierarquias de trabalho a fim de controlar a atividade garimpeira. Mesmo assim, a região ficou conhecida pelo alto índice de violência, corrupção e grandes danos causados ao meio ambiente.

Como viviam os trabalhadores da Serra Pelada

A maior parte da mão de obra empregada em Serra Pelada era proveniente de outras regiões brasileiras, com destaque para estados do Norte e Nordeste do Brasil, que buscavam na atividade mineradora melhores condições de vida. Contudo, ao chegar à região, esses trabalhadores encontravam péssimas condições de serviço, marcadas pela ausência de materiais de proteção individual bem como por longas jornadas de trabalho.

O isolamento geográfico, a incidência de doenças e a ausência de estrutura básica de serviços, como água e esgoto, eram outros problemas encontrados pelos trabalhadores locais. Ademais, os garimpeiros desenvolviam atividades perigosas, como aberturas de cavas e movimentação de terras, e também estavam expostos a materiais químicos comumente empregados na exploração de ouro, como o mercúrio. Por fim, a violência e a corrupção, além das condições ambientais adversas, eram outros problemas encontrados por esses trabalhadores.

Consequências da exploração na Serra Pelada

A acelerada extração de ouro, em conjunto com a ausência de planejamento estrutural e exploratório da região da mina, culminou em diferentes problemas econômicos e ambientais na localidade de Serra Pelada. Nesse contexto, destaca-se que a região, mesmo com toda a riqueza explorada de suas terras, ainda vivencia um cenário de pobreza e exclusão social. No mesmo sentido, os garimpeiros que atuaram nela ficaram com sequelas geradas pelo trabalho pesado e insalubre, como problemas respiratórios.

No âmbito ambiental, Serra Pelada promoveu impactos ambientais importantes na paisagem natural, como a remoção da vegetação nativa, a poluição das fontes de água, a modificação do relevo local, a contaminação dos solos, a perda da biodiversidade, entre outros danos. Atualmente, a principal cava aberta durante o auge da mineração em Serra Pelada está coberta por água, formando um grande lago artificial.

Vista do lago que se formou na cava deixada em Serra Pelada
Vista do lago que se formou na grande cava deixada em Serra Pelada.[1]

Fim do garimpo na Serra Pelada

A exploração de Serra Pelada terminou de forma oficial em meados de 1992, em razão de diversos problemas estruturais e ambientais e, ainda, da exploração exacerbada das fontes minerais locais. A mina foi fechada por ordem do governo federal brasileiro, que ainda indenizou a empresa responsável pela área. Atualmente, há diversas empresas mineradoras que exploram áreas vizinhas à Serra Pelada, porém em um formato bastante diferente do praticado no auge de exploração dessa reserva mineral.

Filmes sobre Serra Pelada

A história de Serra Pelada, em razão do seu apelo econômico e social, foi contada por algumas produções audiovisuais, que exibiram especialmente as dificuldades encontradas pelos imigrantes e garimpeiros durante a exploração da região. Desse modo, destaca-se duas produções cinematográficas brasileiras que têm como temática Serra Pelada:

  • Filme Serra Pelada (2013), dirigido por Heitor Dhalia e que conta com a participação dos atores brasileiros Juliano Cazarré e Júlio Andrade.

  • Documentário Serra Pelada: a lenda da montanha de ouro (2013), dirigido por Victor Lopes e que conta com a participação de Sebastião Salgado.

Saiba mais: Principais impactos ambientais causados pela mineração

Curiosidades sobre a Serra Pelada

  • O nome de Serra Pelada é uma referência às formações de relevo da região com coberturas vegetacionais ralas e espaçadas.

  • A atual cidade de Curionópolis (Pará) recebeu esse nome em homenagem a um dos principais interventores de Serra Pelada: Sebastião Curió Rodrigues de Moura.

  • O contato direto com o mercúrio, metal líquido amplamente utilizado na exploração de ouro, resultou em inúmeros problemas de saúde para os garimpeiros locais.

  • Os direitos de exploração de Serra Pelada pertenciam à Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, uma das maiores mineradoras de todo o mundo.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

GORTÁZAR, N. G. O novo olhar de Sebastião Salgado sobre Serra Pelada. El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/26/cultura/1564157673_876694.html

INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO. Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto nos anos 80. IBRAM. Disponível em: https://ibram.org.br/noticia/serra-pelada-foi-o-maior-garimpo-a-ceu-aberto-nos-anos-80/

SAYURI, J. Como foi o garimpo em Serra Pelada?. Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-o-garimpo-em-serra-pelada

TERCI, M. R. Serra Pelada: as duras leis do tenente Curió. Aventuras na História. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/serra-pelada-duras-leis-do-tenente-curio.phtml  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Acidente em Mariana (MG) e seus impactos ambientais
Entenda um pouco mais sobre o acidente em Mariana e seus impactos ambientais para o Brasil.
Agropecuária e Recursos Naturais no Brasil
Agropecuária e Recursos Naturais no Brasil, A produção Agropecuária e a apropriação dos recursos naturais, Agropecuária e o processo de degradação ambiental, Recursos Naturais no Brasil é extremamente rico para o desenvolvimento de produção agropecuária.
Atividade agropecuária na região Norte
As características gerais da nova fronteira agrícola do país.
Desastre ambiental em Brumadinho
Entenda o desastre ambiental que ocorreu em Brumadinho (MG): saiba o que aconteceu com a barragem, tenha informações sobre o número de mortes e desaparecidos, além de compreender os problemas ambientais ocasionados em decorrência dessa tragédia. Veja também a reação de algumas organizações ligadas ao meio ambiente.
Distribuiçao da População Brasileira
Distribuição da População Brasileira, O que é a Distribuição da População Brasileira, Como ocorre a Distribuição da População Brasileira, As disparidades na Distribuição da População Brasileira.
Extrativismo
Clique aqui, saiba quais são os principais tipos de extrativismo e entenda os efeitos do extrativismo na natureza.
Garimpo
Clique aqui e conheça as principais características das atividades de garimpagem. Saiba quais são as consequências do garimpo.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Impactos ambientais da Mineração
Conheça os principais impactos ambientais da mineração, uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade.
Industrialização brasileira
Clique e veja como foi a industrialização brasileira. Entenda o desenvolvimento industrial do Brasil, as políticas públicas criadas e sua entrada na economia global.
Mineração
Entenda mais sobre mineração, atividade econômica sinônimo de desenvolvimento e também de impactos ambientais negativos.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
Recursos naturais
Entenda o que são os recursos naturais, quais são os seus tipos e as suas diferentes importâncias para a sociedade.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.