Whatsapp icon Whatsapp

Saneamento no Brasil

O saneamento no Brasil está em deficit, segundo o IBGE, 60% das residências localizadas em bairros carentes não possuem saneamento básico.
No Brasil, a maioria dos bairros pobres são desprovidos de saneamento básico
No Brasil, a maioria dos bairros pobres são desprovidos de saneamento básico

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social”. O saneamento ambiental consiste num conjunto de ações que inclui coleta de lixo, limpeza das vias públicas, tratamento de esgoto e fornecimento de água tratada para a população.

Esse serviço é de fundamental importância para proporcionar um ambiente saudável, pois sua ausência desencadeia diversos problemas: poluição dos recursos hídricos, contaminação da água e de alimentos, transmissão de doenças (febre tifoide, malária, diarreia, cólera, amebíase, hepatite A, etc.), odores, entre outros.

A maioria das cidades brasileiras apresenta déficit nos serviços de saneamento ambiental, em que grande parte do esgoto urbano é lançada em rios sem o devido tratamento, a rede de água tratada é insuficiente e a coleta de lixo não atende todas as residências. Essa situação é mais grave nos bairros pobres. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das residências localizadas em bairros carentes não possuem saneamento; nos domicílios das famílias com rendimento superior a cinco salários mínimos (acima de 2.550,00 reais), esse percentual é de apenas 24%.

O Brasil tem ampliado os serviços de saneamento, no entanto, não consegue acompanhar o ritmo acelerado da expansão urbana. Em 2008, 52,5% das residências do país possuíam rede de esgoto. Conforme o Ministério do Meio Ambiente, para se tratar 70% do esgoto nas cidades brasileiras, os gastos financeiros seriam de aproximadamente 12 bilhões de reais por ano.

Os custos para estruturação dos sistemas de saneamento são elevados, entretanto, os benefícios são extremamente relevantes, visto que esse serviço proporcionará a diminuição da degradação ambiental, redução de pacientes nos hospitais e no número de mortes por doenças infecciosas, originadas pela falta de saneamento, principalmente das crianças – a maioria dos óbitos de crianças com menos de 6 anos é provocada por doenças relacionadas à falta de saneamento ambiental –, além do mais importante, que é proporcionar ambientes saudáveis para todos os habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Ribeirinhos da região Norte.
A população da Região Norte
Conheça aspectos culturais e geográficos a respeito da população da região Norte.
Instalações da indústria de alumínio (Albrás), localizada na cidade paraense de Barcarena.
Atividade industrial na região Norte
A configuração de um setor indispensável no desenvolvimento de uma região.
Mapa da Região Centro-Sul do Brasil
Complexo Regional Centro-sul
Os aspectos físicos, hidrográficos, climáticos, econômicos e populacionais da região centro-sul.
O caramujo do gênero Biomphalaria é o hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni.
Esquistossomose
Aprenda um pouco mais a respeito da esquistossomose clicando aqui. Neste texto exploraremos o ciclo da doença, seus sintomas e tratamento.
O MST, principal movimento social do campo na atualidade.¹
Movimentos Sociais do Campo
As principais características dos movimentos sociais do campo e suas agendas de luta.
Antigamente, no Brasil, as famílias tinham muitos filhos.
Natalidade no Brasil
Natalidade no Brasil, Quando houve maior crescimento populacional no Brasil, A queda na Natalidade no Brasil, Os fatores da Natalidade no Brasil, As transformações ocorridas na Natalidade no Brasil.
A viabilidade econômica da cultura
O PIB Cultural
O PIB Cultural, O que é O PIB Cultural, Como desenvolve o PIB Cultural, Onde ocorre o PIB Cultural, O PIB Cultural, O PIB Cultural e economia, O PIB Cultural e o comércio, O PIB Cultural e investimentos.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, o  Brasil apresenta 190.755.799 habitantes.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
Região Sudeste
Conheça os principais aspectos geográficos da região Sudeste do Brasil. Entenda a importância política dessa região, assim como o seu dinamismo econômico.
O tratamento de água é uma importante ação de saneamento ambiental
Saneamento Ambiental
Saiba como se estrutura o saneamento ambiental, item primordial para a qualidade de vida no espaço das cidades.
Mapa de localização do Sertão nordestino
Sertão
Conheça a sub-região do Sertão nordestino, suas características principais e descubra os mitos e as verdades sobre a questão da seca.
Violência no Brasil
Conheça quais são as causas da violência no Brasil e quais consequências ela gera para a nossa sociedade. Saiba quais são os dados relativos a esse tema.
video icon
História
Quem foi Che Guevara?
Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Ernesto Guevara, mais conhecido como "Che" Guevara (1928-1967). Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Id. Contemporânea.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas