Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Taylorismo e Fordismo

Taylorismo e Fordismo

O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.


Dando prosseguimento à teoria de Taylor, Henry Ford (1863-1947), dono de uma indústria automobilística (pioneiro), desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em massa. Os países desenvolvidos aderiram totalmente, ou parcialmente, a esse método produtivo industrial, que foi extremamente importante para a consolidação da supremacia norte-americana no século XX.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os países subdesenvolvidos não se adequaram ao fordismo no sistema produtivo, pois a sua população não teve acesso ao consumo dos produtos gerados pela indústria de produção em massa.

A essência do fordismo é baseada na produção em massa, mas para isso é preciso que haja consumo em massa. Outra ideologia particular é quanto aos trabalhadores que deveriam ganhar bem para consumir mais.

Um dos símbolos do fordismo
Um dos símbolos do fordismo
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As indústrias atuam na transformação de matérias-primas em mercadorias
Industrialização do Mundo
O conceito de industrialização, suas etapas e o seu papel nas transformações no espaço geográfico.
Os sistemas de produção de bens, serviços e mercadorias interferem na vida em sociedade
Sistemas de produção
Confira os aspectos dos principais sistemas de produção: taylorismo, fordismo e toyotismo, com as suas respectivas particularidades.
O setor terciário concentra um elevado número de atividades
Terciarização da economia
Atualmente, as sociedades vêm passando por um processo de terciarização da economia. Entenda o que é e o que representa esse termo!
Taylorismo
Você sabe o que é taylorismo? Veja como esse modo de organização do sistema produtivo, criado por Frederick Taylor, revolucionou a produção industrial no mundo.