Tipos de poluição
Os tipos de poluição são determinados de acordo com o recurso ou elemento da natureza que é atingido, bem como as suas consequências para o meio ambiente e os seres humanos. São eles:
-
poluição atmosférica;
-
poluição hídrica;
-
poluição do solo;
-
poluição sonora;
-
poluição visual.
Sendo um problema ambiental amplo e que produz consequências danosas para o planeta Terra e para a saúde humana, é fundamental entender cada tipo de poluição e a maneira como ele ocasiona a degradação do meio em que estamos inseridos.
Leia também: Afinal, o que é poluição?
Resumo sobre tipos de poluição
-
Os tipos de poluição são responsáveis pela degradação dos recursos naturais e por prejuízos à saúde humana e à biodiversidade terrestre.
-
A poluição é classificada em cinco diferentes tipos:
-
Poluição atmosférica: poluição do ar resultante do lançamento de material particulado e gases como o CO2, o CH4 e os CFCs na atmosfera. Entre as suas causas está a queima de combustíveis fósseis.
-
Poluição hídrica: poluição da água causada pelo lançamento de elementos como lixo, dejetos urbanos e industriais, combustíveis e sedimentos que ocasionam a perda da sua qualidade física e das propriedades químicas e biológicas. Pode causar a contaminação.
-
Poluição do solo: poluição do substrato que tem como causas o manejo inadequado de insumos agrícolas, o descarte irregular de lixo e efluentes e outras consequências da ação humana sobre o meio.
-
Poluição sonora: o excesso de barulhos e ruídos, característico de grandes centros urbanos, se torna poluição sonora quando a intensidade do som ultrapassa 65 dB.
-
Poluição visual: também característica de grandes centros urbanos, esse tipo de poluição é gerado pelo excesso de placas, publicidades e outros estímulos visuais.
-
-
A poluição atmosférica é um dos principais tipos de poluição observada no Brasil. No entanto, os demais tipos também estão presentes.
-
Esse problema resulta na perda de qualidade de vida, no desequilíbrio ambiental, na diminuição da biodiversidade e em sérios problemas de saúde para os seres humanos.
Quais são os tipos de poluição?
A poluição é um problema socioambiental que afeta os diferentes elementos da natureza e provoca a degradação da qualidade de vida da população a partir da modificação de ciclos biogeoquímicos e dos componentes do meio ambiente. Diante da sua amplitude, convencionou-se dividir a poluição em sete tipos distintos. A seguir, confira o que é cada tipo de poluição e de que maneira ele é produzido.
→ Poluição atmosférica
Também conhecida como poluição do ar, a poluição atmosférica é a emissão de substâncias nocivas que alteram a qualidade do ar que constitui a atmosfera. Essas substâncias estão presentes principalmente nos gases que são gerados por meio da queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (diesel e gasolina), o carvão mineral e o gás natural. A fumaça que é emitida pelo escapamento de veículos, por fábricas e indústrias, no seu processo de produção, e pela queima de materiais, desde lixo no meio urbano até a vegetação, é uma das formas de emissão de poluentes na atmosfera.
Nota-se que os seres humanos são os principais responsáveis pela poluição atmosférica. Entretanto, existem fatores naturais que ocasionam a liberação de material particulado ou gases poluentes no ar, como a erupção vulcânica, a decomposição de material orgânico na superfície terrestre e a emissão de gases produzidos por animais, como rebanhos. Entre as substâncias que são as principais responsáveis pela poluição atmosférica, estão o dióxido de carbono (CO2), os clorofluorcarbonos (CFC), o metano (CH4) e o monóxido de carbono (CO).
→ Poluição hídrica
A poluição hídrica acontece quando há a inserção de elementos que alteram as propriedades físicas, químicas ou biológicas de determinado corpo hídrico, como rios, lagos, aquíferos, mares e oceanos. Não obstante a poluição da água não signifique, necessariamente, a contaminação desse recurso, a continuidade do problema pode causar a degradação da sua qualidade a ponto de torná-lo impróprio para o consumo direto e para o uso (recreativo ou não).
Da mesma maneira como os demais tipos de poluição, a poluição hídrica tem como causas a intervenção humana na natureza e as atividades que são realizadas pelos seres humanos. O descarte inadequado de material sólido (lixo) e de dejetos urbanos e industriais, os resíduos da atividade agrícola, o vazamento de combustíveis de embarcações, o derramamento de petróleo e o desmatamento estão entre os principais responsáveis pela poluição da água.
Ainda tratando-se de suas causas, a eliminação de águas aquecidas proveniente de indústrias ou usinas termelétricas e nucleares ou, ainda, o depósito de material radioativo provocam dois tipos muito particulares de poluição hídrica, respectivamente a poluição térmica e a poluição radioativa.
→ Poluição do solo
A poluição do solo é um problema que afeta mais de um terço de todos os solos do mundo. A degradação física e química do substrato, que resulta na perda de fertilidade e na sua desestruturação, é ocasionada pelas atividades econômicas desenvolvidas sobre ele e também pela ação direta dos seres humanos.
Nesse sentido, podemos citar como causas da poluição dos solos o manejo inadequado de defensivos agrícolas, o descarte irregular de lixo e dejetos urbanos, a superexploração para a extração de recursos minerais, o desmatamento e as queimadas, o pisoteio do solo pelos rebanhos, entre outros.
As substâncias que ocasionam a poluição química do solo são principalmente os pesticidas, os metais pesados e o fósforo e o nitrogênio em volumes excessivos que superam a capacidade de retenção daquele substrato.
→ Poluição sonora
A poluição sonora é a emissão voluntária ou involuntária de ruídos e barulhos no ambiente que causam perturbação e mal-estar. Isso acontece quando a intensidade do som ultrapassa o limite de 65 decibéis, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esse tipo de poluição é causado por fontes diversas, como pela buzina de veículos, motores em funcionamento, aparelhos de som ligados em volumes excessivos, equipamentos em obras, movimento de turbinas e geradores, sons emitidos por animais e até mesmo a dinâmica dos centros urbanos, sobretudo no período noturno, com o funcionamento de bares, restaurantes e casas de show. Apesar de ser mais comum no meio urbano, todos os tipos de ambiente estão sujeitos à poluição sonora.
→ Poluição visual
A poluição visual é um tipo de poluição muito comum no centro das grandes cidades, principalmente nas metrópoles. Ela é causada pelo excesso de estímulos visuais gerado por um conjunto de placas, outdoors com publicidades, letreiros, cartazes, luzes e outros elementos da paisagem que acabam provocando certo nível de perturbação devido ao acúmulo de informações.
Tipos de poluição no Brasil
O Brasil acumula uma série de problemas ambientais, entre eles está a poluição. Todos os tipos de poluição são identificados no país em maior ou em menor escala. O principal deles, no entanto, é a poluição atmosférica.
Para além da concentração de veículos nos centros urbanos e da ampla utilização de combustíveis fósseis no país, que ainda representam 35,1% da matriz energética brasileira, a poluição do ar está associada a outro problema ambiental: o desmatamento, que ocorre em maior escala na Mata Atlântica, na Amazônia e no Cerrado. O desmatamento, por si só, libera grandes volumes de CO2 na atmosfera, ao mesmo tempo que práticas como a das queimadas intensificam a emissão desses poluentes na atmosfera.
O volume de material particulado em suspensão no ar do Brasil é maior do que a meta estabelecida pela OMS, de 5,5 µg/m³. Enquanto isso, as cidades brasileiras registram, em média, uma concentração de 9 µg/m³. Apesar de o país ter apresentado uma queda significativa na poluição do ar nos últimos dos anos, o Brasil já chegou a ocupar a segunda posição entre os países que mais emitem gases poluentes para a atmosfera.
A poluição hídrica e dos solos também é uma realidade muito presente no Brasil, e ela se impõe a partir de um problema estrutural do território que é o acesso limitado às redes de saneamento básico. Uma parcela de quase um terço da população brasileira não é atendida por serviços como a coleta de lixo e pela coleta e tratamento de esgoto, o que resulta no lançamento de efluentes e dejetos diretamente nos corpos hídricos e no solo.
O desmatamento também contribui para o assoreamento dos rios, da mesma forma que a agropecuária comercial e o manejo inadequado de defensivos agrícolas e do solo proporcionam a degradação da qualidade tanto do substrato quanto da água.
Acesse também: Quais são os principais problemas ambientais brasileiros?
O que é poluição?
Poluição é uma condição definida como a degradação do meio ambiente por meio da presença de elementos responsáveis por ocasionarem a alteração das suas qualidades físicas, químicas ou biológicas.
A poluição é entendida como um problema ambiental grave que resulta na deterioração dos recursos naturais e dos componentes da natureza, como o ar, o solo e a água. Ela pode gerar a contaminação desses recursos e impedir o seu uso no médio e no longo prazo, o que afeta a qualidade de vida da população e impacta nos ciclos naturais, causando desequilíbrio ambiental.
Consequências da poluição
A poluição produz consequências para o meio ambiente, para a biodiversidade e também para os seres humanos. Considerando todos os tipos de poluição e sua ocorrência em meios distintos, podemos listar como consequências da poluição:
-
Limitação do acesso a recursos naturais, como a água e o solo.
-
Alterações no microclima local, como mediante a produção de ilhas de calor e da inversão térmica, ambos fenômenos típicos das cidades.
-
Proliferação de doenças por meio da criação de ambientes favoráveis aos seus vetores.
-
Esgotamento dos solos e possibilidade de desertificação de áreas.
-
Contaminação dos recursos naturais.
-
Eutrofização da água, o que diminui o volume de oxigênio dissolvido.
-
Perda de habitats naturais e deslocamento da biodiversidade.
-
Perda de biodiversidade devido à morte de animais e de plantas.
-
Desregulação de ciclos biogeoquímicos, o que causa desequilíbrio ambiental.
-
Desenvolvimento ou agravamento de doenças respiratórias, assim como alergias e problemas nas vias aéreas.
-
Irritação dos olhos, aumento da fadiga e do cansaço.
-
Problemas como irritabilidade, insônia e crises de ansiedade no caso da poluição sonora.
Exercícios resolvidos sobre tipos de poluição
Questão 1
(Encceja)
A poluição atmosférica pode ser definida como a presença de substâncias estranhas na atmosfera, resultantes da atividade humana ou de processos naturais, em concentrações suficientes para interferir direta ou indiretamente na saúde, segurança e bem-estar dos seres vivos. A partir da Revolução Industrial, surgiram novas fontes de poluição do ar devido à queima de combustíveis fósseis nos motores a combustão e nas indústrias siderúrgicas e, mais recentemente, nos veículos automotivos, além dos produtos químicos.
Jornal Brasileiro de Pneumologia, n. 32. 2006.
Nas metrópoles, uma política pública com elevada eficiência para reduzir as causas do problema ambiental apontado no texto é a:
A) expansão do setor secundário.
B) ampliação do transporte coletivo.
C) proibição do movimento migratório.
D) intensificação do atendimento hospitalar.
Resolução:
Alternativa B.
Uma maneira de se reduzir a poluição atmosférica nas grandes cidades é a melhoria e ampliação do transporte coletivo, o que deve incentivar o menor uso de veículos individuais e, assim, diminuir a queima de combustíveis fósseis.
Questão 2
(Unicentro) Observe a charge a seguir:

Sobre a poluição das águas denunciada na charge, assinale a alternativa correta.
A) A contaminação dos peixes não representa, em regra, um grande perigo para a população que se alimenta deles.
B) A relação sociedade-natureza resultou em um estado de desequilíbrio nos ambientes aquáticos, particularmente nos oceanos e mares.
C) Em sua relação com a natureza, a sociedade reserva os oceanos e os mares para absorção dos seus dejetos e purificação das águas, devido à sua capacidade autodepurativa.
D) O lixo hospitalar é tratado de forma adequada antes de ser jogado nos ambientes aquáticos, por isso não se constitui em grandes riscos ao ambiente.
E) Os diversos fatores químicos, físicos e biológicos presentes em ambientes marinhos atuam em favor da recuperação das águas.
Resolução:
Alternativa B.
A poluição das águas é um reflexo do descompasso existente na relação entre os seres humanos e a natureza que tem sido responsável pela degradação do meio ambiente e pela perda da biodiversidade.
Créditos de imagem
[1] Algi Febri Sugita / Shutterstock
[2] Marcio Jose Bastos Silva / Shutterstock
Fontes
COELHO, Thomaz. Quase toda a população brasileira respira ar poluído, de acordo com estudo. CNN, 30 jun. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/quase-toda-a-populacao-brasileira-respira-ar-poluido-de-acordo-com-estudo/.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Noise Pollution. National Geographic, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/noise-pollution/.
REDAÇÃO. Quais são os principais tipos de poluição ambiental? National Geographic Brasil, 15 ago. 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/08/quais-sao-os-principais-tipos-de-poluicao-ambiental.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Noise. WHO, 27 abr. 2010. Disponível em: https://www.who.int/europe/news-room/fact-sheets/item/noise.