Whatsapp icon Whatsapp

Taiga

A taiga é um bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, em países como Estados Unidos, Canadá e Rússia. É uma vegetação típica de clima frio, com elevado grau de adaptabilidade climática, em razão das temperaturas extremas.

 Esse bioma é conhecido pela homogeneidade das suas espécies vegetais. As árvores da taiga possuem troncos grossos e folhas aciculifoliadas. Já os animais típicos desse bioma estão adaptados ao clima frio. Além disso, é comum a ocorrência de precipitações de neve, características de regiões temperadas. Essas condições climáticas resultam em um solo pobre e raso.  

 A taiga é frequentemente confundida com a tundra. Porém, na tundra, não há espécies vegetais de grande porte, como na taiga. As árvores da taiga possuem grande tamanho e estrutura, sendo comumente empregadas nas indústrias, razão pela qual o bioma apresenta elevados índices de degradação ambiental.

Leia também: Caatinga – bioma exclusivamente brasileiro

Características da taiga

  • Localização da taiga

A taiga, também chamada de floresta de coníferas ou floresta boreal, está localizada na posição latitudinal intermediária do planeta Terra. Dessa maneira, está disposta em regiões de clima temperado, nos continentes América, Europa e Ásia. Essa formação vegetal está presente somente no Hemisfério Norte. As formações de taiga estão situadas:

- nos países norte-americanos Estados Unidos e Canadá;

- nas porções central e boreal da Europa; e

- também no norte da Ásia, em países como Rússia e Japão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Vegetação da taiga

A taiga é um tipo de vegetação florestal formado por árvores de grande porte. A vegetação rasteira é incipiente, uma vez que a extensa cobertura vegetal das árvores maiores impede a chegada da radiação solar no solo, dificultando o crescimento de plantas menores. É uma cobertura vegetal extremamente homogênea, com baixa diversidade de espécies vegetais, em razão de questões biogeográficas.

As espécies vegetais da taiga são típicas de clima frio. Dessa maneira, apresentam estruturas como caules grossos, que protegem as estruturas vegetais das baixas temperaturas, e também folhas aciculifoliadas, que impedem a acumulação de neve na sua superfície. Além disso, as espécies da taiga, em sua maioria, não perdem as folhas durante o inverno, fator que contribui para a resistência da planta em condições climáticas adversas.

A vegetação da taiga é extremamente uniforme, formada por árvores altas e que apresentam formato de cone.
A vegetação da taiga é extremamente uniforme, formada por árvores altas e que apresentam formato de cone.
  • Flora da taiga

As plantas da taiga possuem um elevado grau de adaptabilidade climática, sendo espécies altamente resistentes ao clima frio, inclusive com constantes precipitações de neve. Sua flora é homogênea e composta por espécies de grande porte, com caules grossos, folhas afiladas e, geralmente, copas com formato de cone.

Na taiga, predominam espécies vegetais do grupo das gimnospermas. As principais espécies de plantas encontradas na taiga são:

- pinheiros;

- cedros;

- nogueiras;

- faias;

- bétulas.

Leia também: Cacau – fruto originário da floresta tropical úmida americana

  • Fauna da taiga

A fauna da taiga apresenta vários mecanismos de sobrevivência a climas frios, como a hibernação. Além disso, é muito comum o movimento migratório de aves, por exemplo, que buscam refúgio em regiões mais quentes durante o inverno rigoroso da taiga.

Os animais da taiga também são adaptados ao clima mais seco da região, e o verão é comumente a estação com maior disponibilidade de alimento para os animais, em razão da elevação das temperaturas e da ocorrência de chuvas. Os animais típicos da taiga são:

- renas;

- alces;

- ursos-pardos;

- linces;

- porcos-espinhos.

  • Solo da taiga

O solo da taiga é variado, mas, no geral, bastante raso e pobre em nutrientes. Além disso, apresenta uma coloração esbranquiçada, apesar do grande acúmulo de matéria orgânica proveniente das árvores que compõem esse bioma.

Na taiga, há uma pequena incidência da luz solar no solo, em razão da extensa cobertura vegetal formada pelo topo das árvores. Dessa maneira, os processos biológicos do solo local são dificultados em função da ausência de radiação solar direta. Essa característica influencia, por exemplo, na dificuldade de desenvolvimento de plantas de pequeno porte, que são quase inexistentes na taiga. No mais, o solo da taiga apresenta baixa fertilidade, sendo necessária a adição de agroquímicos para o seu aproveitamento agrícola.

  • Clima da taiga

A taiga está situada na zona climática temperada do planeta. O seu clima é predominantemente frio, com variações como o subpolar. Dessa maneira, as temperaturas negativas são comuns. Já as temperaturas máximas ocorrem no verão, em valores médios de 20 ºC, valor considerado elevado para o bioma.

No inverno, os dias na taiga são curtos e há grandes volumes de precipitação de neve; no verão, predominam dias longos, com ocorrência de chuvas. A taiga apresenta grande variação de temperatura diária, a chamada amplitude térmica, principalmente nas estações de transição.

A taiga está situada em zonas de clima frio, onde é comum a precipitação de neve.
A taiga está situada em zonas de clima frio, onde é comum a precipitação de neve.

Degradação e conservação da taiga

A taiga é um bioma muito explorado pelas atividades humanas. A formação florestal oferece uma grande quantidade de madeira, em razão da presença de árvores de grande porte, com troncos grossos e muito resistentes. Sendo assim, a degradação da taiga está voltada principalmente para a atividade madeireira. As suas árvores são utilizadas para a construção de moradias, móveis e objetos diversos. Além disso, apresentam grande utilização na indústria de papel e celulose.

Nas últimas décadas, diferentes projetos nos países boreais têm buscado fomentar políticas de preservação da taiga. São exemplos dessas ações:

  • a criação de reservas naturais;

  • o incentivo ao reflorestamento;

  • o emprego de técnicas de manejo florestal; e

  • o desenvolvimento do ecoturismo.

Diferenças entre taiga e tundra

Os biomas taiga e tundra são frequentemente confundidos, uma vez que possuem características comuns, como o clima frio e a localização na porção norte terrestre. Porém, eles apresentam diferenças importantes no que toca à vegetação, por exemplo. A taiga apresenta árvores de grande porte, com troncos grossos, além de folhas aciculifoliadas. Já a tundra não possui árvores, sendo formada por espécies vegetais rasteiras, como musgos e líquens.

Além disso, outras diferenças entre os biomas estão na sua localização geográfica e climática. A tundra está localizada no extremo norte do planeta, enquanto a taiga situa-se em porções intermediárias, ainda nos limites do hemisfério setentrional. Por sua vez, o tipo climático típico da taiga é o frio, com varição como o subpolar. Já na tundra, o clima predominante é o polar e o frio de montanha.

Para saber mais sobre esse outro bioma presente no Hemisfério Norte, leia o texto: Tundra.

Ao contrário da tundra, a taiga possui árvores de grande porte na sua vegetação.
Ao contrário da tundra, a taiga possui árvores de grande porte na sua vegetação.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (IFSE 2018) Ocupam as regiões frias e mais setentrionais do Hemisfério Norte, encontradas no Alasca e no extremo norte da Europa, do Canadá e da Rússia, onde também são chamadas de Florestas de Taiga. A vegetação a que se refere o texto anterior é:

A) florestas temperadas.

B) altas montanhas.

C) florestas boreais ou de coníferas.

D) estepes e pradarias.

Resolução

Alternativa C. O enunciado apresenta o termo taiga, um dos nomes relacionados à vegetação de clima temperado que ocorre na porção norte do planeta, em regiões de frio intenso. A taiga também é chamada de floresta boreal ou floresta de coníferas.

Questão 2 – (UFU 2019) Composto por espécies muito utilizadas e exploradas pela indústria; estende-se por vasta região de terras baixas e pelas costas montanhosas da Europa, da Ásia e da América do Norte, de elevada amplitude térmica anual, e, por invernos longos e frios, abriga um número relativamente pequeno de espécies vegetais.

O bioma descrito refere-se:

A) à taiga ou floresta boreal.

B) às florestas temperadas.

C) às estepes.

D) à tundra.

Resolução

Alternativa A. A taiga é a formação vegetal localizada na porção norte do planeta, em regiões de clima frio, onde há grande incidência de neve. As espécies vegetais da taiga são muito utilizadas pela indústria, com destaque para as indústrias de madeira, papel e celulose, uma vez que as árvores possuem troncos grossos e resistentes.     

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Área da Patagônia argentina coberta pela vegetação do tipo estepe.
Estepes
Formação vegetal constituída basicamente por gramíneas.
O planeta Terra apresenta uma grande variedade de biomas
Biomas
Clique aqui e conheça os biomas aquáticos e terrestres do planeta Terra!
Deserto.
Desertos
Clique aqui e conheça as características e os principais desertos do mundo!
Cobertura vegetal de pradarias.
Pradarias
Formação vegetal desprovida de espécie arbórea.
A vegetação da savana apresenta arbustos, árvores de pequeno porte e plantas rasteiras
Savanas
Saiba mais sobre a savana, uma vegetação rica e diversa presente na África e também no Brasil.
Tundra
Conheça as características geográficas da tundra, bioma marcado pelas baixíssimas temperaturas. Entenda a diferença entre a tundra ártica e a alpina.
Imagem de um vulcão em erupção.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
video icon
Português
Liev Tolstói
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de Liev Tolstói, um dos escritores mais importantes da literatura russa. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.