Aspecto verbal
![Aspecto verbal Nessa fala, é possível notar que o verbo expressa um aspecto pontual da ação realizada pelo enunciador](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo_legenda/cc26c753ba633c1612d835336d6a115d.jpg)
Veja os verbos das orações a seguir:
(1) Ele começou a correr.
(2) Ele continua a correr.
(3) Ele acabou de correr.
Percebe-se que, em cada uma, os verbos possuem valores semânticos distintos e característicos ao contexto em que se insere o enunciador, denotando o ponto de vista deste. Assim, em (1), é notório o aspecto inicial da ação. Em (2), percebe-se que a ação incide sobre o seu processo de desenvolvimento. E, por fim, em (3), verificamos o valor conclusivo expresso pela ação verbal. Dessa forma, podemos distinguir as seguintes possibilidades do aspecto verbal:
a) Aspecto incoativo: designa o início da ação.
Exemplo:
Comecei a ler José de Alencar.
Pedro iniciou a reunião.
b) Aspecto permansivo: designa que o centro da ação verbal está em desenvolvimento, continuidade.
Exemplo:
Estou lendo José de Alencar.
Pedro permanece em reunião.
c) Aspecto conclusivo: designa que a ação verbal está em seu término.
Acabei de ler José de Alencar.
Pedro saiu da reunião.
Artigos Relacionados
![Por que não procurar alusões prontas para sua redação? Escrito"Por que não procurar alusões prontas para sua redação?" próximo à ilustração de uma estudante fazendo redação para o Enem.](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2023/08/por-que-nao-procurar-alusoes-prontas-para-sua-redacao.jpg)
Últimas notícias
Outras matérias
![Leptospirose Pessoa com as pernas na água](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/1-leptospirose.jpg)
![Inglês fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/ingles.jpg)
![Regra de três três dedos levantados](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/regra-de-tres.jpg)