Whatsapp icon Whatsapp

O adjetivo com valor de advérbio

O adjetivo com valor de advérbio ocorre no predicado verbo-nominal
O adjetivo com valor de advérbio ocorre no predicado verbo-nominal

O adjetivo com valor de advérbio retrata uma ocorrência que mais uma vez define o caráter dinâmico da língua. Você se lembra do processo de substantivação? Caso queira relembrar, acesse o texto “O processo de substantivação”. Deparando-se com as informações nele contidas, você perceberá que são várias as classe gramaticais que deixam de pertencer à sua forma original para desempenhar outra função, a de substantivo.

De forma semelhante aparecem os adjetivos, que vez ou outra funcionam também como advérbios. Por ser esse o ponto central da nossa discussão, vejamos agora os pontos que norteiam tal fato linguístico. Para tanto, comecemos a analisar estes enunciados, dispostos a seguir:

O garoto chegou eufórico  → Os garotos chegaram eufóricos.  
A garota chegou eufórica  → As garotas chegaram eufóricas.

Em todas elas, o adjetivo exercendo a função predicativa concorda em número e gênero com o substantivo a que se refere. Contudo, realizando uma análise mais apurada, constatamos que ele também modifica a ação expressa pelo verbo “chegar” (indicando o modo como os “sujeitos” chegaram). Em razão desse aspecto, ele pode, também, ter um valor adverbial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ora, em vez de tais construções, os enunciados poderiam ser expressos assim:  

O garoto chegou euforicamente.
As garotas chegaram euforicamente.

Um aspecto de notável relevância é que não houve a concordância antes demarcada, haja vista que na condição de advérbio ele assume uma forma invariável.

De posse dessas informações, podemos compreender bem o emprego do adjetivo no predicado verbo-nominal, haja vista que ele, mesmo não sendo constituído da terminação “-mente”, assume a posição de advérbio, como ocorreu nos exemplos anteriormente citados. A título de revê-los, temos:

O garoto chegou eufórico  → Os garotos chegaram eufóricos.  
A garota chegou eufórica  → As garotas chegaram eufóricas.

Temos assim um verbo que indica ação (chegou) + um verbo de ligação, mesmo que implícito (verbo estar) + um advérbio, o qual representa o modo como estavam a garota e o garoto.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Discorrendo acerca das locuções adjetivas
Em apenas um clique descubra um pouco mais sobre elas!
Morfossintaxe do adjetivo
Assim como ocorre com as demais classes, a morfossintaxe também se faz presente no adjetivo. Certifique-se de mais detalhes ao clicar aqui!
Particípio com valor de adjetivo
O particípio com valor de adjetivo ocorre com o particípio irregular, o qual passa a assumir tal posição.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!