Pousar ou posar?

Pousar ou posar? – essas circunstâncias linguísticas representam várias outras dúvidas do nosso dia a dia, quando o assunto é ortografia. Essas dúvidas são ocasionadas pelo fato de algumas palavras serem constituídas de traços semelhantes, tanto no que se diz respeito ao som quanto à grafia, sobretudo em se tratando das homônimas, parônimas e homógrafas. Contudo, vale mencionar que mesmo semelhantes em tais aspectos, elas divergem quanto ao significado. Por isso, é necessário que se tenha conhecimento o suficiente para que as ideias do discurso proferido sejam construídas evitando possíveis deslizes.

Nesse sentido, observemos as reais características que norteiam as expressões em estudo, de modo a empregá-las corretamente. Vejamo-las, portanto:

POUSAR faz referência a algo que se encontra no ar e que está prestes a tocar a superfície. Assim, podemos perfeitamente mencionar que o avião pousa, que às vezes pousamos os talheres sobre a mesa, que presenciamos alguém pousando em um determinando lugar, pousamos um objeto que ora carregamos sobre o chão, enfim, várias são as circunstâncias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto ao exemplo relacionado a alguém pousar em um determinado local, eis aí um fato que deu origem ao termo “pousada”, haja vista que tal local mantém uma estreita relação com “hospedagem, pernoite”.    

POSAR, cujas origens estreitam laços com o idioma francês, diz respeito ao ato de permanecer imóvel numa determinada posição, ao ato de fazer pose. Assim sendo, será que poderíamos afirmar que aquela atriz pousa ou posa para as fotografias?

Certamente que ela posa, tendo em vista as acepções semânticas que perfazem o termo em questão.

Eis então as características que demarcam tais termos, e que sem dúvida fazem toda a diferença no momento da utilização destes.

Pousar e posar possuem significados distintos. Pousar diz respeito a tocar a superfície, e posar se refere a fazer pose
Pousar e posar possuem significados distintos. Pousar diz respeito a tocar a superfície, e posar se refere a fazer pose
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assuntos relacionados
O emprego das palavras "perca" e "perda" pode gerar algumas dúvidas
Perca ou perda? Qual usar?
Por que é errado quando dizemos “perca de tempo”?
Trazido ou trago?
Qual é a maneira correta de se empregar o verbo “trazer”?
Tem e têm
Os alunos tem ou têm melhorado bastante nesses últimos meses? Saiba mais aqui!
Hoje são ou Hoje é?
Hoje são ou hoje é? Você sabia que as duas expressões são corretas? Confira aqui!
Haja vista deve ser sempre empregada de forma invariável
Haja vista ou haja visto?
Haja vista ou haja visto: embora representem expressões usuais, apenas a primeira considera-se como adequada.
“Dar-mos” e “darmos” são palavras que divergem quanto ao significado: aquela se refere à junção entre o pronome oblíquo “me” e o artigo masculino plur
Dar-mos e Darmos
Dar-mos se refere à junção entre o pronome oblíquo “me” e o artigo masculino plural “os”; e darmos, à forma infinitiva flexionada.
Tivesse e estivesse: uma forma pertence ao verbo estar; e a outra, ao verbo ter
Tivesse e estivesse
“Tivesse” pertence ao verbo ter; e “estivesse”, ao verbo estar.