Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Dúvidas de vocabulário
  4. Preconceito Linguístico x Variação Linguística

Preconceito Linguístico x Variação Linguística

Quando apontamos uma variação linguística como erro, cometemos o que chamados de Preconceito Linguístico.

A língua é dinâmica e está sujeita a inúmeras variações. Essa peculiaridade de toda e qualquer língua é o que chamamos de variação linguística, que está sujeita ao contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes estão integrados.

Essa pluralidade da língua é facilmente observada no Brasil, um país de extensão territorial e multiplicidade cultural significativas. As variações linguísticas acontecem porque, tendo em vista que a função primordial da língua é a comunicação, os falantes arranjam e rearranjam a língua de acordo com a necessidade de interação social.

Uma vez que essas variações visam à comunicação, jamais devemos considerá-las erros. Ao apontarmos essas alterações como erro, estamos cometendo o que chamamos de “preconceito linguístico”. Como todo preconceito, age-se maquiavelicamente em defesa de um dado status imposto como mais adequado e, por vezes, mais “bonito”.

Infelizmente, esse equivocado comportamento é corriqueiro aqui no Brasil. Você já deve ter visto afirmações pejorativas em relação à fala de quem mora no interior, por exemplo. Esse julgamento, em vez de contribuir para que sigamos em um processo educacional democrático, cria barreiras para o enriquecimento de nosso patrimônio cultural. A língua é responsável, segundo Biderman1 (1899), por transmitir a herança cultural de um povo que carrega aspectos de vida, das crenças e valores de uma sociedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada

Evocação do Recife – Manuel Bandeira

Algumas marcas do regionalismo no Brasil:

  • abestado: bobo, tolo

  • abirobado: maluco

  • avalie: imagine

  • pão de sal: pão francês

  • macaxeira: mandioca, aipim

  • arretado: bacana, legal; pessoa forte, concentrada, determinada

  • banda: lado, pedaço

  • bila: bola de gude

  • semáforo: sinal, sinaleiro, farol

É importante destacar ainda que as reflexões apresentadas anteriormente não são em defesa da queda da gramática e não respeito à norma-padrão. É necessário, é claro, que tenhamos consciência de que há normas que regem e são responsáveis por certa organização de nossa língua. Porém, não devemos nos esquecer do que é gramatical e do que é a língua em movimento em busca de alcançar sua função primordial: a comunicação.

Notas

1BIDERMAN, M. T. C. O léxico, testemunha de uma cultura. Actas do XIX Congresso Internacional de Linguística e Filoloxía Românicas. Universidade de Santiago de Compostela, 1989.

Variação linguística x Preconceito linguístico. Entenda a definição de cada um e não crie barreiras para o crescimento de nosso patrimônio cultural
Variação linguística x Preconceito linguístico. Entenda a definição de cada um e não crie barreiras para o crescimento de nosso patrimônio cultural
Publicado por: Mariana do Carmo Pacheco
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Variações linguísticas
Aprenda o que são variações linguísticas, por que ocorrem e quais são seus tipos. Entenda o que é preconceito linguístico e por que ele é um problema.
A linguagem, assim como a roupa, não pode ser a mesma em todos os momentos, por isso é importante atentar aos fatores de adequação linguística
Fatores de adequação linguística
Existem fatores que influenciam no momento da adequação linguística, quer saber quais são eles?
As variedades linguísticas podem ser encontradas nos diferentes dialetos e registros, elementos de nossa rica identidade cultural
Dialetos e registros no português brasileiro
Linguagem em movimento: Saiba o que são os dialetos e registros no português brasileiro.
Os dois registros, norma culta e norma popular, cumprem a função primordial da linguagem: comunicar
Norma culta x variações linguísticas
Norma culta x variações linguísticas: Clique e saiba mais sobre linguagem e comunicação!