Whatsapp icon Whatsapp

Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade foi um presente dado pela França para os Estados Unidos no século XIX e é um dos principais símbolos estadunidenses na atualidade.
Estátua da Liberdade, vista de cima para baixo, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A Estátua da Liberdade foi um presente da França em comemoração ao centenário da independência dos Estados Unidos.

A Estátua da Liberdade é um dos maiores monumentos do mundo. Localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na Ilha da Liberdade (Liberty Island), a estátua possui 91 metros de altura e foi um presente da França para os Estados Unidos para comemorar o centenário da independência do país, em 1876. Atualmente, recebe de três a quatro milhões de visitantes por ano.

Leia também: Bandeira dos Estados Unidos — o símbolo máximo dos estadunidenses

História da Estátua da Liberdade

A estátua da liberdade foi construída pelo escultor francês Frederic-Auguste Bartholdi, com estrutura projetada por Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e por Alexandre-Gustave Eiffel, mesmo engenheiro que projetou a Torre Eiffel.

A estátua foi concluída em Paris, na França, em 1884. O monumento foi enviado da França para os Estados Unidos em 350 partes. Ela foi construída em cobre, aço e cimento.

 Representação especulativa de como seria a Estátua da Liberdade, publicada um ano antes de a estátua ser erguida.
 Representação especulativa de como seria a Estátua da Liberdade, publicada um ano antes de a estátua ser erguida.

As partes foram enviadas para os EUA por navio, chegando ao país apenas em 1885. O pedestal do projeto foi feito em 1886, por Richard Morris Hunt. Após isso, a estátua levou quatro meses para ser montada.

A Estátua da Liberdade foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1886, pelo presidente estadunidense Grover Cleveland.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que a Estátua da Liberdade significa?

A Estátua da Liberdade foi um presente da França para os Estados Unidos como uma forma de celebrar o centenário da independência desse país em relação à Inglaterra.

A Estátua da Liberdade representa a deusa romana da liberdade — Libertas. Na mão direita, a deusa segura a Declaração da Independência dos Estados Unidos. A data de independência, 4 de julho de 1776, está escrita em numerais romanos na declaração.

Na mão esquerda, a tocha erguida representa a liberdade do povo estadunidense. A estátua também usa uma coroa, esta possui 25 janelas, que simbolizam as joias daquela terra, e sete raios, que representam os sete continentes e sete oceanos.

Qual o tamanho da Estátua da Liberdade?

Com o pedestal, a Estátua da Liberdade mede 92,99 metros. O monumento possui 225 toneladas, e, para chegar até o topo, é preciso subir 354 degraus, cerca de 22 andares.

Veja também: Muralha da China — uma construção chinesa que possui mais de 21 quilômetros de extensão

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

  • O nome oficial da Estátua da Liberdade é Liberty Enlightening the World (em português, “liberdade iluminando o mundo”).

  • Originalmente, a cor da Estátua da Liberdade era outra: cobre. No entanto, com a ação natural do tempo, o cobre oxidou-se, aproximando-se do verde-claro. A oxidação ocorreu cerca de 30 anos após a instalação da estátua. Na época, autoridades chegaram a cogitar a restauração do monumento, porém decidiu-se por deixar a nova cor.

  • O monumento foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco no ano de 1984.

  • Em 2007, a Estátua da Liberdade era um dos monumentos que constavam na lista para eleição das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, mas não conseguiu o posto.

  • Existem inúmeras réplicas da Estátua da Liberdade espalhadas pelo mundo.

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Independência dos Estados Unidos
Entenda o processo de independência dos Estados Unidos, realizado pela elite colonial insatisfeita com a metrópole.
video icon
Escrito"O que é nacionalismo?" sobre a representação do que é nacionalismo.
Sociologia
O que é nacionalismo?
A ideologia do nacionalismo está presente em vários locais no mundo. Das guerras mundiais ao tempo contemporâneo, várias ações políticas foram moldadas pelo nacionalismo. Veja isso e muito mais nesta videoaula.