Whatsapp icon Whatsapp

A Sociedade Feudal

Clero, nobreza e campesinato: a tríade fundamental da sociedade feudal.
Clero, nobreza e campesinato: a tríade fundamental da sociedade feudal.
Comparada aos dias de hoje, a sociedade feudal é reconhecida por uma mobilidade social bastante restrita. Em outras palavras, isso quer dizer que o indivíduo pertencente a uma determinada ordem acabaria se mantendo nela até o fim de sua vida. Dividia em três diferentes nichos, a sociedade dessa época está genericamente repartida entre clero, nobreza e campesinato.

Do ponto de vista cultural, a estabilidade desse modelo de organização pode ser
compreendida através do forte sentimento religioso da época. Segundo a pesquisa de historiadores do quilate de Georges Duby, a organização social da Idade Média era encarada como um desígnio divino que deveria ser passivamente seguido por todos os cristãos. Ir contra as desigualdades e a exploração dessa época significava afrontar uma harmonia proveniente dos céus.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


O clero ocupava o topo dessa hierarquia social. Entre os fins da Antiguidade e início da Idade Média, a Igreja estruturou um conjunto de normas que permitiu a disseminação do cristianismo por todo o mundo europeu. Além disso, os membros dessa ordem tinham grande influência entre os grandes proprietários e reis desse período. Ao longo do tempo, a própria instituição acumulou terras e conhecimento em uma época em que a leitura e a escrita era privilégio de poucos.

Logo em seguida temos a presença da nobreza, que detinha o controle sobre os feudos e todo o cenário político da época. Os grandes proprietários eram integrantes da alta nobreza, reconhecida pelos títulos de rei, príncipe, arquiduque, duque, marquês e conde. Abaixo tínhamos a pequena nobreza, sendo composta pelos viscondes, barões e cavaleiros. Estes últimos eram os mais expressivos representantes das forças militares que asseguravam a proteção das propriedades.

A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal. Vinculados a uma dura rotina de serviços, muitos camponeses esperavam que a penúria no mundo terreno fosse recompensada pela salvação de suas almas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Além desses representantes fundamentais da sociedade medieval, ainda podemos falar sobre a existência dos vilões e dos escravos. O vilão era um indivíduo livre que oferecia sua força de trabalho temporariamente a um senhor feudal. Dessa forma, poderia transitar entre diferentes propriedades e estava livre dos vínculos servis tradicionais. Já os escravos eram bastante escassos nessa época e geralmente ficavam responsáveis pela realização de trabalhos domésticos.
Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos de A Sociedade Feudal

As relações de suserania e vassalagem firmavam um elo de fidelidade entre dois nobres.
As relações de suserania e vassalagem
Um acordo de fidelidade estabelecido entre membros da classe nobiliárquica.
Castelos medievais, símbolo de ostentação e poder do senhor feudal
Castelo medieval, símbolo do feudalismo
Veja como os castelos medievais garantiram a segurança dos senhores feudais, suas famílias, nobres e servos contra ataques inimigos externos.
O clero influenciou diversas instâncias do mundo medieval.
Clero
A ordem que ocupava o topo da hierarquia social na Idade Média.
Os cavaleiros compunham uma importante parcela da ordem nobiliárquica feudal.
Nobreza
A classe detentora do poder das terras e das armas.
Observatório astronômico na universidade de Pádua, na Itália
O saber nas universidades medievais
Saiba mais sobre o surgimento das universidades e seu papel na perda da hegemonia sobre o conhecimento pela Igreja católica.
As revoltas camponesas no século XIV foram reprimidas violentamente pelos senhores feudais.
Revoltas camponesas no século XIV
Saiba como as relações de servidão (entre senhores feudais e camponeses), mantidas na Idade Média, levaram às revoltas camponesas, que contribuíram para a crise final do feudalismo.
Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal.
Servos
Clique aqui e compreenda qual era o papel dos servos na sociedade feudal!
Vilões e escravos compunham uma minoria entre a população camponesa medieval.
Vilões e escravos
Dois peculiares grupos que integravam a sociedade feudal.
video icon
Química
Por que o gás hélio deixa a voz fina?
Você já deve ter brincado alguma vez com balões cheios de gás hélio em uma festa de aniversário ou feira livre que venda essas bexigas, por exemplo. A brincadeira consiste em inalar o gás, que, por sua vez, age nas pregas vocais, afinando a voz, mas por que isso acontece? Descubra neste vídeo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.