Whatsapp icon Whatsapp

Acádios

Os acádios, ou acadianos, foram um dos povos da Antiguidade que habitaram na região da Mesopotâmia entre os anos 2300 e 2200 a.C.
Cabeça de bronze de um governante acadiano, descoberta em Nínive em 1931.
Cabeça de bronze de um governante acadiano, descoberta em Nínive em 1931, provavelmente representando Sargão ou o seu neto Naram-Sin. [1]

Os acádios ou acadianos foram um dos povos da Antiguidade que habitaram na região da Mesopotâmia. Eles surgiram por volta dos anos 2300 e 2200 a.C. como um exército invasor na tentativa de dominar os povos sumerianos (Suméria) que viviam antes ali.

Sargão, o mais importante rei dos acádios, também chamado de Sargão, o Grande, é considerado o primeiro personagem já registrado na história em erguer um império — o Império Acádio. No entanto, apesar de ter sido o primeiro império do mundo, os acádios tiveram um tempo muito curto de existência, aproximadamente 180 anos.

Leia também: Assírios — povo mesopotâmico que conseguiu construir um grande império

Resumo sobre os acádios

  • Os acádios eram de origem semita, isto é, uma junção entre árabes e hebreus, e sua cultura teve uma forte influência dos sumérios, um povo que vivia na região antes da chegada dos acádios.

  • A economia acadiana era baseada na agricultura, que dependia das cheias dos rios Tigre e Eufrates, que enriqueciam o solo na região onde eles habitavam — Mesopotâmia. Também havia a prática do escambo, isto é, a troca de um produto por outro visto que não havia moedas naquela época.

  • Os acádios eram politeístas, e o rei era visto como um representante de deus na Terra.

  • Sargão foi o mais importante rei, responsável por transformar o povo acadiano em um império. O Império Acádio é considerado o primeiro império do mundo.

Características dos acádios

  • Sociedade dos acádios

A sociedade acadiana era de origem semita — isto é, uma junção entre árabes e hebreus — que dominou os sumérios e preservou muitos de seus costumes. Era uma sociedade politeísta, ou seja, cultuava diversos deuses e praticava o militarismo em defesa do império, que estava em constante expansão. O Império Acádio foi o primeiro império da Mesopotâmia e do mundo.

  • Economia dos acádios

A economia acadiana tinha como base a agricultura, que dependia das cheias dos rios Tigre e Eufrates, os quais enriqueciam o solo da região. Como naquela época não existia moeda, também havia a prática do escambo, isto é, a troca de um produto ou serviço por um outro produto ou serviço. Naquela ocasião, metais e cevada eram muito utilizados na prática do escambo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Governo dos acádios

O governo acadiano era a monarquia, pois era o rei que decidia quase todas as questões políticas, jurídicas e sociais para a manutenção do império. O rei era um tipo de representante de deus na Terra.

  • Política dos acádios

O controle do rei nas decisões do Império Acadiano configurava um Estado centralizado. Os acadianos também realizavam campanhas militares para a permanência do império.

  • Cultura dos acádios

A cultura acadiana está relacionada às grandes construções de suas cidades, com templos e palácios que, na maioria dos casos, tinham a finalidade de representar deuses e animais através da arte e arquitetura. Havia também a escrita cuneiforme, uma escrita inventada pelos sumérios. Diversas obras literárias sumerianas foram transcritas, levando-nos a crer que os acádios foram influenciados pela cultura sumeriana.

História dos acádios

Os acádios foram um dos povos da Antiguidade que habitaram na região da Mesopotâmia (palavra que significa “terra entre rios”), uma região banhada pelos rios Tigre e Eufrates onde hoje é o Iraque. Eles surgiram por volta dos anos 2300 e 2200 a.C. como um exército invasor na tentativa de dominar os povos sumerianos (Suméria) que viviam antes ali.

Sargão, o mais importante rei dos acádios, também chamado de Sargão, o Grande, é considerado o primeiro personagem já registrado na história em erguer um império — o Império Acádio. Além de ter sido monarca, também foi um líder militar responsável por expandir o império acadiano, dominando regiões que conhecemos hoje como o sul do Iraque até o norte da Síria, o Líbano e o sul da Turquia.

No entanto, apesar de ter sido considerado o primeiro império da história, os acadianos tiveram um curto período de existência devido aos conflitos ocasionados com a chegada de outros povos na Mesopotâmia, como os gútios e os elamitas. Mais tarde vieram os amoritas, os cassitas, os hititas, os assírios, os caldeus, entre outros povos que configuram o que conhecemos como história da Mesopotâmia.

Leia também: Fenícios — a civilização conhecida pelo desenvolvimento da navegação

Curiosidades sobre os acádios

  • Os acádios foram um povo da Mesopotâmia que formou o primeiro império do mundo.

  • Apesar de terem ganhado a guerra contra os sumérios e dominado suas terras, os acádios se inspiraram diretamente neles para aprimorar sua cultura e costumes.

  • A Mesopotâmia era um território bilíngue. Enquanto a língua suméria era considerada sagrada, a língua acádia era mais popular, tornando-se a mais falada e escrita da época e, consequentemente, considerada a primeira língua em uso do mundo.

  • O rei Sargão foi tão importante que os acádios o viram como deus depois de sua morte.

  • O Império Acádio, apesar de ser considerado o primeiro império do mundo, durou apenas 180 anos.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

ARDISSÃO, Marcell de Oliveira. Nas artérias do Crescente Fértil. São Paulo: Perse Editora, 2020.

WELLS, H. G. UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO. Porto Alegre: L&PM, 2013.

Publicado por Marcell de Oliveira Ardissao

Artigos Relacionados

Assírios
Aprenda mais sobre os assírios, povo mesopotâmico que formou um grande império e ficou conhecido pelo seu poderoso exército.
Fenícios
Clique aqui e saiba quem foram os fenícios. Conheça suas principais características e saiba qual é a relação que tiveram com os gregos e com os romanos.
Mesopotâmia
Clique aqui e saiba mais sobre os povos que habitaram a Mesopotâmia. Saiba também a história dessa região, e conheça quais foram os legados de suas sociedades.
Sumérios e Acádios
Conheça duas grandes civilizações que habitaram a Mesopotâmia: os sumérios e os acádios.
video icon
"Palavras do Quimbundo" escrito sobre a bandeira da Angola com diversos símbolos: um pandeiro, tambor, uma mulher negra segurando um bebê
Português
Palavras do Quimbundo
Samba, cafuné, caçula, moleque, quitanda... são muitas as palavras do quimbundo que fazem parte do nosso dia a dia e reforçam a definição do português enquanto língua multicultural. Assista ao vídeo e conheça mais desse idioma.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?