Whatsapp icon Whatsapp

Aton, o Deus único do Egito

Durante o governo do faraó Amenófis IV, houve a aclamação de Aton, o Deus único do Egito. Isso provocou uma reviravolta teológica e política.
O Deus Aton era representado, no Egito Antigo, pelo Disco Solar
O Deus Aton era representado, no Egito Antigo, pelo Disco Solar

O Egito Antigo caracterizou-se, durante seus vários séculos de vigência civilizacional, por ter uma cultura de grande impacto, construções monumentais, como as grandes pirâmides do vale de Gizé, e sistemas de significação bastante complexos, como as forma de escrita hieroglífica e hierática. Contudo, essa cultura também teve por característica um sistema religioso também bastante complexo, indo do culto a várias divindades, tanto para o mundo dos vivos quanto para o mundo dos mortos, ao culto de um Deus central, para o qual tudo passou a convergir. Esse Deus, representado pelo disco do Sol, era Aton.

Todas as atividades da sociedade egípcia eram, até o reinado de Amenófis IV, que durou de 1323 a 1336 a.C., ligadas a um deus específico. Havia uma divindade para a prática médica, para a arte, para o mundo dos mortos etc. Havia, inclusive, uma divindade associada ao Sol, o Deus Rá, ou , como também era designado. Amenófis IV passou então a promover uma reforma religiosa que tinha por objetivo reduzir a ampla gama de deuses a um só Deus principal. Um dos objetivos do faraó era cercear o poder dos sacerdotes que estavam diretamente associados ao culto politeísta.

Amenófis IV, então, mudou seu nome para Akhenaton e passou a fixar o culto ao Deus Aton, a divindade representada pelo Sol, que reunia em si todas as funções que os outros deuses possuíam, inclusive a do deus Rá, como explicita o pesquisador Eduardo S. Passos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As especulações teológicas, que se iniciaram com a unificação dos diversos deuses-Sol como particularidades do deus Ré, atingem um novo patamar durante o reinado de Amenófis IV, com a sobreposição do deus Aton à Ré. Apesar de Ré continuar sendo a parte visível do Sol, há uma ruptura radical, pois Aton transforma-se no senhor do Sol. Pela primeira vez na teologia egípcia, a mais alta divindade é uma força invisível capaz de iluminar toda a criação, inclusive as antigas divindades. Para contemplar está nova ordenação, o próprio rei muda seu nome para Akhenaton, o espírito de Aton. Deste modo, o domínio de Deus e do faraó já não são apenas o Nilo, mas todo o mundo visível.[1]

Vê-se que Aton era, de fato, o Deus do universo visível, e não apenas daquilo que habitava a região dos vales do rio Nilo. Houve, portanto, não apenas uma alteração teológica, mas também uma transformação no seio da “religião política” egípcia, haja vista que o faraó passou a ser considerado também o principal mediador entre Aton e os demais viventes. O termo “Akhenaton” significa “espírito de Deus”.

NOTAS

[1] PASSOS, Eduardo S. Eric Voegelin e as Religiões Políticas: o substrato comum entre a religião e a política. SOL NASCENTE – Revista do Centro de Investigação sobre Ética Aplicada [CISEA]. Província de Huambo, Angola. p. 4.

Publicado por Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Os egípcios cultuavam vários deuses que possuíam, cada um, características peculiares
A Religião do antigo Egito
A religião do antigo Egito foi sempre motivo de fundamental respeito e austeridade dessa antiga civilização.
Imagem em que a pesagem do coração no Tribunal de Osíris é representada.
A morte no Egito Antigo
Sabia como os antigos egípcios encaravam a morte.
A reunificação de Mentuhotep II e o desenvolvimento da arte pictórica marcam o Médio Império.
Egito – Médio Império
A prosperidade e as disputas que marcaram esse período.
O Reino de Axum foi um dos mais poderosos do continente africano
Reino de Axum
Conheça a origem e as características do Reino de Axum, um dos mais poderosos do continente africano.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.