Whatsapp icon Whatsapp

Batalha de Poitiers

A Batalha de Poitiers foi travada em 732 entre o reino dos Francos e o Emirado de Córdoba.
A Batalha de Poitiers ocorreu em 732
A Batalha de Poitiers ocorreu em 732

Sabemos que nos séculos VII e VIII houve uma gradual e pujante expansão do islamismo. Essa expansão começou na Península Arábica, onde o profeta Maomé começou a promover as suas primeiras conversões, depois se estendeu em direção à região da Anatólia, atual Turquia, ao Norte da África e ao Mar Mediterrâneo. Essa expansão logo alcançou também o continente europeu. A Península Ibérica foi quase completamente tomada pelos muçulmanos em pouco tempo. O acontecimento que marcou o refreamento do avanço islâmico sobre a Europa foi a Batalha de Poitiers, travada em 732.

A Batalha de Poitiers foi travada entre o reino dos Francos, um dos primeiros reinos cristãos, então comandado por Carlos Martel, e o emir de Córdoba (um dos centros políticos islâmicos formados na Espanha), Abd al-Rahman. Os conflitos entre muçulmanos e francos já datavam desde a segunda década do século VIII, haja vista que o Emirado de Córdoba foi instituído em 711. Na passagem da década de 720 para 730, os muçulmanos conseguiram avanços significativos, adentrando os territórios de cidades importantes do centro-sul da França, como Avignon, Lyon e Bourdeaux.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para conter o avanço dos islamitas, Carlos Martel posicionou suas tropas entre as cidades de Tours e Poitiers, local onde seria travada a batalha decisiva contra os exércitos de Abd al-Rahman. Um dos problemas era o fato de o exército franco ser composto fundamentalmente de infantaria, isto é, de soldados que lutavam sem o auxílio de animais, como cavalos. Os muçulmanos, ao contrário, valiam-se da cavalaria. Em compensação, os francos eram mais bem equipados com armas como machados, lanças e espadas.

O exército de Carlos Martel adotou a estratégia da formação de falanges (formações de infantaria) em forma de quadrado para suportar os golpes pelos flancos, desferidos pela cavalaria muçulmana. A batalha durou cerca de sete dias, gerando uma cena de carnificina. A vitória foi dos cristãos e representou um ponto importante para a formação do que entendemos hoje por Europa.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

Expansão Islâmica
Saiba como ocorreu o início do processo de expansão islâmica no século VII e quais foram as divergências entre os califas – sucessores de Maomé.
Reino dos Francos
Império Romano do Ocidente, Clóvis, Igreja Católica, reis indolentes, major domus, prefeito do palácio, Batalha de Poitiers, Pepino, o Breve; Patrimônio de São Pedro, Carlos Magno, missi dominici, marqueses, duques, Tratado de Verdun, Carlos, o Calvo; Luís, o Germânico; Lotário, capetíngios, normandos, magiares e árabes.
video icon
Escrito"O Estado de Israel e seus conflitos" sobre imagem da Bandeira de Israel fixada no mapa da faixa de Gaza.
Geografia
O Estado de Israel e seus conflitos
Entenda as particularidades do processo de formação do Estado de Israel e os conflitos árabe-israelenses ao longo do século XX.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.