Whatsapp icon Whatsapp

Trégua de Natal na Primeira Guerra

A Trégua de Natal na Primeira Guerra ocorreu entre as tropas que combatiam próximo a Ypres em 1914.
A trégua de Natal foi um dos acontecimentos mais inusitados da Primeira Guerra
A trégua de Natal foi um dos acontecimentos mais inusitados da Primeira Guerra

Que a Primeira Guerra Mundial, ou “A Grande Guerra”, travada entre os anos de 1914 e 1918, inaugurou um tipo de guerra absolutamente destrutivo e mortal nós já sabemos, haja vista os milhões de mortos por ela produzidos que não encontram par em guerras que a antecederam. Todavia, há alguns detalhes dessa guerra que passam despercebidos do grande público. Um deles refere-se à chamada “Trégua de Natal”, ocorrida nas trincheiras próximas à cidade de Ypres, na Bélgica, em 24 e 25 de 1914, entre soldados alemães e os seus rivais ingleses e franceses.

Antes do Natal de 1914, a guerra já havia chegado à Bélgica e, em especial, à região de Ypres, que foi palco da primeira fase, em novembro, de uma batalha longuíssima e que prosseguiria em 1915. Tanto as tropas do exército imperial alemão quanto as tropas britânicas e francesas haviam marcado suas posições por meio de trincheiras cavadas nas cercanias de Ypres. Os ataques eram variados e consistiam em bombardeios, tiros com rifles de assalto e tentativas de avanço territorial. Durante os dias de novembro em que a batalha transcorreu, essa era a rotina dos combatentes. Entretanto, no mês de dezembro, o que era impensável ocorreu.

Leia também: 25 de dezembro - Dia de Natal

Como ocorreu a trégua de Natal?

O inverno intensificou-se ainda mais na região, e os soldados retrocederam para suas posições e praticamente não mais empreendiam combate. Às vésperas do Natal, foi possível observar, de uma trincheira para outra (que ficavam à distância de algumas dezenas de metros umas das outras), alguns soldados em clima festivo, fumando, bebendo e comendo sem se importar de serem vistos pelos inimigos. Essa postura, inicialmente isolada, contaminou todos os presentes no conflito daquela região, desde os oficiais de alta patente até o soldados rasos. Por fim, soldados passaram a sair das trincheiras, atravessar a zona de fogo (conhecida como “terra de ninguém”), chegar até a trincheira inimiga para desejar feliz Natal aos rivais e, eventualmente, trocar comida e charutos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há inúmeros relatos dessa trégua. Um deles foi dado pelo Capitão C. I. Stockwell, pertencente ao Royal Welsh Fusiliers, do exército britânico. Disse Stockwell que: “Às 8:30h do dia 26, eu disparei três tiros para o ar, ergui uma bandeira com os dizeres 'Merry Christmas' e subi da trincheira. Os alemães levantaram uma placa com os dizeres 'Thank you' e o capitão deles apareceu no alto da trincheira. Nós nos saudamos e retornamos às nossas trincheiras. Em seguida, ele fez dois disparos para o ar. A guerra havia começado novamente.” [1]

Esse e outros relatos semelhantes dão margem para reflexões a respeito da estrutura psicológica dos combatentes da Primeira Guerra, que, nesse caso específico, oscilou entre cumprir ordens superiores e não ter contato amistoso com os inimigos e descumpri-las e fazê-lo. Talvez o clima do Natal, que era uma festa comum às nações europeias envolvidas no conflito, tenha contribuído, estritamente, para a segunda opção tomada pelos soldados.

NOTAS

[1] THEODORO, Reinaldo V. A Trégua de Natal. In: Clube SOMNIUM, 2004. p.6.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

As fases da Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial, As fases da Primeira Guerra Mundial, guerra de posições, guerra de movimento, guerra de trincheiras, Batalha do Marne, Tríplice Aliança, Tríplice Entente, armistício de Compiègne.
Causas da Primeira Guerra Mundial
Conheça as principais causas que levaram a Europa a iniciar a Primeira Guerra Mundial e diversas curiosidades relacionadas ao conflito.
Consequências da Primeira Guerra Mundial
Descubra quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial. Veja como essa guerra modificou o mapa-múndi, a geopolítica mundial e a sociedade.
Tratados da Primeira Guerra Mundial
Tratados da Primeira Guerra Mundial, Primeira Guerra Mundial, O mundo depois da Primeira Guerra Mundial. Tríplice Entente, Tríplice Aliança, Tratado de Versalhes, Tratado de Saint-German, Catorze pontos para a paz.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.