Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Primeira Guerra Mundial
  4. As fases da Primeira Guerra Mundial

As fases da Primeira Guerra Mundial

Após o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando, o Império Austro-Húngaro declarou guerra contra os sérvios em 1º de agosto de 1914. Logo em seguida, a Rússia, contrária à dominação austríaca nos Bálcãs, se envolveu no conflito dando apoio militar à Sérvia. A partir de então, os acordos firmados entre a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança colocaram as maiores potências econômicas em um desgastante e penoso conflito.

Ao contrário do previsto, esse conflito não foi resolvido em um curto prazo de tempo. O equilíbrio militar entre as nações envolvidas na guerra fez com que as batalhas se arrastassem ao longo de quatro anos e três meses. Entre os meses de agosto e novembro de 1917, a Primeira Guerra Mundial ficou marcada pelo período da chamada “guerra de movimento”. Nessa fase inicial observava-se a concentração das tropas alemãs na fronteira da França para que pudessem, em pouco tempo, controlar a cidade de Paris.

De acordo com o planejamento militar da Tríplice Aliança, essa primeira conquista era de fundamental importância para que seus exércitos tivessem maior força contra os russos. Inicialmente, os alemães conseguiram invadir o território francês e colocar suas tropas nas ruas da cidade de Paris. Na porção oeste, o ataque russo dispersou as tropas alemãs. Logo em seguida, a entrada da Inglaterra no conflito salvou a França de uma rendição com a vitória na Batalha do Marne.

A deflagração de tais resultados no conflito deu fim à guerra de movimento e trouxe maior equilíbrio nas batalhas seguintes. A partir de 1915, a guerra entrou em uma nova fase chamada “guerra de posições” ou “guerra de trincheiras”. O avanço militar dos dois lados era limitado e cada vitória era obtida a enormes custos financeiros e humanos. Exércitos inteiros se enfrentavam em trincheiras cheias de arame farpado e lama, onde a propensão a epidemias e as baixas temperaturas promoviam sua própria carnificina.

Somente a partir de 1917 que esse quadro indefinido da Primeira Guerra ganhou novos contornos. O uso de tanques e aviões possibilitou o fim da estagnação que marcou o período das trincheiras. Entretanto, duas outras modificações políticas tiveram ainda maior importância nos destinos do conflito: a saída da Rússia (que enfrentava o início de sua revolução socialista); e a entrada dos Estados Unidos (que forneceram mais de um milhão de soldados à Tríplice Entente).

O fôlego dado aos países aliados foi suficientemente capaz de derrubar as nações da Tríplice Aliança e deixar os alemães sem condições mínimas de reação. Na França, as tropas aliadas conseguiram expulsar os alemães com uma vitória nos campos de batalha próximos ao rio Marne. Logo em seguida, as forças italianas (que passaram para a Entente em 1915) bateram os austríacos e a Inglaterra subjugou os inimigos turco-otomanos.

A iminente derrota da Alemanha forçou o kaiser Guilherme II a renunciar ao seu cargo político. Desestabilizado e sem nenhum apoio militar, o governo alemão assinou o armistício de Compiègne, em novembro de 1918. Dessa maneira, a vitória da Tríplice Entente estava assegurada. A partir de então, começaram as negociações diplomáticas que resolveriam a situação dos vencedores e dos vencidos na Primeira Guerra Mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

A guerra de movimento e a guerra de trincheiras: diferentes momentos da Primeira Guerra Mundial.
A guerra de movimento e a guerra de trincheiras: diferentes momentos da Primeira Guerra Mundial.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Soldados alemães, em Nuremberg, durante um grande encontro do Partido Nazista realizado em 1936.*
O nazismo era de esquerda ou de direita?
Clique no link e tenha acesso a este texto que trata a respeito de uma grande polêmica existente atualmente a respeito do nazismo: esse partido era de esquerda ou de direita? Leia este texto e entenda qual é a posição vigente entre historiadores e cientistas políticos.
Crianças vítimas do genocídio armênio
Genocídio e etnocídio
Você conhece a diferença entre genocídio e etnocídio? Embora sejam conceitos diferentes, eles estão relacionados. Saiba mais!
Woodrow Wilson ofereceu um acordo interessado em evitar outras grandes guerras.
Os 14 pontos de Wilson
O tratado que ofereceu uma “paz sem vencedores”.
Charge satirizando a intromissão das grandes potências na região dos Bálcãs.
Questão balcânica
A disputa imperialista que serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial.
O marechal von Hindenburg foi o segundo presidente da República de Weimar
República de Weimar
Conheça as principais características da República de Weimar, que foi promulgada na Alemanha, em 1919.
A superpopulação urbana é uma característica das sociedades de massa
Sociedade de massa
Sociedade de massa é o nome que damos à atual configuração das sociedades contemporâneas. Saiba mais sobre o assunto aqui!
A trégua de Natal foi um dos acontecimentos mais inusitados da Primeira Guerra
Trégua de Natal na Primeira Guerra
Saiba mais sobre a chamada Trégua de Natal na Primeira Guerra, que ocorreu nas imediações de Ypres, Bélgica.
Rosa Luxemburgo foi uma das fundadoras da Liga Espartaquista *
Revolução Alemã (1918-1919)
Entenda a Revolução Alemã, isto é, a tentativa de instauração de um regime comunista na Alemanha!
Pintura da visão panorâmica de Paris, em 1900, durante a “Exposição Universal”
Belle Époque
Você sabe o que é Belle Époque? Conheça o período da história ocidental que se situou entre a Guerra Franco-Prussiana e a Grande Guerra de 1914.
O posicionamento em trincheiras foi uma das principais características da Primeira Guerra
A vida nas trincheiras durante a Primeira Guerra
Saiba como era a vida nas trincheiras durante a Primeira Guerra e perceba que os soldados dos exércitos rivais não eram os únicos inimigos dos combatentes.
Representantes de Reino Unido, França e Itália durante a Conferência de Paz de Paris, que produziu o Tratado de Versalhes.*
Tratado de Versalhes
Clique e acesse este texto para saber o que foi o Tratado de Versalhes. Entenda o contexto histórico em que surgiu e veja suas principais imposições à Alemanha!
O navio Cruzador Bahia foi uma das embarcações brasileiras enviadas à Primeira Guerra*
Brasil na Primeira Guerra Mundial
Saiba como aconteceu a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial e o que isso significou para o país à época.
Gripe Espanhola
Acesse e conheça detalhes sobre a Gripe Espanhola. Entenda a origem do nome da doença e o local de seu surgimento, no começo do século XX.
A Europa sofreu os impactos de um conflito que prejudicou sua economia como um todo.
Os resultados da Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial, resultados da Primeira Guerra Mundial, retração econômica européia, o fim da hegemonia econômica européia, crescimento econômico dos Estados Unidos, ascensão dos partidos radicais, desenvolvimento das economias periféricas.
Alfred von Schlieffen e as tropas alemãs executoras de seu plano militar durante a Primeira Guerra.
Plano Schlieffen
A estratégia alemã que visava controlar militarmente a Europa.
A disputa pelo Marrocos foi uma das rivalidades que antecederam a Primeira Guerra Mundial.
Questão Marroquina
Uma disputa que marca a rivalidade entra as nações imperialistas.