Whatsapp icon Whatsapp

Tríplice Entente

A Tríplice Entente foi uma aliança militar estabelecida entre França, Inglaterra e Rússia para combater a Tríplice Aliança.
Bandeira dos países que formavam a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial.
Países que formavam a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial.

A Tríplice Entente foi um bloco político e militar criado em 1907 com o objetivo de manter uma ajuda mútua entre França, Inglaterra e Rússia, que tinham interesses contrários aos de outro bloco formado na época, a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.

Antes do início da Primeira Guerra Mundial (1914–1818), o cenário europeu apontava para um intenso desenvolvimento tecnológico e de um bem-estar social nunca antes visto no mundo. Entretanto, nos bastidores cresciam os interesses imperialistas dos países, bem como o sentimento nacionalista, combinações que levaram à Grande Guerra em 1914.

Com isso, as potências europeias passaram a se organizar em alianças para defender seus interesses territoriais, levando à formação de blocos políticos e militares que conduziram as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial.

Leia também: Plano Schlieffen — a estratégia militar adotada pela Alemanha no começo da Primeira Guerra Mundial

Resumo sobre a Tríplice Entente

  • A Tríplice Entente foi uma aliança militar estabelecida entre França, Inglaterra e Rússia para combater a Tríplice Aliança.
  • A formação dos blocos da Primeira Guerra Mundial alinhava interesses políticos e militares.
  • No final do século XIX o crescimento das disputas imperialistas e o sentimento nacionalista foram responsáveis por gerar um clima bélico na Europa.
  • O objetivo da Tríplice Entente era de conter o avanço territorial e econômico da Tríplice Aliança na Guerra.
  • A Alemanha foi considerada a principal culpada pela Primeira Guerra Mundial segundo os países vencedores.
  • Os EUA, ainda que não estivessem na formação da Tríplice Entente e no início da guerra, foram os principais privilegiados no fim do conflito.
  • Enquanto a Tríplice Entente era formada por França, Inglaterra e Rússia, a Tríplice Aliança era formada por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que foi a Tríplice Entente?

A Tríplice Entente foi uma aliança construída entre França, Inglaterra e Rússia para combater o expansionismo da Alemanha, que em 1882 já havia formado uma aliança com Itália e Império Austro-Húngaro, a Tríplice Aliança. A Entente teve origem ainda no século XIX, quando foi formada a Aliança Franco-Russa, em 1891, e a Entente Cordiale, entre a França e a Inglaterra, em 1904. Antes da união definitiva dos três países, franceses e ingleses pressionaram os russos a integram o bloco, sob ameaça de não prestar apoio em caso de necessidade do país.

O resultado desse longo processo levou à formação da Tríplice Entente em 1907, ou seja, sete anos antes do início da guerra a Europa já estava dividida em dois grupos com interesses imperialistas distintos. Vale lembrar que, dentro desse contexto, o sentimento nacionalista foi um fator primordial tanto para a formação dos blocos quanto para o conflito bélico dos anos posteriores.

Principais objetivos da Tríplice Entente

A formação da Tríplice Entente tinha como principal objetivo combater o expansionismo da Tríplice Aliança, sobretudo da Alemanha, que àquela altura estava em pleno crescimento econômico, devido ao comércio internacional, consequentemente aumentado cada vez mais seu poder e influência no continente europeu.

É importante ressaltar que os países, por mais que se organizassem em blocos, tinham interesses distintos no conflito, e com o passar dos anos a configuração inicial da guerra foi alterada.

Países que formavam a Tríplice Entente

Os países que formavam a Tríplice Entente em sua formação inicial eram os seguintes:

  • Inglaterra;
  • França;
  • Rússia.

Com o desenvolvimento do conflito, outros países entraram na guerra e estabeleceram aliança com a Tríplice Entente. São eles:

  • Itália*;
  • Estados Unidos;
  • Portugal;
  • Brasil;
  • Japão;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Canadá;
  • África do Sul.

*A Itália fazia parte da Tríplice Aliança junto com a Alemanha e o Império Austro-Húngaro, mas, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fazer parte da Tríplice Entente.

Tríplice Entente e a Primeira Guerra Mundial

Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial em 1914, após o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Franscisco Ferdinando, e com os blocos militares definidos, a Tríplice Entente adotou uma postura combativa frente às tropas da Tríplice Aliança. A guerra foi declarada à Alemanha pela Tríplice Entente no final de 1914. Em 1915, a Itália deixa a Tríplice Aliança e passa para o lado da Tríplice Entente, seduzida pela promessa britânica de concessões territoriais no final do conflito.

No ano de 1917, a saída da Rússia da Tríplice Entente e a entrada dos Estados Unidos no conflito, ao lado da Entente, foram decisivos para os rumos desse bloco militar. Com isso, as conquistas obtidas pela Alemanha no início da guerra, que se encaminhavam para um desfecho favorável ao país, foram completamente afetadas com a entrada dos EUA e favorável para a Tríplice Entente, que passou a receber ajuda dos norte-americanos com suprimentos e soldados.

Diante da eminente derrota, o Império Austro-Húngaro foi esfacelado e dividido em diversos Estados. Na Alemanha o imperador Guilherme II abdicou do trono, e o novo governo assinou o armistício em novembro de 1918, colocando fim aos conflitos da Primeira Guerra Mundial. Para a Tríplice Entente a guerra terminava com um saldo positivo, pois além de derrotar a Tríplice Aliança, diversos territórios foram conquistados e o seu objetivo inicial foi alcançado.

Tríplice Aliança x Tríplice Entente

  • Tríplice Aliança: acordo militar que reuniu Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália. O resultado da Primeira Guerra Mundial foi devastador, pois além de definharem com o decorrer dos anos, os países do bloco entraram em uma forte crise econômica, social e política. O Império Austro-Húngaro fora desmembrado em diversos Estados, e a sua influência na Europa extremamente reduzida. A Itália passou por um longo período de crise econômica, levando à fome e à instabilidade política do país. Já a Alemanha, principal país da Tríplice Aliança, sofreu severas punições, perdendo territórios, pagando indenização e sendo considerada a principal responsável pelos desastres da Primeira Guerra Mundial.
  • Tríplice Entente: acordo militar que reuniu França, Inglaterra e Rússia. Os resultados da Primeira Guerra Mundial foram um pouco mais satisfatórios, ainda que a crise econômica também tenha assolado os países, principalmente a Rússia, que, por ter saído antes do final da guerra, perdeu territórios relevantes. Inglaterra e França entraram em recessão econômica, mas por meio de acordos diplomáticos conseguiram manter grande influência no continente europeu. A entrada dos Estados Unidos fez deles o país que colheu os melhores resultados da guerra, sofrendo pequenas baixas de soldados, uma vez que o conflito não ocorreu em solo americano, além de se tornar nos anos posteriores o principal credor dos países afetados pela guerra e o maior produtor e exportador de produtos industrializados do mundo.

Veja também: Tratado de Versalhes — acordo pós-Primeira Guerra que impunha condições rigorosas à Alemanha

Exercícios resolvidos sobre Tríplice Entente

Questão 1

Quais fatores foram fundamentais para a formação dos blocos militares antes do início da Primeira Guerra Mundial?

A) Comunismo e antissemitismo

B) Imperialismo e nacionalismo

C) Crise econômica e política

D) Busca por recursos materiais e tecnológicos

E) Questões culturais e religiosas

Resolução:

Alternativa B.

No final do século XIX os países europeus buscavam obter novos territórios para consolidar o crescimento econômico de seus países em relação aos seus rivais. Junto a esse propósito, o sentimento nacionalista foi o combustível que levou a sociedade a acreditar que a guerra era o único meio de desenvolver a nação.

Questão 2

(Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

A) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda — como o movimento espartaquista — crise econômica e desemprego.

B) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.

C) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.

D) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.

E) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.

Resolução:

Alternativa A.

Com o final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi considerada a principal culpada. Como consequência, o país passou por uma profunda crise política e social, o que levou à ascensão do regime nazista, que se baseava na luta antiliberalista, anticomunista, antissemita e antidemocrática, princípios que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

Fontes

SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial: História Completa. Editora Contexto, 2015.

STEVENSON, David. 1914-1918: A História da Primeira Guerra Mundial. Novo Século, 2016.

Publicado por Anderson Luiz Marques Esteves

Artigos Relacionados

Causas da Segunda Guerra Mundial
Saiba quais foram as principais causas que favoreceram a ascensão do nazismo e do fascismo, antecedentes da Segunda Guerra Mundial.
Imperialismo
Clique aqui e acesse este texto para saber do que se trata o termo Imperialismo, bem como o que foi o Imperialismo no século XIX e quais as suas consequências.
Nacionalismo
Conheça as características principais do nacionalismo e fique sabendo também em que contexto ele se desenvolveu! Conheça, ainda, suas consequências.
Primeira Guerra Mundial
Clique para conferir tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Guerra Mundial: suas causas, países envolvidos, fases e consequências.
Tratados da Primeira Guerra Mundial
Tratados da Primeira Guerra Mundial, Primeira Guerra Mundial, O mundo depois da Primeira Guerra Mundial. Tríplice Entente, Tríplice Aliança, Tratado de Versalhes, Tratado de Saint-German, Catorze pontos para a paz.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.