Whatsapp icon Whatsapp

Kabuki

Kabuki
Kabuki
O kabuki é uma forma de espetáculo artístico baseada no teatro popular. Cada ideograma da palavra “kabuki” (ka, bu e ki) significa respectivamente, canto, dança e habilidade. Dessa forma, podemos dizer que o kabuki é “a arte de cantar e dançar”. O espetáculo se originou em 1603, quando Okuni, uma jovem sacerdote xintoísta, começou a executar um novo estilo de dança dramática, a qual ganhou muita popularidade.

O governo proibiu o “Okuni-kabiki”, como era chamado o kabuki feminino, em razão de sua sensualidade exagerada. Posteriormente surgiu o “Wakashu-kabiki”, o espetáculo feito por rapazes, no entanto, acabou se degenerando e tendo sido proibido também. O verdadeiro kabuki se originou após 1653 e era encenado apenas por homens adultos, ganhando uma maior sofisticação e formalização. A característica principal desta manifestação artística é o seu caráter popular; seus dramas históricos tratavam de assuntos domésticos voltados para a classe plebéia.

O kabuki é encenado apenas por homens, que se fantasiam de mulheres caso necessário. Esses artistas utilizam uma maquiagem altamente estilizada, marcando os contornos dos olhos, cílios e boca. O cenário de uma apresentação é marcado por cores berrantes, cada uma ligada à determinada simbologia: o vermelho retrata a ira, o cinza a melancolia, etc.

Ao longo de sua história, o kabuki sempre se adaptou ao contexto de cada época. Atualmente, com o surgimento do teatro contemporâneo e outras inúmeras novas formas de manifestações artísticas, o grande desafio do kabuki talvez seja o de decidir em absorver uma nova cultura ou manter sua forma tradicional.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

A arte de escrever dos japoneses
a arte da escrita japonesa, alfabeto japonês, como é o alfabeto do Japão, Hiragana, Katakana, Kanji, características do Hiragana, o que é o Hiragana, características do Katakana, o que é o Katakana, características do Kanji, o que é o Kanji, silabário japonês.
Bonsai
Bonsai
Bonsai, forma de arte, arte utilizada para reproduzir árvores em miniatura, significado da palavra bonsai, cultivo do bonsai, diversos tamanhos em que podem ser encontrados, tipos básicos de bonsais.
Bunraku
Bunraku
Bunraku, Japão, teatro japonês, teatro de bonecos japonês, o que é Bunraku, marionetes, cultura japonesa, teatro, arte teatral, arte japonesa, características do bunraku.
Genji Monogatari
Genji Monogatari, Japão, cultura japonesa, romance, literatura japonesa, Hikaru Genji, imperador, Murasaki Shikibu.
As gueixas estão sempre bem arrumadas e dispostas.
Gueixa
Gueixa, o que são gueixas, a confusão entre gueixa e prostitutas, onde vivem as gueixas, o trabalho das gueixas, a diferença entre gueixas e mulheres comuns, como uma gueixa deve sempre est
Imperatriz e Imperador na primeira plataforma.
Hinamatsuri
Dia das meninas, origem do dia das meninas, a exposição das bonecas, como deve ser feita a exposição de bonecas, quando as plataformas devem ser montadas e desmontadas, o dia do hinamatsuri.
Um exemplo de kimono
Kimono
Kimono, o que é kimono, Japão, roupa japonesa, trajes japoneses, cultura do Japão, cultura japonesa, Fashion Kimono, japonês.
Saquê
Saquê
Saquê, bebida tradicional do Japão, bebida obtida com a fermentação do arroz, primeira produção de saquê, como é produzido o saquê, melhor temperatura para se consumir o saquê, fabricantes de saquê.
video icon
Enem
Tudo sobre as datas do SiSU, Prouni e Fies
Saiu ontem o resultado do Enem 2021!! Já fique ligado no cronograma do SiSU, Prouni e Fies do primeiro semestre de 2022. Saiba como usar as notas do Enem 2021 e como se inscrever nos programas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!