Whatsapp icon Whatsapp

Musashi

“Musashi demonstra seu estilo, a Escola de Duas Espadas”, gravura ukiyo-e de Kuniyoshi (1846).
“Musashi demonstra seu estilo, a Escola de Duas Espadas”, gravura ukiyo-e de Kuniyoshi (1846).
Musashi é um dos mais famosos romances épicos japoneses; o mesmo narra a vida de Miyamoto Musashi (1584-1645), o mais famoso samurai e herói da história do Japão. O romance foi escrito por Eiji Yoshikawa inicialmente em forma de folhetim, entre os anos de 1935 e 1939. Atualmente, mais de 120 milhões de exemplares da obra literária já foram vendidos, o que faz a mesma ser a mais vendida do Japão.

Segundo o romance, Miyamoto Musashi teria nascido na vila de Miyamoto, em 1584, e criado por um parente de sua mãe. O personagem começou a desenvolver habilidades de luta desde criança; aos 13 anos já havia derrotado Arima Kihei, um experiente espadachin da escola de Shinto ryu.

O ponto central do romance é quando Musashi encontra Takuan, um monge de tradição zen, e este se torna seu mestre. Takuan passa a lhe ensinar que para ser um samurai, não bastava a habilidade no uso das armas, mas sim, o preparo espiritual e a paciência do treinamento. Musashi, embora fosse muito mais forte de que seu mestre, submetia-se aos ensinamentos e ordens do mesmo, uma vez que o respeitava grandemente. Aos poucos, o bruto guerreiro vai se transformando em um samurai simples e concentrado.

Em sua vida, Musashi venceu diversos desafios. O principal deles foi a luta que travou contra Kojiro Sasaki, um jovem e orgulhoso guerreiro. Nesta batalha, Musashi usou a estratégia e planejou todas suas ações na luta para poder vencer seu oponente. Foi assim que, com um espírito evoluído e capaz de amar tanto a esgrima quanto as artes, o herói se tornou o maior e mais sábio dos samurais.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Hinamatsuri
Dia das meninas, origem do dia das meninas, a exposição das bonecas, como deve ser feita a exposição de bonecas, quando as plataformas devem ser montadas e desmontadas, o dia do hinamatsuri.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!