Whatsapp icon Whatsapp

Musashi

“Musashi demonstra seu estilo, a Escola de Duas Espadas”, gravura ukiyo-e de Kuniyoshi (1846).
“Musashi demonstra seu estilo, a Escola de Duas Espadas”, gravura ukiyo-e de Kuniyoshi (1846).
Musashi é um dos mais famosos romances épicos japoneses; o mesmo narra a vida de Miyamoto Musashi (1584-1645), o mais famoso samurai e herói da história do Japão. O romance foi escrito por Eiji Yoshikawa inicialmente em forma de folhetim, entre os anos de 1935 e 1939. Atualmente, mais de 120 milhões de exemplares da obra literária já foram vendidos, o que faz a mesma ser a mais vendida do Japão.

Segundo o romance, Miyamoto Musashi teria nascido na vila de Miyamoto, em 1584, e criado por um parente de sua mãe. O personagem começou a desenvolver habilidades de luta desde criança; aos 13 anos já havia derrotado Arima Kihei, um experiente espadachin da escola de Shinto ryu.

O ponto central do romance é quando Musashi encontra Takuan, um monge de tradição zen, e este se torna seu mestre. Takuan passa a lhe ensinar que para ser um samurai, não bastava a habilidade no uso das armas, mas sim, o preparo espiritual e a paciência do treinamento. Musashi, embora fosse muito mais forte de que seu mestre, submetia-se aos ensinamentos e ordens do mesmo, uma vez que o respeitava grandemente. Aos poucos, o bruto guerreiro vai se transformando em um samurai simples e concentrado.

Em sua vida, Musashi venceu diversos desafios. O principal deles foi a luta que travou contra Kojiro Sasaki, um jovem e orgulhoso guerreiro. Nesta batalha, Musashi usou a estratégia e planejou todas suas ações na luta para poder vencer seu oponente. Foi assim que, com um espírito evoluído e capaz de amar tanto a esgrima quanto as artes, o herói se tornou o maior e mais sábio dos samurais.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Hinamatsuri
Dia das meninas, origem do dia das meninas, a exposição das bonecas, como deve ser feita a exposição de bonecas, quando as plataformas devem ser montadas e desmontadas, o dia do hinamatsuri.
video icon
"Como usar textos não verbais na dissertação" escrito sobre ilustração de pinturas de Tarsila do Amaral
Português
Como usar textos não verbais na dissertação
Citar um filme, uma frase de um pensador ou até a letra de uma canção na redação é fácil. Mas como fazer isso com o texto não verbal? Como fazer citações a pinturas, quadrinhos e demais obras não verbais? Assista a esta aula e entenda.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?