Whatsapp icon Whatsapp

Walt Whitman

Walt Whitman é um famoso poeta estado-unidense cujas obras possuem traços românticos e elementos modernistas. O livro Folhas de relva é a obra mais conhecida do autor.
Fotografia de Walt Whitman, um famoso escritor estado-unidense.
Walt Whitman é um famoso escritor estado-unidense.

 Walt Whitman é um famoso escritor estado-unidense. Ele nasceu em West Hills, no estado de Nova Iorque. Mais tarde, trabalhou como office-boy, além de ter sido redator e editor em diversos periódicos americanos. O autor também deu várias palestras nos Estados Unidos e fez grande sucesso como poeta.

O escritor, que faleceu em 26 de março de 1892, em Camden, é um dos mais famosos poetas estado-unidenses do século XIX. Suas obras trazem a subjetividade e espiritualidade românticas, mas também a inovação modernista. O livro de poesias Folhas de relva é a principal obra de Whitman.

Leia também: Edgar Allan Poe — outro famoso escritor estado-unidense

Resumo sobre Walt Whitman

  • Walt Whitman é um escritor estado-unidense que nasceu em 1819 e morreu em 1892.
  • Ganhou a vida como poeta, jornalista, redator, editor e palestrante.
  • Sua poesia apresenta o transcendentalismo romântico e a inovação modernista.
  • Os poemas de Whitman valorizam a democracia e a cultura estado-unidenses.
  • O livro de poesias Folhas de relva é sua obra mais importante.

Biografia de Walt Whitman

Walt Whitman, escritor estado-unidense, nasceu em West Hills, em Nova Iorque, no dia 31 de maio de 1819. Ele era filho de Walter Whitman (1789-1855) e de Louisa van Velsor (1795-1873). Era o segundo filho de uma família de oito irmãos. Em 1823, sua família se mudou para o condado de Brooklyn.

O pequeno Whitman iniciou os estudos em 1825, em uma escola pública. Mas, em 1830, desistiu da escola para trabalhar como office-boy. Entre 1831 e 1832, foi aprendiz do jornal Long Island Patriot. Em seguida, trabalhou como redator do periódico The Long Island Star. No ano de 1838, era editor do jornal Long Islander.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em Nova Iorque, no ano de 1841, passou a trabalhar como redator do The New World, além de outros periódicos. Já em 1846, era editor do Brooklyn Daily Eagle. Por essa época, era um assíduo frequentador de óperas. Em 1848, escreveu para o Brooklyn Weekly Freeman.

Só em 1855, Walt Whitman publicou seu primeiro livro, ou seja, a primeira edição de Folhas de relva, seu livro mais famoso. Mas ganhava a vida como redador e editor de jornais como o Brooklyn Daily Times, de 1857 a 1859. Sem trabalho em 1860, integrou a boemia nova-iorquina. Quando a Guerra Civil Americana começou, passou a trabalhar como jornalista freelance.

Entre 1863 e 1864, trabalhou como escriturário do Exército, em Washington. Já em 1865, passou a trabalhar no Departamento do Interior. Mas perdeu o cargo meses depois, acusado de escrever poesia obscena. Passou então a trabalhar como secretário na procuradoria-geral da república.

Conheceu Peter Doyle (1843-1907), um condutor de bonde por quem se apaixonou, em 1865. Whitman e Doyle foram amigos até a morte do escritor. As poesias de Whitman começaram a ser conhecidas na Inglaterra. Porém, em 1870, o poeta passou por um período de depressão.

Três anos depois, sofreu um derrame cerebral e se mudou para Camden, Nova Jersey, para morar com um irmão. Mesmo com a saúde frágil, passou a dar palestras. Em 1882, recebeu, em Camden, a ilustre visita do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900). Nesse ano, o livro Folhas de relva foi censurado, o que fez aumentar a venda de exemplares.

Com o dinheiro dos direitos autorais de Folhas de relva, Walt Whitman comprou uma casa em Camden, em 1884. Porém, em 1888, sofreu outro AVC (acidente vascular cerebral). Walt Whitman faleceu em 26 de março de 1892, em Camden. A partir daí, a fama do poeta se espalhou pelo mundo inteiro.

Principais características da obra de Walt Whitman

A obra de Whitman apresenta elementos tanto do Romantismo quanto do Modernismo. O transcendentalismo romântico convive com a inovação modernista, de forma que sua poesia atinge certo equilíbrio entre matéria e espírito. Assim, o poeta apresenta questões existenciais e religiosas.

No que diz respeito à linguagem lírica, o poeta privilegia termos coloquiais tipicamente estado-unidenses, gírias, mas também recorre a estrangeirismos e neologismos. No aspecto estrutural, utiliza versos livres e longos, estrofes irregulares, encadeamento de termos ou orações sintaticamente semelhantes.

A poesia de Whitman é marcada por elementos antitéticos, referências acerca da cultura americana, enaltecimento da democracia, valorização da natureza, evidenciação de fatos do dia a dia, além de reflexões acerca do amor e da amizade.

Veja também: Charles Bukowski — outro famoso autor estado-unidense

Principais obras de Walt Whitman

  • Folhas de relva (1855-1892).
  • Dias exemplares (1882).
  • Ramos de novembro (1888).
  • Complete poems and prose of Walt Whitman (1888).

Análise da obra Folhas de relva, de Walt Whitman

Capa do livro “Folhas de relva”, de Walt Whitman, publicado pela editora Iluminuras.
Capa do livro Folhas de relva, de Walt Whitman, publicado pela editora Iluminuras. [1]

Folhas de relva é a obra mais famosa de Walt Whitman. Por quase 40 anos, o autor trabalhou nesse livro de poemas, até a edição definitiva em 1892. Os poemas de Whitman apresentam elementos da cultura estado-unidense, caráter intimista, reflexão existencial e espiritual, além de fatos cotidianos.

Um dos primeiros poemas do livro — “Eu canto um eu” — dá a ideia do que é essa obra:

 

Eu canto um eu, uma pessoa simples separada,
Porém profiro a palavra Democrático, a palavra En-Masse.
Fisiologia dos pés à cabeça canto,
Não só fisionomia nem só cérebro é digno da Musa,

 

Digo que a Forma completa é muito mais digna,
A Feminina igualmente com a Masculina canto.
Da Vida imensa em paixão, pulso e poder,
Jovial, formado para a ação mais livre sob as leis divinas,


O Homem Moderno canto. |1|

Folhas de relva fala do homem comum, do homem moderno, com o qual o eu lírico (que, nesse caso, se confunde com o poeta) se identifica. Desse modo, a obra valoriza o presente, não o passado, e pensa no futuro, como é possível verificar no poema “A um historiador”:

Tu que celebras águas passadas,


Que exploraste o externo, as superfícies das raças, a vida que se exibiu,
Que trataste do homem como a criatura da política, agregados, regentes e padres,
Eu, habitante dos Alleghanies, tratando dele como ele é em si mesmo em seus próprios termos,
Tomando o pulso da vida que raramente se exibiu, (o grande orgulho do homem por si mesmo,)


Cantor da Personalidade, esboçando o que está ainda pra ser, Projeto a história do futuro. |2|

Frases de Walt Whitman

A seguir, vamos ler algumas frases de Walt Whitman, extraídas de seu livro Folhas de relva. Portanto, fizemos uma adaptação e transformamos seus versos em prosa:

  • “Democracia! bem perto de ti uma garganta está se inflando agora e cantando alegremente.”
  • “Não toco marchas apenas pra vencedores aceitos, toco marchas para vencidos e assassinados.”
  • “Batalhas são perdidas com o mesmo espírito com que são ganhas.”
  • “Aqui ou doravante é tudo o mesmo para mim, aceito o Tempo absolutamente.”
  • “Minha fé é a maior das fés e a menor das fés.”
  • “O relógio indica o momento — mas o que indica a eternidade?”

Notas

|1| e |2| WHITMAN, Walt. Folhas de relva. Tradução de Gentil Saraiva Junior. São Paulo: Martin Claret, 2009.

Crédito de imagem

[1] Editora Iluminuras (reprodução)

Fontes

BORGES, Frankslayne Paranista de Oliveira. A tessitura epilírica de Leaves of grass. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

MURRAY, Martin G. Pete the great: a biography of Peter Doyle. Disponível em: https://whitmanarchive.org/criticism/current/anc.00155.html.

POETRY FOUNDATION. Walt Whitman. Disponível em: https://www.poetryfoundation.org/poets/walt-whitman.

SOARES, Maria do Carmo Facó. Reverberações whitmanianas no universo de Pessoa. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

THE WALT WHITMAN ARCHIVE. Life & letters: chronology of Whitman’s life. Disponível em: https://whitmanarchive.org/biography/chronology.html.

WARREN, James Perrin. Style and technique(s). In: THE WALT WHITMAN ARCHIVE. Commentary: select criticism. Disponível em: https://whitmanarchive.org/criticism/current/encyclopedia/entry_686.html.

WHITMAN, Walt. Folhas de relva. Tradução de Gentil Saraiva Junior. São Paulo: Martin Claret, 2009. 

Publicado por Warley Souza

Artigos Relacionados

21 de Março – Dia Mundial da Poesia
Conheça as motivações para a criação do Dia Mundial da Poesia e os poetas que marcaram a história da literatura brasileira.
Charles Bukowski
Saiba quem é o escritor estado-unidense Charles Bukowski. Descubra quais são as principais características de suas obras. E conheça algumas frases desse autor.
Edgar Allan Poe
Saiba quem é Edgar Allan Poe. Conheça o seu estilo literário. Veja quais são as suas principais obras, e confira algumas de suas frases.
Eu lírico
Entenda o que é o eu lírico e como ele se manifesta. Veja como identificar essa voz poética e qual é a diferença entre eu lírico e poeta.
Linguagem literária
Saiba o que é a linguagem literária. Descubra quais são as suas características e veja quais são as diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária.
Maya Angelou
Saiba quem foi a poetisa Maya Angelou. Conheça a sua biografia e o que ela defendeu em suas obras. Leia algumas frases e poemas de Maya Angelou.
Poesia, poema e soneto
Você sabe qual é a diferença entre poesia, poema e soneto? Clique e saiba mais sobre o gênero lírico!
video icon
"Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo
Nessa aula veremos que a partir de um triângulo retângulo podemos determinar a altura relativa à hipotenusa e as projeções dos catetos. Para calcular essas medidas, deduziremos fórmulas através de semelhança de triângulos. Essas fórmulas possuem como nome RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.