Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Fração
  4. Adição e Subtração de Frações Através do MMC

Adição e Subtração de Frações Através do MMC

Os números na forma de fração pertencem ao conjunto dos números racionais e são utilizados na representação das partes de um inteiro. Entre as frações, podemos efetuar todas as operações básicas, como adicionar, subtrair, multiplicar, dividir, potencializar e aplicar a raiz quadrada. Dentre os citados, abordaremos os princípios da adição e da subtração de números fracionários.

Nas frações onde os denominadores são iguais, basta conservar o denominador e adicionar ou subtrair os numeradores de acordo com a operação indicada. Por exemplo:





Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador. Para isso, devemos aplicar algumas técnicas como a utilização do MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores. Após a efetuação do MMC entre os denominadores diferentes, utilizamos o resultado com o novo denominador, que será dividido pelo antigo e multiplicado pelo numerador correspondente. Observe os exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa técnica pode ser utilizada em qualquer adição e subtração de fração com denominadores diferentes, inclusive as frações algébricas. As frações algébricas são aquelas em que a incógnita se encontra no denominador. Observe:





 

Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A figura mostra duas barras idênticas de chocolate que foram divididas, cada uma delas, em partes iguais. A área destacada representa a quantidade de chocolate consumido por uma pessoa.

A quantidade total de chocolate consumido, indicado na figura, pode ser representada por um número racional na forma fracionária ou na forma decimal. Quais são esses números?

a) 15 ou 1,875.
    8

b) 7 ou 1,75.
    4

c) 13 ou 1,625.
    8

d) 11 ou 1,375.
    8

e) 9 ou 1,125.
    8

Questão 2

(FCC – Assit. Adm.- 2012 – Seplan – PM - MG) Um atleta, participando de uma prova de triatlo, percorreu 120 km da seguinte maneira: 1/10 em corrida, 7/10 de bicicleta e o restante a nado. Esse atleta, para completar a prova, teve de nadar

a) 18 km.

b) 20 km.

c) 24 km.

d) 26 km.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Frações que representam 50% e 25%, respectivamente
Adição e subtração de frações
Clique para conferir um método de organizar o pensamento e facilitar os cálculos na adição e subtração de frações!
Utilizando escalas na confecção de mapas
Escalas Matemáticas
Estabelecendo distâncias através das escalas de mapas.
Aprenda a encontrar o MMC e o MDC com a fatoração!
Regra prática para calcular MMC e MDC
Que tal calcular o MMC e MDC com uma única fatoração? Confira dicas e exemplos para facilitar seus cálculos!
Para evitar erros no cálculo da probabilidade, é preciso conhecer os conteúdos envolvidos nessa operação
Três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade
Clique para conferir os três erros mais cometidos no cálculo de probabilidade e conheça algumas indicações práticas para evitá-los.
Problemas com frações
Veja aqui como realizar problemas com frações.
Frações equivalentes
fração, numerador, denominador, fração equivalente, o que é fração equivalente, partes iguais, fração com mesmo valor, frações iguais, igualdade de fração, multiplicação, divisão.
Problemas com frações
fração, o que é uma fração, identificação de uma fração, representação de uma fração, divisão, partes iguais, idéia de fração, leitura de fração, numerador, denominador, problemas que envolvem fração, problemas matematicos, situações problemas.
Uso das proporções na teoria de alavancas
Uma aplicação das proporções na disciplina de Física; teoria das alavancas