Whatsapp icon Whatsapp

Coordenadas do Vértice de uma Parábola

Para determinarmos os vértices de uma parábola temos que encontrar o par ordenado de pontos que constituem as coordenadas de retorno da parábola. Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

O valor de x na determinação do vértice de uma parábola é dado por  e o valor de y é calculado por  . Nesse caso, temos que, quando o coeficiente a for maior que zero, a parábola possui valor mínimo e quando a menor que zero, valor máximo.


Valor mínimo (a > 0)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Valor máximo (a < 0)


Exemplo

Para produzirmos x unidades de uma mercadoria, temos que o custo dessa produção em reais é dado pela expressão matemática C = x² – 80x + 3000. Com base nessa expressão, determine a quantidade de unidades produzidas para que o custo seja mínimo e qual o valor mínimo do custo.

Quantidade de unidades produzidas para que o custo seja mínimo será de 40 peças. Observe:

Valor mínimo do custo será de R$ 1 400,00. Veja:

 Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

 

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

Analisando Situações Através de Funções do 1º Grau
Aplicações de uma Função do 1º grau.
Aplicações da Função do 2º grau na Física
Função do 2º grau e Movimento Uniformemente Variado.
Função do 1º grau
Você sabe qual a formação de uma função do 1º grau? Clique aqui e aprenda!
Função sobrejetora
Você sabe o que é uma função sobrejetora? Clique aqui, conheça suas principais características e aprenda a classificar uma função como sobrejetora ou não sobrejetora.
Gráfico da Função Lucro
Analisando o gráfico da função lucro.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.