Whatsapp icon Whatsapp

Gráfico da Função Lucro

Um estudo muito importante da Matemática está relacionado à Economia, através da função lucro de uma empresa. Lembrando que a função lucro é calculada através da subtração entre a função receita e a função custo. Sabemos que todo produto possui um determinado custo para ser produzido, seja ele variável ou fixo, e ao ser vendido precisa gerar uma receita capaz de cobrir as despesas, custear a produção de novos produtos e movimentar o cotidiano da empresa. Dessa forma, todo pequeno, médio ou grande empresário deve estar atento ao faturamento e gastos da empresa.

O conhecimento das funções matemáticas, bem como a sua elaboração de acordo com os custos e gastos de um produto, é importante para aqueles que almejam lucros e crescimento econômico e social. A análise de gráficos também está ligada ao uso das funções lucro, custo e receita, pois os gráficos apresentam de forma dinamizada a relação financeira entre o custo ou a receita do produto com o número de unidades produzidas ou vendidas, o custo mínimo, o custo máximo, lucro mínimo, lucro máximo e prejuízos.

Vamos através de um exemplo demonstrar a elaboração de funções e a demonstração de gráficos representativos das funções matemáticas. Observe:

Um fabricante pode produzir calçados ao custo de R$ 20,00 o par. Estima-se que, se cada par for vendido por x reais, o fabricante venderá por mês 80 – x (0 ≤ x ≤ 80) pares de sapatos. Assim, o lucro mensal do fabricante é uma função do preço de venda. Qual deve ser o preço de venda, de modo que o lucro mensal seja máximo?


Função Custo: valor de produção de cada par de sapatos vezes o número de sapatos fabricados.
C(x) = 20 * (80 – x)
C(x) = –20x + 1600


Função Receita: número de sapatos vendidos no mês multiplicado pelo valor de venda x.
R(x) = (80 – x) * x
R(x) = –x² + 80x


Função Lucro: diferença entre a receita R(x) e o custo C(x)
L(x) = (80 – x) * x – 20*(80 – x)
L(x) = 80x – x² – 1600 + 20x

L(x) = – x² +100x – 1600


Gráfico da função lucro

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)






Ao subtrairmos a função receita da função custo, obtivemos a função lucro dada pelo gráfico representado acima, nele podemos analisar que o preço mínimo do par de sapatos deve ser igual R$ 50,00, no intuito de obter um lucro máximo.

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

Função afim aplicada à cinemática
Aplicação da função do 1º grau
Função exponencial
Clique aqui e conheça a função exponencial. Aprenda como fazer a análise e construir o gráfico desse tipo de função. Teste sua compreensão resolvendo os exercícios.
Plano cartesiano
Conheça o que é o plano cartesiano e qual a sua função. Saiba também como montar e marcar pontos nele.
video icon
Professora ao lado do texto"Infligir ou infringir?".
Português
Infligir ou infringir?
Infligir ou infringir? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos entre si: são chamadas, por isso, de parônimas. Assista a esta videoaula para aprender a diferenciá-las.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?