Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Geometria analítica
  4. Interseção de reta e circunferência

Interseção de reta e circunferência

Uma forma de encontrar a posição relativa entre uma reta e uma circunferência é verificando a sua intersecção, ou seja, analisando se a reta e a circunferência terão dois pontos em comum, apenas um ponto em comum ou nenhum ponto em comum.

O valor dessa intersecção é a solução do sistema formado com a equação geral da reta e com a equação reduzida da circunferência. Considerando a equação geral da reta ax+by+c = 0 e a equação reduzida da circunferência (x - a)2 + (y - b)2 = R2.

Resolvendo o sistema é possível encontrar uma equação do segundo grau, analisando o seu descriminante Δ é possível determinar a posição da reta em relação à circunferência:

Δ > 0 reta secante à circunferência
Δ = 0 reta tangente à circunferência
Δ < 0 reta externa à circunferência.

Se o discriminante Δ for maior ou igual à zero, para descobrir as coordenadas dos pontos é preciso terminar a resolução da equação do segundo grau.

Exemplo: Verifique se a circunferência (x+1)2 + y2 = 25 e a reta x + y – 6 = 0 possui algum ponto de intersecção.

Resolução:

x + y – 6 = 0 → equação 1
(x+1)2 + y2 = 25 → equação 2

Escolhemos uma das duas equações e isolamos uma das incógnitas.

x + y – 6 = 0
x = 6 – y

Substituímos o valor de x na equação 2.

(6 – y +1)2 + y2 = 25
(-y + 7)2 + y2 = 25
(-y)2 – 14y + 49 + y2 = 25
y2 – 14y + 49 – 25 + y2 = 0
2y2 – 14y + 24 = 0 (: 2)
y2 – 7y + 12 = 0

Δ = b2 – 4ac
Δ = (-7)2 – 4 . 1 . 12
Δ = 49 – 48
Δ = 1

Como o descriminante Δ é maior que zero sabemos que essa reta é secante à circunferência, agora para descobrir o valor das coordenadas dos dois pontos pertencentes à circunferência é preciso terminar de resolver a equação.


Para y’= 4
x = 6 – y
x = 6 – 4
x = 2

Para y’’ = 3
x = 6 – y
x = 6 – 3
x = 3

Portanto, os dois pontos que interceptam a circunferência são: (2,4) e (3,3).
Publicado por: Danielle de Miranda
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Cálculo do coeficiente angular
ângulo, reta, condição de existência da reta, pontos, plano cartesiano, tangente, inclinação da reta, como encontrar a inclinação da reta, coeficiente angular, tangente do ângulo, cálculo do coeficiente angular.
Equação reduzida de uma circunferência
Equação, equação reduzida da circunferência, circunferência, distância entre dois pontos, pontos genéricos, Pontos genéricos de uma circunferência, raio da circunferência.
Reconhecendo uma circunferência
Equação, equação reduzida da circunferência, circunferência, distância entre dois pontos, pontos genéricos, Pontos genéricos de uma circunferência, raio da circunferência, equação normal da circunferência, coeficientes iguais e diferentes de zero, Reconhecendo uma circunferência.
Distância entre dois pontos em um mapa
Distância entre dois pontos no espaço
Clique para aprender a calcular a distância entre dois pontos no espaço e o modo como ela é obtida pelo Teorema de Pitágoras!
Projeções ortogonais: problemas que exigem o uso do raciocínio lógico
Projeções ortogonais
Clique para conferir o que são projeções ortogonais sobre o plano, os casos mais básicos dessas projeções e uma questão do Enem sobre o assunto.
Inclinação e coeficiente angular de uma reta
ângulo, reta, condição de existência da reta, pontos, plano cartesiano, tangente, inclinação da reta, como encontrar a inclinação da reta, coeficiente angular, tangente do ângulo
Ponto médio de um seguimento de reta
: Segmento de reta, reta, pontos, o que é segmento de reta, representação de um segmento de reta, Ponto médio, ponto médio de um segmento de reta, abscissas, coordenadas.
Equação geral de retas perpendiculares
Calculando a equação de retas perpendiculares por meio da equação geral da reta e dos coeficientes angulares das retas perpendiculares.
Ângulo formado entre duas retas
Como determinar a medida do ângulo entre duas retas
Equação da hipérbole
Estudo analítico da hipérbole e seus elementos