Whatsapp icon Whatsapp

Sistema de numeração maia

A civilização maia utilizava um sistema de numeração vigesimal (base 20) descrito pela combinação de três símbolos: pontos, traços e conchas.
Representação maia dos números 1 a 19.
Representação maia dos números 1 a 19.

O sistema de numeração maia é a estrutura de contagem e representação numérica adotada pela civilização pré-colombiana maia. Utilizando pontos, traços e conchas, os maias escreviam os números considerando uma base vigesimal.

Leia também: Sistema de numeração decimal — o sistema de numeração que nós utilizamos

Resumo sobre sistema de numeração maia

  • O principal sistema de numeração maia era composto por três símbolos: pontos, traços e conchas.
  • A concha representava a “ausência de valor”, ou seja, o zero; o ponto representava a unidade; e o traço, o número cinco.
  • O sistema de numeração maia era posicional, expresso na vertical com as “ordens” maiores em cima.
  • A base adotada era vigesimal (20).

Quais são as características do sistema de numeração maia?

O sistema de numeração maia utilizava três símbolos para escrever os números: uma concha, um ponto e um traço horizontal. A concha possuía o mesmo significado que o número 0 no nosso sistema de numeração, como veremos adiante. Já o ponto indicava a unidade e o traço, o número cinco.

A base adotada no sistema de numeração maia era vigesimal, ou seja, de base 20. Isso significa que os conjuntos de símbolos utilizados na escrita de um número estavam associados a potências de 20.

Além disso, a posição dos símbolos era determinante na composição do número. Escritos na vertical, os símbolos superiores designavam as “ordens” maiores. Vejamos maiores detalhes do funcionamento desse sistema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona o sistema de numeração maia?

O ponto, símbolo que sinalizava a unidade, podia ser empregado até quatro vezes no sistema de numeração maia, e o traço, que sinalizava a quantidade cinco, até três vezes. Dessa maneira, o número 0 era representado por uma concha, os números de 1 a 4 por pontos horizontais, e a partir do 5, utilizavam-se traços horizontais abaixo dos pontos.

O número 12, por exemplo, era escrito por dois traços (5 + 5) e dois pontos (1 + 1). Já o número 15, por três traços (5 + 5 + 5). Essa estrutura prosseguia até o número 19, indicado por três traços (5 + 5 + 5) e quatro pontos (1 + 1 + 1 + 1).

Para representar o número 20, utilizava-se um ponto sobre uma concha, indicando uma vintena (1⋅201). O 21 era expresso por um ponto acima (1⋅201) e um ponto embaixo (1⋅200) e assim sucessivamente. Perceba que, como o sistema numérico maia era vigesimal e posicional, cada informação estava associada a uma potência de 20 específica.

Leia também: Quais são os sistemas de numeração existentes?

Tabela de números maias

Representação maia dos números de 0 a 22, 30 e 33.
Representação maia dos números de 0 a 22, 30 e 33.

Origem do sistema de numeração maia

Atribui-se a base vigesimal do sistema de numeração maia ao uso dos dedos das mãos e dos pés para contar. Os pés eram destaque na civilização maia pela ligação com a terra e com o mundo.

O sistema de numeração maia era aplicado na administração das cidades-Estado e no desenvolvimento de estudos astronômicos.

Exercícios resolvidos sobre o sistema de numeração maia

Questão 1

(Enem 2015) Os maias desenvolveram um sistema de numeração vigesimal que podia representar qualquer número inteiro, não negativo, com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha horizontal, o número 5. Até o número 19, os maias representavam os números como mostra a Figura 1:

Representação maia dos números de 0 a 19.

Números superiores a 19 são escritos na vertical, seguindo potências de 20 em notação posicional, como mostra a Figura 2.

Forma de representação maia dos números superiores a 19.

Ou seja, o número que se encontra na primeira posição é multiplicado por 200 = 1, o número que se encontra na segunda posição é multiplicado por 201 = 20 e assim por diante. Os resultados obtidos em cada posição são somados para obter o número no sistema decimal.

Um arqueólogo achou o hieroglifo da Figura 3 em um sítio arqueológico:

Hieroglifo representando um número.

O número, no sistema decimal, que o hieroglifo da Figura 3 representa é igual a

a) 279.

b) 539.

c) 2 619.

d) 5 219.

e) 7 613.

Resolução

O hieroglifo apresenta a quantidade 19 na primeira posição, 0 na segunda posição e 13 na terceira posição. Assim, a conversão para o sistema decimal é dada por

\(13\cdot{20}^2+0\cdot{20}^1+19\cdot{20}^0=5219\)

Alternativa D.

Questão 2

Classifique cada afirmação abaixo em V (verdadeira) ou F (falsa).

I. O sistema de numeração maia e o sistema decimal utilizam a mesma base.

II. O sistema de numeração maia utilizava apenas um símbolo para representar todos os números.

III. A ordem dos símbolos no sistema de numeração maia não alterava o significado do número.

A ordem correta, de cima para baixo, é

a) V-V-V

b) V-F-V

c) V-F-F

d) F-F-F

e) F-F-V

Resolução

I. Enquanto o sistema de numeração decimal utiliza base 10, o sistema de numeração maia adotava base 20. (Falsa)

II. O sistema de numeração maia utilizava três símbolos para representar os números: os pontos, os traços e as conchas. (Falsa)

III. A ordem dos símbolos no sistema de numeração maia estava diretamente relacionada ao valor do número: tratava-se de um sistema posicional. (Falsa)

Alternativa D.

Publicado por Maria Luiza Alves Rizzo
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Números romanos
Conheça o sistema de números romanos. Confira uma tabela com os números romanos de 1 a 1000 e as regras para utilizá-los.
Potenciação
Clique e descubra como são realizados os cálculos que envolvem potenciação.
Potências na base dez
Informe-se sobre como utilizar as potências de base dez para escrever um número como notação científica.
Sistema de Numeração Egípcios
Como são formados os números egípcios, Símbolos Egípcios, Representação da unidade, dezena, centena, milhar egípcia, Como escrever um número utilizando os símbolos egípcios.
Sistema de numeração babilônico
Clique aqui e entenda o sistema de numeração babilônico. Saiba quais são suas características e conheça sua origem.
Sistema de numeração decimal
Descubra como escrever e interpretar um número. Conheça a origem e a importância do sistema de numeração decimal.
Sistema numérico chinês
Você já se perguntou se todas as civilizações utilizam o sistema de númeração indo-arábico? Conheça e aprenda a utilizar o sistema numérico chinês.
Sistemas de numeração
Entenda o que é um sistema de numeração. Conheça quais são os principais sistemas de numeração e aprenda algumas de suas características.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.