Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Conjuntos Numéricos
  4. Regra prática para calcular MMC e MDC

Regra prática para calcular MMC e MDC

A fatoração pode ser utilizada para o cálculo simultâneo de MMC e MDC. Esse processo pode ser feito entre dois ou mais números.

Você já observou como o cálculo do Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e do Máximo Divisor Comum (MDC) são semelhantes? Existem alguns métodos para encontrar o MMC e o MDC, mas ambos podem ser resolvidos através da fatoração. Então por que não utilizarmos um único cálculo para determinar, simultaneamente, o MMC e o MDC? Através de alguns exemplos, vamos demonstrar como isso pode ser feito!

Primeiramente, você lembra como é realizada a fatoração de dois ou mais números? No 1° passo, fazemos um grande traço vertical. À esquerda desse traço colocamos os números que desejamos fatorar e, à direita, escrevemos o menor número primo que divide algum dos números que estão à esquerda. No 2° passo, tentamos dividir os números à esquerda por aquele que está à direita. Se o número for divisível, colocaremos seu quociente na linha de baixo; se não for, repetiremos o mesmo número na linha inferior. Repetimos esse processo até que restem apenas números “1” no lado esquerdo do traço. Observe a seguir a fatoração de 10, 12 e 15:

Processo para efetuar a fatoração de três números
Processo para efetuar a fatoração de três números

Para calcular o mínimo múltiplo comum entre 12, 15 e 30, basta multiplicar os números que apareceram à direita do traço:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

MMC (12, 15, 30) = 2 . 2 . 3 . 5 = 60

Para calcular o máximo divisor comum entre 12, 15 e 30, devemos ver qual foi o número à direita do traço que dividiu todos os números à esquerda de uma vez só. Nesse caso, apenas o número 3 dividiu todos os números, então:

MDC (12, 15, 30) = 3

Veja outros exemplos de fatoração para realizar o cálculo do MMC e MDC simultaneamente:

Observe a fatoração para determinar o MMC e o MDC dos números acima
Observe a fatoração para determinar o MMC e o MDC dos números acima

Através da fatoração de 15 e 20, encontramos o MMC (15, 20) = 2. 2. 3. 5 = 60 e o MDC (15, 20) = 5, pois apenas o número 5 divide os dois números. Fatorando 24, 12 e 10, encontramos o MMC (24, 12, 10) = 2. 2. 2. 3. 5 = 120 e o MDC (24, 12, 10) = 2. Analogamente, podemos verificar que o MMC (8, 20) = 2. 2. 2. 5 = 40 e o MDC (8, 20) = 2. 2 = 4, pois o 2 divide ambos os números duas vezes.

Aprenda a encontrar o MMC e o MDC com a fatoração!
Aprenda a encontrar o MMC e o MDC com a fatoração!
Publicado por: Amanda Gonçalves Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Dois irmãos moram juntos e costumam fazer longas viagens em seus trabalhos. João é maquinista de trem e fica sempre 20 dias fora de casa a cada viagem, folgando no vigésimo primeiro dia. Antônio é piloto de avião e ausenta-se de sua casa por oito dias, tendo o nono dia para descansar. Se ambos os irmãos iniciaram uma viagem hoje, daqui a quantos dias eles poderão encontrar-se em casa?

Questão 2

No primeiro dia de aula de uma escola, a professora de Matemática Ana reuniu todos os alunos do 6° ao 9° ano no pátio. Com a ajuda dos demais professores, Ana contabilizou que havia 532 meninas e 456 meninos. Ao propor uma dinâmica, a professora pediu aos alunos que se dividissem na maior quantidade de grupos possível. Os grupos deveriam ter a mesma quantidade de pessoas e a mesma quantidade de meninos e de meninas em ambos. Qual é o total de alunos em cada grupo?

Mais Questões
Assuntos relacionados
Adição e Subtração de Frações Através do MMC
Adicionando e Subtraindo Frações.
Fatoração Numérica
Clique aqui e aprenda uma forma prática para fatoração numérica.
MDC: Divisões Sucessivas
Aprenda aqui a regra da divisão sucessiva para identificar o MDC entre dois números.
Multiplicação
Aprenda a realizar a multiplicação entre dois números utilizando o algoritmo dessa operação, bem como entenda o jogo de sinais.
Máximo divisor comum
Máximo divisor comum, chamado também de MDC, é o maior divisor entre dois ou mais números inteiros. Entenda como encontrá-lo e saiba tudo sobre suas propriedades.
Mínimo Múltiplo Comum
Múltiplo, Divisores, Multiplicação, Mínimo múltiplo comum, Número natural, regra pra descobrir os múltiplos, Divisão, Divisão exata, Divisão não exata, Múltiplos comuns.
Múltiplos e divisores
Entenda o que significa dizer que um número é múltiplo ou divisor de outro. Veja aqui as respostas para essas perguntas e as implicações dessas definições.
Regra Prática para Calcular o MMC
Clique aqui e aprenda a regra prática para calcular o MMC!