Whatsapp icon Whatsapp

Simplificando frações durante o processo multiplicativo

Ao multiplicarmos frações, utilizamos uma técnica que envolve operação entre os numeradores e entre os denominadores. Sempre que realizarmos tal procedimento, o resultado deverá ser apresentado na forma de fração irredutível.

A simplificação também pode ser realizada antes da multiplicação dos termos, para isso, basta identificarmos um número que divide o numerador e o denominador no mesmo instante.

Exemplos





Note que a simplificação reduz os números fracionários, ocasionando uma multiplicação mais simples, o que facilita os cálculos matemáticos. Nas situações envolvendo números elevados, devemos utilizar o máximo divisor comum no cálculo do número simplificador dos termos da fração. Observe o exemplo a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Máximo Divisor Comum entre 120 e 256


Divisores (256) = 2 × 2 × 2 × 2 × 2 × 2 × 2 × 2
Divisores (120) = 2 × 2 × 2 × 3 × 5

M.D.C.(256, 120) = 2 × 2 × 2 = 8

O máximo divisor comum dos números 256 e 120 é igual a 8.

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

Escalas Matemáticas
Estabelecendo distâncias através das escalas de mapas.
Fração mista
Entenda o que é uma fração mista. Aprenda a representar uma fração imprópria como uma fração mista e a converter uma fração mista em uma fração imprópria.
Frações equivalentes
fração, numerador, denominador, fração equivalente, o que é fração equivalente, partes iguais, fração com mesmo valor, frações iguais, igualdade de fração, multiplicação, divisão.
Multiplicação de frações
Clique aqui, aprenda como fazer a multiplicação de frações e entenda como funciona o jogo de sinal nesse cálculo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras
Nessa aula veremos que o teorema de Pitágoras está relacionado a um triângulo retângulo. Nesta figura, temos o lado oposto ao ângulo de 90º, chamado hipotenusa, e os outros dois lados são catetos. O Teorema de Pitágoras afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.