Trabalhando ao mesmo tempo P.A e P.G.
É fácil encontrar exercícios sobre progressões que envolvam ao mesmo tempo a progressão geométrica e aritmética, ou seja, que em um mesmo exercício seja preciso utilizar os conceitos das duas progressões.
Veja um exemplo de como essa junção pode acontecer.
A seqüência (8 , 2 , a , b , ...) é uma P.G e a seqüência (b , 3/16 , c , ...) é uma P.A.
a) Qual é o valor de c?
Primeiro é preciso levar em consideração a P.G.
(8 , 2 , a , b , ...) a sua razão será igual a q = 2/8 = 1/4, dessa forma é necessário prosseguir dizendo que:
a : 2 = 1/4 → a = 1/2
a : b = 1/4 → 1/2 : b = 1/4 → b = 1/8
Com os valores de a e b, pode-se levar em consideração a P.A para que seja possível encontrar o valor do termo c.
(b , 3/16 , c , ...) substituindo o valor de b na P.A teremos:
(1/8 , 3/16 , c , ...), dessa forma, a razão dessa P.A será: r = 3/16 – 1/8 = 1/16.
Com o valor da razão podemos dizer que:
c – 3/16 = r
c – 3/16 = 1/16
c = 1/16 + 3/16
c = 1/4
Veja um exemplo de como essa junção pode acontecer.
A seqüência (8 , 2 , a , b , ...) é uma P.G e a seqüência (b , 3/16 , c , ...) é uma P.A.
a) Qual é o valor de c?
Primeiro é preciso levar em consideração a P.G.
(8 , 2 , a , b , ...) a sua razão será igual a q = 2/8 = 1/4, dessa forma é necessário prosseguir dizendo que:
a : 2 = 1/4 → a = 1/2
a : b = 1/4 → 1/2 : b = 1/4 → b = 1/8
Com os valores de a e b, pode-se levar em consideração a P.A para que seja possível encontrar o valor do termo c.
(b , 3/16 , c , ...) substituindo o valor de b na P.A teremos:
(1/8 , 3/16 , c , ...), dessa forma, a razão dessa P.A será: r = 3/16 – 1/8 = 1/16.
Com o valor da razão podemos dizer que:
c – 3/16 = r
c – 3/16 = 1/16
c = 1/16 + 3/16
c = 1/4
Publicado por Danielle de Miranda
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