Whatsapp icon Whatsapp

Origem dos presentes de Natal

A origem dos presentes de Natal é desconhecida, mas existem diferentes teorias relacionadas ao surgimento dessa prática.
Mulher abrindo um dos presentes de Natal que recebeu, prática natalina cuja origem é desconhecida.
A troca de presentes é uma das principais práticas de Natal.

A origem dos presentes de Natal é desconhecida. Os historiadores não sabem ao certo sobre ela, que pode estar relacionada com a Saturnália, festividade romana; com os Reis Magos, mencionados na Bíblia; com São Nicolau; ou com a ressignificação da celebração do Natal realizada nos Estados Unidos durante o século XVIII.

Os presentes de Natal são uma prática comum do período natalino, sendo responsável por grandes vendas para o comércio. Os presentes podem ser dados a amigos, familiares e desconhecidos, tendo como significado uma forma de demonstrar amor, solidariedade, caridade, entre outros.

Leia também: Qual é a história do Papai Noel?

Resumo sobre a origem dos presentes de Natal

  • A origem dos presentes de Natal é desconhecida, mas existem diferentes teorias relacionadas a ela.

  • Uma teoria dá uma origem pagã para a prática, que estaria ligada a Sigillaria, um costume da Saturnália.

  • Outras teorias sugerem origens cristãs, como a relação com a ação dos Reis Magos ou a relação com São Nicolau.

  • Outra teoria indica uma origem de cunho socioeconômico, com a transformação do Natal em uma festa familiar e o impulso ao comércio e às indústrias.

  • A troca de presentes é uma prática muito popular do período de Natal.

  • É responsável por um aumento significativo das vendas do comércio no fim de ano.

  • É reproduzida de diferentes maneiras pelo planeta e está presente em diversos países.

  • No Brasil, é comum que a troca de presentes se estenda durante todo o mês de dezembro.

  • A tradição estadunidense levou à consolidação da lenda de que os presentes são deixados debaixo da árvore pelo Papai Noel.

Origem e história dos presentes de Natal

O ato de presentear alguém ou de trocar presentes é uma das características e tradições mais comuns da celebração do Natal. Essa tradição, assim como muitas outras tradições natalinas, tem origens incertas, e as pesquisas sugerem algumas fontes. Uma teoria dá uma origem pagã para a prática, enquanto outras sugerem origens cristãs ou uma origem de cunho socioeconômico.

Teorias sobre a origem dos presentes de Natal

  1. A primeira teoria aponta que o costume de dar presentes no Natal foi herdado da prática de dar presentes durante a Saturnália, uma das celebrações religiosas mais tradicionais da religiosidade romana na Antiguidade. Essa celebração era realizada entre os dias 17 e 23 de dezembro, em homenagem a Saturno.

Nela se praticava o costume da Sigillaria, realizado comumente em 23 de dezembro e que se caracterizava pela troca de presentes. Muitos aproveitavam a ocasião para dar presentes cujo intuito era enganar ou assustar a pessoa que os recebesse. Havia também o costume de dar presentes a crianças, entre outros.

  1. No aspecto cristão, muitos falam que a tradição de dar presentes no Natal foi originada pelos Reis Magos, mencionados no Livro de Mateus na Bíblia. O texto bíblico apresenta esses magos como sábios vindos do Oriente, sendo guiados pela estrela de Belém até o local onde Jesus nasceu. Chegando lá, presentearam Jesus com incesso, ouro e mirra.

  2. Outros, por sua vez, falam que a prática de dar presentes no Natal é originada em São Nicolau, um padre católico dos séculos III e IV. São Nicolau ficou conhecido por usar a fortuna que herdou de sua família para ajudar os necessitados. Ele ajudava muitos órfãos dando presente a eles. Ficou conhecido também como a figura que deu origem ao Papai Noel na cultura popular.

  3. Além disso, existem historiadores que apontam que a tradição se consolidou a partir de Nova York, na passagem do século XVIII e XIX. Isso porque o Natal era uma celebração popular que tomava as ruas da cidade, sendo marcado por algazarra e festas em que havia o consumo elevado de alimentos e bebidas alcoólicas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A elite da cidade deu início a um processo de modificação da celebração, fazendo com que ela deixasse de ser pública e popular para tornar-se uma celebração caseira e privada. Para isso, o hábito de dar presentes a crianças foi um dos meios para incentivar essa nova faceta do Natal. Além disso, o hábito de comprar presentes atendia aos interesses do comércio e da indústria, que estavam se desenvolvendo na época.

Qual o significado dos presentes de Natal?

Os presentes de Natal simbolizam o amor ao próximo, a solidariedade, a caridade. Isso porque a ideia nesse período era a de que aqueles que têm muito compartilhem com os que têm pouco. Além disso, os presentes são uma forma de demonstrar carinho, apreço por uma pessoa querida, que é presenteada.

Troca de presentes de Natal

Troca de presentes de Natal no Brasil

No Brasil, a troca de presentes é uma tradição consolidada do período natalino. O comércio é aquecido nesse período justamente porque as pessoas compram presentes para seus amigos e familiares. Não existe um momento certo pra dar o presente na cultura brasileira, que pode ser entregue tanto no dia 25 como um pouco antes.

Muitas famílias, amigos e colegas de trabalho optam por uma brincadeira chamada amigo-secreto, cujo intuito é dar um presente para uma pessoa específica. Um sorteio define quem vai presentear quem, e essa brincadeira é realizada para que haja essa distribuição de presentes de uma maneira coletiva e descontraída.

O Natal também é um período em que as ações de caridade aumentam bastante, uma vez que muitas pessoas se engajam em dar presentes para crianças carentes. Uma prática comum é a adoção da cartinha. Uma pessoa escolhe uma carta em que uma criança escreve o presente que quer ganhar. O presente é entregue aos Correios, que se encarrega de transportá-lo até a criança indicada.

Troca de presentes de Natal no mundo

Presentes de Natal abaixo de uma Árvore de Natal, situação que consolidou a lenda do Papai Noel sobre a origem dos presentes.
A tradição estadunidense consolidou a lenda de que os presentes colocados aos pés da Árvore de Natal foram ali deixados pelo Papai Noel.

Fora do Brasil, a tradição de Natal relacionada aos presentes mais popular é a dos Estados Unidos, em cuja tradição os presentes são colocados ao lado da árvore de Natal e abertos na manhã de Natal ou logo depois da meia-noite. A tradição estadunidense consolidou a lenda de que os presentes colocados aos pés da árvore de Natal foram ali deixados pelo Papai Noel.

Além disso, a prática de dar presentes no período natalino está presente em países como Inglaterra, França, Alemanha, Equador, Argentina, Peru, Colômbia, Zâmbia, Nigéria, Zimbábue, entre outros.

Veja também: Qual é a origem da Árvore de Natal?

Símbolos natalinos

Entre os símbolos natalinos mais populares, estão: a Árvore de Natal, o Papai Noel, a guirlanda, a ceia de Véspera de Natal, o panetone, o Presépio, a Estrela de Belém, os Reis Magos e, evidentemente, Jesus Cristo, afinal, o Natal é uma celebração que comemora o nascimento d’Ele.

Fontes

CAMILO JÚNIOR, Padre Luiz. Qual o sentido religioso de dar presentes no Natal? Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/duvidas-religiosas/qual-o-sentido-religioso-de-dar-presentes-no-natal.

HACZEK, Ángela Reyes. Árvore de Natal e presentes: saiba de onde vêm essas tradições natalinas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/arvore-de-natal-saiba-de-onde-vem-essa-tradicao-natalina/.

MCQUEEN, Brit. Holiday gift-giving customs around the World. Disponível em: https://www.westernunion.com/blog/en/holiday-gift-giving-customs-around-the-world/.

RINGEL, Paul. Why childre get gifts on Christmas: a history. Disponível em: https://www.theatlantic.com/business/archive/2015/12/why-people-give-christmas-gifts/421908/.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Biscoito de Natal
Biscoitos que podem ser usados para presentear uma pessoa querida. Veja a receita!
História do Natal
Clique para conhecer a história do Natal. Entenda do que se trata essa importante festa cristã e conheça as origens históricas dessa comemoração e suas associações com festividades do paganismo. Veja também como o 25 de dezembro consagrou-se como a data do nascimento de Cristo.
História do Papai Noel
Clique no texto para saber mais detalhes sobre a história do Papai Noel. Veja a origem cristã e pagã dessa emblemática figura natalina.
Missa do Galo
Acesse este texto e saiba do que se trata a Missa do Galo. Veja o que é, quais as teorias que explicam seu nome e quem criou essa tradição.
Origem da Árvore de Natal
Acesse este texto e amplie seus conhecimentos a respeito de um dos símbolos mais tradicionais do período natalino: a árvore de Natal. Conheça um pouco sobre a origem e a evolução desse símbolo ao longo da história. Entenda também o que a árvore representava para diferentes povos da antiguidade.
Presépio
Você sabe quem criou o Presépio? Clique aqui e conheça a história do Presépio de Natal. Saiba qual o seu significado e quais figuras fazem parte de um Presépio.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.