Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Agorafobia

Agorafobia

A palavra “agorafobia” vem de uma junção dos termos gregos “agora” (lugar aberto, grande) e “fobia” (medo). Dessa forma, normalmente diríamos que agorafobia é o medo de estar em locais públicos ou no meio da multidão, por exemplo. Entretanto, este termo é mais abrangente e pode ser definido como a antecipação do medo de sentir algum mal-estar e não obter socorro.

Pessoas que sofrem dessa fobia geralmente entram em pânico ao pensar que podem precisar de algum tipo de socorro, antes mesmo de tal situação ocorrer. Os agorafóbicos não conseguem se desvincular dessa crença, o que torna atividades simples, como ir ao cinema, ao supermercado ou ao shopping, situações ameaçadoras. Os lugares específicos que mais causam pânico nesses indivíduos são túneis, passarelas, pontes, barcos, etc.

Existem agorafóbicos que não conseguem ficar sozinhos em casa nem sair sem a companhia de uma pessoa, já que temem a falta de suporte em situações de pânico (“E se eu me sentir mal, quem é que vai estar lá para me ajudar?”). Esse tipo de comportamento pode gerar irritação e impaciência nas pessoas, tornando mais difícil a convivência social do indivíduo. Por esse motivo e para melhorar a qualidade de vida do mesmo, é importante a identificação do problema e seu tratamento.

O diagnóstico é feito através da manifestação dos sintomas da fobia, no entanto, algumas dessas manifestações podem estar presentes, sem que esse seja um quadro de agorafobia. O único tratamento eficaz para tratar a agorafobia é a terapia cognitiva comportamental.
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Família
Clique aqui para entender como a família organizou-se ao longo do tempo até chegar ao modo como ela é hoje, diversificada e plural.
Psicoterapia Breve
Psicoterapia Breve, a prática da psicoterapia breve, o "tripé" da psicoterapia breve, especificidade da psicoterapia breve, Experiência Emocional Corretiva, seleção de pacientes para a psicoterapia breve.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.
A agressividade ocorre desde a infância.
Agressividade
Agressividade, o que é agressividade, a agressividade na infância, a agressividade no adulto, como a agressividade se manifesta, como controlar a agressividade.
A fobia é mais que um simples medo, é um medo irracional e desproporcional.
Fobia
Aprenda um pouco mais sobre fobia, um problema sério que pode causar danos negativos à vida de um indivíduo. Neste texto, conheceremos um pouco mais sobre a chamada fobia específica e suas consequências para o indivíduo. Além disso, abordaremos brevemente sobre fobia social e agorafobia.
O medo é uma emoção comum aos seres humanos e a outros animais.
Diferença entre medo e fobia
Você conhece a diferença entre medo e fobia? Apesar de parecerem sinônimos, esses dois termos devem ser usados em situações distintas. Neste texto esclarecemos o que é um medo e o que é uma fobia, dando ênfase nas consequências de cada uma dessas situações. Vamos mostrar ainda os diferentes tipos de fobia existentes.
A personalidade é formada a partir das vivências da criança.
Personalidade
Personalidade, o que é personalidade, a formação da personalidade, a influência dos pais e responsáveis na formação da personalidade na infância, os transtornos de personalidade.
Comportamento que ocorre em determinadas situações.
Timidez
Timidez, o que é timidez, como a timidez se manifesta, a timidez crônica, a fobia social, características da timidez crônica, características da fobia social, tratamento para a fobia social.
As mulheres tendem a sofrer mais de transtorno de ansiedade que homens.
Transtornos de ansiedade
Transtorno de ansiedade, o que é transtorno de ansiedade, os tipos de transtorno de ansiedade, os sinais provocados pelo transtorno de ansiedade, o tratamento do transtorno de ansiedade.
O medo patológico impede a pessoa de viver bem.
Você tem medo de quê?
Você tem medo de quê?, o medo, o medo patológico, quando o medo passa a ser patológico, o que o medo patológico faz com as pessoas, como tratar um indivíduo com medo patológico.
A inteligência musical é estimulada pela dança
Aprendizagem
O processo de aprendizagem, fatores que influenciam no processo de aprendizagem, a motivação como fator de importância no processo de aprendizagem, os sete tipos de inteligência, o estímulo para a aprendizagem.