Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Auto-estima

Auto-estima

Auto-estima é a avaliação que a pessoa faz de si mesma, envolvendo crenças, emoções e comportamento. É a capacidade que a pessoa tem de respeitar, confiar e gostar de si.

A auto-estima é formada na infância, a partir do tratamento recebido, das relações estabelecidas com os pais, uma vez que esses servem de espelho para os filhos, quanto às identificações e sentimento de afeto. É através dessa interação afetiva que os sentimentos positivos ou negativos são desenvolvidos e a auto-imagem é construída.

Sendo assim, as experiências do passado influenciam significativamente na auto-estima durante a fase adulta.

Situações de perda, bem como frustrações, decepções e o não reconhecimento por parte dos outros e de si próprio podem abalar a auto-estima.

A auto-estima baixa pode ocasionar problemas psicológicos, como depressão, ansiedade, uma vez que interfere na maneira de ver o mundo e conseqüentemente no comportamento, provocando um sentimento de incapacidade, inadequação e insegurança.

A pessoa que vivencia uma auto-estima baixa pode investir em relações de dependência, que não são produtivas, já que sente necessidade de sempre ter alguém ao seu lado.

A auto-estima influencia em tudo que se faz, na escolha de relacionamentos, na vida profissional.

A confiança em si mesmo, o respeito dos próprios limites, o reconhecimento dos valores, o sentimento de capacidade e a expressão de sentimentos aumentam a auto-estima.

Pessoas que estão com a auto-estima elevada encaram a vida de frente e superam dificuldades.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Histeria
O que é histeria, efeitos de uma pessoa estérica, a histeria segundo Sigmeund Freud, os sintomas da histeria e seu tratamento.
A pressa pode comprometer o psicológico de um indivíduo.
Síndrome da pressa
Síndrome da pressa, o que é síndrome da pressa, características da síndrome da pressa, alterações que ocorrem no dia-a-dia do apressado, como melhorar a vida do indivíduo com síndrome da pressa, dicas para se livrar da síndrome da pressa.
Solidão, estado mental de isolamento
Solidão
Solidão, estado mental de isolamento, comportamento apresentado pelas pessoas solitárias, circunstâncias em que são submetidas às crianças, origem da solidão, forma de lidar com a solidão.
Anotar tudo o que desperta a curiosidade auxilia nas criações.
Criatividade
Criatividade, o que é criatividade, como a criatividade é adquirida, o potencial criativo, o que é potencial criativo, características de pessoas criativas, como desenvolver a criatividade, o que pensadores e inventores dizem acerca da criatividade.
A pessoa quando muito triste ou depressiva não consegue enxergar uma luz no fim do túnel.
Depressão x Tristeza Reativa
Depressão x Tristeza Reativa, o que é tristeza reativa, os sintomas da depressão, especialistas em depressão, tipos de medicamentos receitados para depressão.
Atualmente os pêndulos utilizados para cansar os olhos não são mais usados.
Hipnose
Hipnose, o que é hipnose, como a hipnose é feita, situações em que a hipnose pode ser utilizada, o transe hipnótico, o processo que ocorre durante o transe hipnótico, pessoas que não devem ser hipnotizadas, a diferença entre hipnose e regressão.
O medo patológico impede a pessoa de viver bem.
Você tem medo de quê?
Você tem medo de quê?, o medo, o medo patológico, quando o medo passa a ser patológico, o que o medo patológico faz com as pessoas, como tratar um indivíduo com medo patológico.
O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas.
QI
QI, Quociente de Inteligência, o que é QI, cálculo do QI, cultura e QI, testes de QI, inteligência, superdotado, alto grau de inteligência.