Psicoterapia Breve
As psicoterapias breves procuram obter em curto prazo uma melhora na qualidade de vida, elegendo uma queixa principal e focando o empenho na sua resolução. A prática da psicoterapia breve exige treinamento, experiência e boa formação do terapeuta.
A psicoterapia breve baseia-se no "tripé": foco, atividade, planejamento. A especificidade da psicoterapia breve é atingir os objetivos terapêuticos em um prazo bem mais curto de tempo.
Entende-se por foco, a área a ser trabalhada no processo, o material consciente e inconsciente do paciente. É necessária maior atividade por parte do terapeuta, e planejamento por parte deste, que inclui a descrição da intenção dos objetivos terapêuticos dentro de um limite de tempo.
Para a obtenção de tais objetivos, o terapeuta utiliza a Experiência Emocional Corretiva, que é uma experiência cognitiva, emocional, volitiva e motora. Faz uso da transferência e contratransferência, manipulando a transferência. Estabelece com o paciente a aliança terapêutica, para que este colabore com o tratamento.
A seleção de pacientes para este tipo de atendimento é feita a partir de uma avaliação da estrutura de personalidade do paciente. A indicação deve considerar, além desta avaliação, o sintoma, síndrome ou quadro clínico e se o paciente apresenta motivação e disposição para mudar.