Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Paternidade

Paternidade

Os pais atualmente procuram estabelecer com os filhos uma ligação mais forte, para isso conquistam seu espaço na rotina de criação dos filhos.

O papel de provedor não os satisfazem mais, além disto, eles querem oferecer colo e estar mais juntos dos filhos, para instituir uma ligação mais terna.

Essa participação almejada por eles não é com o intuito de invadir o papel da mãe, mas sim serem co-participantes no hábito de cuidados diários.

Algumas décadas atrás eram poucos os pais que dividiam com as mães as tarefas de trocar fraldas, levar a criança ao médico ou cuidar delas sozinhos durante a ausência da mãe.

Hoje em dia é notória a aproximação dos pais desde a gestação, quando se inicia o desafio de ser pai.

A integração do pai com o filho é um vínculo construído durante toda a convivência. E como a mãe estabelece uma relação simbiótica (sente que os dois são um só) com o bebê durante a gestação, ela precisa estar atenta quando a criança nasce para que o pai não se sinta um pouco de lado na relação com a mesma.
A nova configuração de pai
A nova configuração de pai
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Solidão, estado mental de isolamento
Solidão
Solidão, estado mental de isolamento, comportamento apresentado pelas pessoas solitárias, circunstâncias em que são submetidas às crianças, origem da solidão, forma de lidar com a solidão.
A busca pela alimentação natural
Ortorexia
Ortorexia, o que é ortorexia, características da ortorexia, como a ortorexia se desenvolve, a ligação da ortorexia com a anorexia, problemas relacionados à ortorexia, tratamento para a ortorexia.
Anotar tudo o que desperta a curiosidade auxilia nas criações.
Criatividade
Criatividade, o que é criatividade, como a criatividade é adquirida, o potencial criativo, o que é potencial criativo, características de pessoas criativas, como desenvolver a criatividade, o que pensadores e inventores dizem acerca da criatividade.
Crise de pânico desencadeado por alguma manifestação corpórea.
Síndrome do Pânico
Síndrome do pânico, como a síndrome do pânico ocorre, como as crises são motivadas, período entre uma crise de síndrome do pânico e outra, o tratamento para a síndrome do pânico.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.
Maslow e as necessidades humanas
Veja mais sobre o psicólogo Maslow e sua teoria a respeito das necessidades humanas.
Quando não superada na infância, a disfemia deve ser tratada.
Disfemia
Disfemia, gagueira, o que é disfemia, disfemia tônica, disfemia clônica, período de manifestação da disfemia, como tratar a disfemia, como a disfemia pode ser controlada.
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Conceito de Psicologia
Conceito de Psicologia, ciência que estuda os processos mentais, derivada das palavras gregas, ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX, ciência da alma, ciência do comportamento, ciência da experiência, questões estudadas pela psicologia.
Ansiedade
Conheça mais sobre ansiedade, um sentimento vivido por várias pessoas no mundo. Neste texto abordaremos o que ela é, seus sintomas e formas de evitar suas crises.
Amizade: sentimento de lealdade que não depende de faixa etária ou poder aquisitivo.
Amizade
Amizade, sentimento de lealdade, confiança e amor, definição de amizade, como a amizade é expressa, como nasce uma amizade, como se desenvolve a amizade, as características da amizade.
A pessoa quando muito triste ou depressiva não consegue enxergar uma luz no fim do túnel.
Depressão x Tristeza Reativa
Depressão x Tristeza Reativa, o que é tristeza reativa, os sintomas da depressão, especialistas em depressão, tipos de medicamentos receitados para depressão.
O medo patológico impede a pessoa de viver bem.
Você tem medo de quê?
Você tem medo de quê?, o medo, o medo patológico, quando o medo passa a ser patológico, o que o medo patológico faz com as pessoas, como tratar um indivíduo com medo patológico.