Whatsapp icon Whatsapp

Ácidos graxos

Exemplos de alimentos que são fontes de ácidos graxos ômega 3: linhaça, peixes gordurosos, alface, abóbora, sementes de abóbora, azeite e feijão
Exemplos de alimentos que são fontes de ácidos graxos ômega 3: linhaça, peixes gordurosos, alface, abóbora, sementes de abóbora, azeite e feijão

Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.

Esses compostos são ácidos provenientes de óleos e gorduras vegetais e animais. A seguir temos os principais exemplos:

Principais ácidos graxos saturados e insaturados

Os ácidos graxos insaturados costumam ser divididos em monoinsaturados (que possuem apenas uma insaturação em sua cadeia carbônica) e poli-insaturados (que possuem duas ou mais insaturações). O ácido oleico é insaturado, e os demais mencionados são poli-insaturados.

Todos os ácidos graxos saturados são de cadeia linear, enquanto os insaturados não são, pois conforme se pode observar no nome oficial deles, eles realizam isomeria cis-trans nas ligações duplas. Acima temos apenas os isômeros cis, porque somente eles são essenciais para a nutrição animal, sendo predominantes na natureza, pois sua ocorrência natural é de 90% em relação aos isômeros trans. Os isômeros trans ocorrem em pequena quantidade nos animais e não estão presentes nos vegetais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estruturas dos ácidos linolênico e linoleico, que são, respectivamente, o ômega-3 e ômega-6

A gordura trans, além de não ser essencial para o organismo, pode causar problemas de saúde, pois seu consumo pode aumentar o colesterol no sangue e levar a doenças coronárias. Por outro lado, o consumo de alimentos ricos nos isômeros cis mencionados diminui o risco de doenças do coração.

Os ácidos graxos essenciais ômega 3  podem ser encontrados em peixes gordurosos e em óleos de linhaça, canola e nozes

Os ácidos graxos com mais de dez carbonos na cadeia são chamados de ácidos graxos superiores.

Quando três moléculas de ácidos graxos superiores ligam-se à glicerina, são formados os glicerídeos, por serem triésteres chamados de triglicerídeos e também são óleos e gorduras de origem vegetal e animal. A diferença é que os óleos vêm de ácidos graxos insaturados e as gorduras de ácidos graxos saturados.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Copolímeros
Entenda como se dá a formação dos copolímeros por mais de um tipo de monômero. Veja também os principais copolímeros utilizados e produzidos atualmente.
Datação de fósseis
Datação de fósseis, arqueologia, idade de um fóssil, Carbono 14, Carbono 12, bombardeio de raios cósmicos, carbono radioativo, radioisótopo, meia-vida do carbono.