Aerossol: um tipo de coloide
Os coloides, também denominados suspensões coloidais, são dispersões nas quais o diâmetro de suas partículas dispersas está entre 1,0 nm e 1000 nm e, por essa razão, possuem características intermediárias entre os compostos homogêneos e heterogêneos. Suas partículas não podem ser vistas a olho nu, mas dispersam luz porque são grandes o suficiente para tal.
Existem vários tipos de coloides característicos de processos importantes em nosso dia a dia. Eles são diferenciados de acordo com as fases dispersas, que podem estar nos estados sólido, líquido ou gasoso.
Neste texto falaremos sobre um tipo de coloide no qual a fase dispersa está no estado gasoso – o aerossol.
Os aerossóis podem ser sólidos (quando partículas sólidas estão dispersas em um gás) ou líquidos (quando um líquido está disperso em um gás). Vejamos exemplos de aerossóis abaixo:
Aerossóis líquidos:
- Nevoeiros e neblinas: de modo geral, são o resultado da condensação de vapor-d’água que, sob a forma de gotículas, fica suspenso na atmosfera, quase sempre junto à superfície terrestre. Nesse caso, temos um aerossol líquido no qual o meio de dispersão é um gás, o ar; e a fase dispersa é um líquido, a água. No entanto, existem nevoeiros resultantes da dispersão de outros materiais que não são os vapores-d’água. Principalmente nos grandes centros urbanos, há nevoeiros constituídos por um enorme número de substâncias gasosas, sólidas e líquidas que resultam das atividades humanas e interagem entre si;
- Desodorantes e outros produtos domésticos na forma de spray: no spray, o componente ativo é disperso no ar;
- Nuvem: constituída de água e ar;
Aerossóis sólidos:
- Fumaça: é constituída de partículas sólidas dispersas no ar;
- Poeira: os grãos de poeira normalmente apresentam diâmetro superior a 1000 nm. Eles se apresentam em suspensão e tendem a sedimentar e a se depositar sobre os objetos. Entretanto, há no ar alguns grãos de poeira de dimensões coloidais que nunca sedimentam. Esse tipo de coloide é um aerossol sólido.
O Efeito Tyndall, ou seja, a dispersão da luz pelas partículas coloidais, é mais comumente visto na neblina citada acima e na poeira. É possível, por exemplo, ver o rastro luminoso provocado pela dispersão da luz do sol nas suas partículas coloidais.